31.10.05

Que tal peixe?


No último mês, descobrimos que a maneira mais prática de comprar peixes é ir até a Ceasa de Campinas com uma caixa de isopor e sacolas térmicas. Voltamos com elas cheias de frutos do mar congelados que armazenamos em nosso freezer. Um de meus sonhos seria morar perto do mar e ir comprar peixes frescos diretamente do pescador, mas para quem mora no interior de São Paulo, a central de abastecimento mais próxima parece ser a melhor opção. O dono da peixaria disse que vários restaurantes compram seus produtos, inclusive o Bar da Praia, um restaurante de frutos do mar de Jaguariúna que apreciamos bastante.
Resolvi usar os linguados que estavam sobrando no freezer, esse é um tipo de peixe de que não gosto muito, mas eu os tinha comprado para fazer algumas "experiências". Esta é uma receita simples e leve retirada de um livro de receitas francesas chamado “La cuisine sans souci” de Rose Montigny. Acho que o linguado pode ser substituído por abadejo ou outro peixe de sabor suave.

Filés de Linguado à provençal

Ingredientes (para 4 pessoas): 8 filés de linguado, 2 ovos, 1 xícara de chá de farinha de rosca, 1 colher de sopa de salsinha picada, 2 berinjelas, 2 limões, 5 colheres de sopa de azeite, 30 g de manteiga, 1 dente de alho, sal e pimenta à gosto

Para o molho de tomate: 4 tomates, 2 colheres de sopa de azeite, 1 pitada de açúcar, 1 dente de alho, sal e pimenta à gosto

Preparar o molho: Retirar a pele e a semente dos tomates, picá-los e refogá-los em uma panela com o azeite, acrescentar o sal e o açúcar. Cozinhar até que o molho esteja bem apurado. Acrescentar um dente de alho picado ao final. Reserve.

Preparar a berinjela: Descascar as berinjelas e cortá-las em quadradinhos. Refogá-las rapidamente no azeite, temperar com sal e a pimenta. Acrescentar o alho picado e reservar.

Preparar o peixe: Passar os filés nos ovos batidos e depois empaná-los com a farinha de rosca. Fritá-los em um frigideira com o azeite e a manteiga, temperar com sal e pimenta.

Coloque um pouco do molho de tomate no centro de um prato, disponha o peixe sobre ele, e, ao redor, coloque a berinjela refogada e salpicada com a salsinha. Corte os limões em rodelas e disponha sobre o peixe.

Bom apetite! 


30.10.05

Novos inquilinos?


 
Há dois ou três dias atrás, esses dois coelhos resolveram ser nossos inquilinos. Acho que nossos vizinhos decidiram se desfazer de seus animais de estimação abandonando-os em sua casa de campo, afinal, eles só aparecem por aqui nos feriados ou para dar alguma festa (algo que muitas vezes é motivo de lamentos e ranger de dentes para O, meu marido, uma vez que o som alto não nos deixa dormir). No início, os coelhos ficavam perambulando pelo terreno ao lado, depois, começaram a sair pelo portão e a entrar em nossa casa. Ficamos com pena de vê-los comendo grama e resolvemos alimentá-los com cenouras e verduras, coisas mais nutritivas. Agora, eles costumam ficar na garagem, debaixo do carro. Nossa convivência até o momento tem sido muito amistosa. Tornou-se um hábito verificar o que os bichos estão fazendo, eles são tão adoráveis! O resultado disso é que estamos ficando sem verduras... Esperamos que eles fiquem por aqui e não se aventurem pelas imediações, os cães podem não ser muito tolerantes...