29.12.05

Bolo de Tapioca

Depois que descobri a tapioca, comecei a testar todas as receitas que encontro. Tinha copiado esta do Cybercook, antes, ela se chamava "Bolo Fofo de Tapioca" e tinha vários comentários com elogios, após a "remodelação" do site, há apenas um. Este é um bolo no qual a tapioca não vira "goma", os grãozinhos acabam sendo cozidos enquanto são assados e ficam soltinhos depois, mas eles ficam meio durinhos, o que achei meio incômodo. É uma questão de gosto, mas ainda prefiro aqueles bolos em que a tapioca vira goma.


Bolo de Tapioca

Ingredientes
- 1 xícara(s) (chá) de manteiga
- 2 xícara(s) (chá) de açúcar
- 1 xícara(s) (chá) de farinha de trigo
- 3 xícara(s) (chá) de farinha de tapioca
- 1 xícara(s) (chá) de leite
- 4 unidade(s) de ovo
- 1 vidro(s) de leite de côco
- 2 colher(es) (chá) de fermento químico em pó
- 2 colher(es) (sopa) de queijo ralado

Preparo


Bata os ovos, vá adicionando o açúcar, a manteiga, depois de bater bem a farinha de trigo e o fermento. Desligue a batedeira e coloque o restante dos ingredientes. Mexa suavemente com uma colher e coloque em uma forma pequena untada e polvilhada. Asse em forno quente.



6 comentários:

Brisa disse...

Oi Karen!! A farinha que voce fala ( tapioca) eh a mandioca?? Eu sei que os nomes ficam confusos..no Nordeste eh um, no Norte eh outro, No Sudeste eh ainda outro, no Sul Centro-oeste..enfim..

Me lembrou um bolo ( DELICIOSO) de macaxeira, mandioca, aipim, etc) que comih em Caruaru, PE anos luz atras..

Soh nao tinha o queijo..

Bom, mas tudo isso pra descobrir o que a farinha de tapioca eh..e pra falr que eu gosto das bolinhas..heheh..dao "textura":))

Karen disse...

Brisa, a tapioca são aqueles grãos de fécula de mandioca sim, lembra o sagu, só que é uma farinha meio grossa. O bolo é gostoso, as bolinhas dão textura mesmo, apesar de preferir o outro tipo de bolo (aquele em que os grãos são "cozidos" antes de irem para a massa), não posso reclamar porque o bolo está quase no fim! Abraços!

Karin disse...

Olá, quase xará Karen

Cheguei aqui porque estava procurando uma receita de bolo de tapioca. Há uns tempos meu marido vem trazendo pacotes de tapioca do supermercado, eu não estava entendendo muito bem...rsrs
Já tinha uns 5 pacotes.
Hoje ele me pediu que fizesse um bolo e eu fiz este seu. Ficou muito gostoso :)
Mas realmente as "bolinhas" incomodam um pouco, nada que chegue a atrapalhar hehe. Mas eu queria saber se você tem alguma receita destes bolos de tapioca que a farinha vira goma.
Obrigadão e parabéns pelo blog,
Karin
kalickel@gmail.com

Karen disse...

Olá, Karin!

Somos quase xarás mesmo, se bem que vivem escrevendo meu nome com "i"! rs
Olha, eu não tenho outra receita de bolo de tapioca, minhas experiências com ela foram bem reduzidas, mas eu tenho uma receita de pudim de tapioca testada que é muito boa! Veja aqui.

luana disse...

Olá, Karen!
Há miuto tempo estou a procura dessa receita(digo essa receita) pq ela tem os gaos meios que duro ou seja parecendo que estão crus como eu gsto,fiz um mas ficou miuto umidoe mole,vou tentar fazer, tomara que dê certo,se for essa mesma vou ficar contente.
xau,

Roberto disse...

Êta saudades da infancia ao ver este bolo de tapioca. Parra quem precisar: corretores de imóveis BH.