20.11.05

Bacalhau à Gomes de Sá



Esta é a melhor receita de bacalhau que já comi. Nada, nada light, pois tudo é literalmente cozido no azeite! Foi passada de sogra para nora. A mãe de meu marido aprendeu com sua sogra e ela passou para mim. 


Bacalhau à Gomes de Sá


As quantidades não são exatas, como acrescentamos água ao feijão quando alguém chega de improviso, você pode colocar mais batatas para que a receita renda mais (ou o contrário!).


Cerca de 400g de bacalhau já dessalgado, sem pele e sem espinhas em lascas
400g de batatas
2 cebolas grandes
1 maço de cheiro verde
1 lata grande de sardinha em óleo
3/4 x de azeite
3-4 ovos cozidos
1/2 vidro de azeitonas pretas
sal a gosto

Preparo

Descasque e corte as batatas em cubos pequenos, corte as cebolas em rodelas e pique o cheiro verde.
Coloque parte do azeite em uma panela antiaderente e aqueça. Acrescente a cebola e deixe refogar um pouco. Em seguida acrescente as batatas, o bacalhau, as sardinhas em conserva (eu costumo retirar as escamas e as espinhas, mas isso é um hábito de infância) junto com seu óleo, o cheiro verde e misture bem. Adicione o azeite restante, tampe a panela e deixe cozinhar em fogo baixo. Misture de vez em quando, tome cuidado para que o fundo não grude e queime (bem, sempre gruda um pouquinho!). Verifique o tempero e acrescente sal caso necessário. Quando as batatas estiverem cozidas, está pronto. Coloque em um pirex, cubra com os ovos cortados em rodelas e com as azeitonas.

Dicas: Se tiver medo de deixar queimar na panela ou se estiver grudando muito, passe tudo para uma assadeira ou pirex, cubra com papel alumínio e leve ao forno até que as batatas fiquem macias.
Para uma apresentação mais bonita, use aquelas batatinhas para salada descascadas e substitua as cebolas por aquelas cebolas pequenas limpas e inteiras.


2 comentários:

valentina disse...

Isto pra mim é tortura pois gosto demais de bacalhau. E já não como há um tempão.Quando estive em casa não deu tempo de comer tudo que queria. Acho que vou ter que dar uma ida ao oeste de Londres comprar um bacalhauzinho numa loja portuguesa que estoca.Obrigada pela dica.

Anônimo disse...

ABC dos Alimentos, muito mais receitas pra você, milhares de receitas, receitas especiais para datas comemorativas, dicas da culinária brasileira, pratos típicos regionais, dietas, dicas de saúde e beleza. Acesse http://www.abcdosalimentos.com