15.1.06

Pãezinhos com sementes de papoula

A receita original é do livroMulheres francesas não ficam gordas” de Mireille Guiliano (CEO da Veuve Clicquot, chique, não?) e foi testada pela Estelle do blog “Le Hamburguer et le croissant”. Os pãezinhos ficaram bons, o sabor é perfeito, a superfície é crocante, mas eles não são levinhos, pois são feitos com fermento comum. Vale a pena porque são saudáveis e fáceis de fazer, O adorou e está espalhando sementes de papoula pela casa...

Pãezinhos com sementes de papoula

Ingredients para 12 pãezinhos
- 310 g (2 1/2 xíc.) de farinha
- 320 ml (1 1/3 xíc.) de iogurte natural
- 4 c. sopa de azeite
- 2 c. sopa de açúcar
- 1 c. sopa de fermento em
- 1 a 2 c. café de sal
- 1 ovo batido para pincelar
- sementes de papoula
 
Preparo
- Preaquecer o forno à 200°C. Forrar uma forma com papel alumínio ou papel manteiga.
Peneirar os ingredientes secos e reservar.
Misturar o iogurte com o azeite e adicionar a mistura aos ingredientes secos, mexer com uma colher de pau ou espátula, depois trabalhar com os dedos até que a massa fique homogênea e quase não grude nos dedos. (Como a Valentina notou, ela continua meio "grudenta", pode ser necessário passar um pouco de óleo nas mãos para moldar os pães.)
Modelar 12 pequenas bolas com a massa e colocar sobre a assadeira deixando espaço entre elas. Pincelar a superfície com o ovo batido e polvilhar as sementes de papoula. Assar por 25 ou 30 minutos, até que os pãezinhos fiquem dourados. Servir morno.


6 comentários:

Akemi disse...

Esses pãezinhos devem ficar uma delícia com manteiga ou geléia! Será que com gergelim na cobertura fica bom também?

Karen disse...

Akemi, acho que gergelim serve, se fizer coma sempre quentinho, porque no dia seguinte ele perde o crocante! (Também dá para congelar)

valentina disse...

OI Karen, lindos.Estou aqui fazendo a massa mas confesso que estou tendo dificuldade com a consistencia. Já estou trabalhando ha um tempao e a consistencia continua grudenta. Nao se desgruda dos dedos com facilidade. sera que é assim?

Karen disse...

Ele é meio "grudento", talvez passar um pouco de óleo nas mãos ajude, na primeira vez fiz isso.

inBluesY disse...

Olha, acabou sendo a minha 1ª experiência com o pão, tenho tido receio e não sei bem o motivo, ou até sei, os város tipos de farinhas e a história do fermento tem me assustado, mas gostei muito das sementes de papoila, já as tinha visto numa loja de produtos indianos que gosto de ir e nem sabia para que serviam, quando descubri esta receita.

Fiz ontem e os meus filhotes adoraram, o cheirinho na casa foi um must.

e hoje foi o nosso pequeno almoço com queijo e fiambre.

*****
thks

Karen disse...

Inbluesy, que bom que sua família aprovou a receita. Na época em que a preparei pela primeira vez também ainda tinha muito receio de fazer pão com fermento biológico!