29.11.05

Ricota caseira



Hoje, descobri que tinha três caixas de leite vencidas, fico chateada quando isso acontece, porque é uma falha de administração doméstica, mas como na natureza nada se perde, tudo se transforma, procurei uma receita para preparar uma receita de ricota caseira na internet.


Ricota Caseira

Fervi os três litros de leite e logo após desligar o fogo, acrescentei 12 c. de sopa de vinagre de vinho branco e 12 c. de sopa de água filtrada ao leite (ou seja, 4 c. de sopa de vinagre e 4. c. de sopa de água por litro de leite), misturei e deixei esfriar um pouco.

Forrei uma peneira com um pano de prato limpo e despejei, aí, a coalhada temperada com um pouco de sal. Espremi e deixei escorrer por duas horas.

O leite era desnatado e rendeu um queijo de cerca de 400g, talvez rendesse mais se o leite fosse integral ou tipo B como vi em algumas receitas.

 

2 comentários:

Ana disse...

Humm que delicia! Adoro queijo, e ricota feita em casa nao tem igual, a sua esta muito bonita e parece muito boa!
Ana

valentina disse...

Sabe que desde que vi umas fotos de ricota caseira da Lia lá no Beltrano fiquei com vontade. Agora entÃo vendo a tua me decidi a fazer.Farei no domingo pois amanhã passo o diabjs todo em Londres com amigos. O legal é que posso comprar vários ingredientes diferentes em Londres.