14.8.06

Meme aromático

Nem sempre tenho tempo para responder Memes, mas fiquei com vontade de responder este que vi no blog francês Les Zazaneries d'Isabelle, ele é sobre aromas. Decidi respondê-lo justamente em uma época em que meu olfato e meu paladar estão reduzidos à 50% por causa de uma gripe. Coisa mais %&$#! Como sentir o aroma e o gosto de algo faz falta! Atualmente tenho comido mais pela textura do que pelo sabor e cheiro. Chega até a ser engraçado.


Qual é seu perfume ou eau de toilette?
Não costumo usar perfumes ou colônias, acho tudo sempre muito forte e incômodo. Mesmo desodorantes e hidratantes, prefiro aqueles que não tenham perfume.

Qual era seu odor de cozinha favorito quando criança?
Bolo assando no forno, bifes sendo fritos.

Qual odor evoca o verão para você? E o inverno? E o outono? E a primavera?
Verão: A maresia, aquele cheirinho que o vento traz quando você está perto da praia.
Inverno: horrível, mas o cheiro de mofo das roupas de frio que tiro do guarda-roupas.
Outono: mato cortado, acho que é uma associação de infância, costumava soltar pipas com meus irmãos no outono, quando há mais vento e, nessa época do ano, uma máquina sempre vinha capinar o mato alto que crescia no terreno baldio onde brincávamos.
Primavera: terra molhada após uma chuva, tenho a impressão de que tudo fica mais verde, mais limpo e fresco depois de uma chuva e a terra molhada me lembra disso.

Se a blogosfera tivesse sabor e odor... Em sua opinião, qual seria o gosto e o odor de seu blog favorito?
São tantos blogs e tantos perfumes! Difícil dizer, acho que em geral seria uma combinação de canela, baunilha e cardamomo.

Qual é sua especiaria perfumada favorita?
Cravo

Qual é sua erva (tempero) favorita(o)?
Orégano

Logo não haverá mais gasolina para os automóveis... usar o óleo de canola e sentir cheiro de fritura? Que combustível você preferiria usar e que aromas desejaria deixar no ar?
Água de rosas, talvez? Se bem que com o tempo acho que ficaria meio enjoativo.


Em sua opinião, qual o aroma de sonhos de uma casa?
Aquele que uma casa tem quando acabou de ser limpa e as janelas estão todas abertas e há um bolo assando no forno!

De que aroma de madeira (árvore) você gosta?
Do cheiro dos eucaliptos (não dos produtos de limpeza!), me faz lembrar de quando brincava com as folhas secas que caiam das árvores.


Que cheiro você não suporta?
Os da cidade de São Paulo: fumaça, automóveis, do Tietê...


Deixo o Meme aberto a todos aqueles que desejem respondê-lo.

6 comentários:

valentina disse...

Karen, adorei esta foto de pot pourri do teu meme.Vou responder quando chegar em casa.Bjs e um bom dia.Ah, sabe que a minha ex chef perdeu o olfato e paladar completamente.E depois disso tambem perdeu muito peso pois perdeu muito interesse por comida.Hoje em dia come por textura tambem e gosta de coisas sharp pois isso ela sente.Nao o gosto mas a sharpness.Interessante,ne?!/

Karen disse...

Valentina, espero que ninguém venha me cobrar direitos autorais pelas fotos que coloquei, rs.
Essa história da sua ex chefe é terrível! Eu ficaria deprimida se não pudesse mais sentir cheiros e sabores, já pensou como viajar perderia a graça?

renata disse...

Karen, e de incenso você gosta? Outro dia fui em uma loja da L'occitane a procura de bastonnetes de incenso que tem lá e a moça que me atendeu disse que os deles são naturais e o que vemos por aí a 1 real são poluentes, feitos com petróleo. Eu fiquei encabulada porque adoro incenso, quando estou sozinha em casa eu sempre acendo para dar um cheirinho bom na casa, oxalá sem misticismo.

Karen disse...

Renata, eu não costumo acender incenso para perfumar a casa não. Quando morava com meus pais, eles acendiam incensos todos os dias no oratório shinto/budista da família e também ofereciam arroz cozido. O incenso que usavam era daqueles palitinhos verdes que não são exatamente aromáticos. Hoje dia acendo o mesmo tipo de incenso para ofertar aos antepassados no dia de Finados.

Sonia Novaes disse...

Karen
Há exatamente um ano atrás, perdi o olfato e o paladar numa gripe muito forte.Não sinto cheiro algum e nem tampouco paladar.
Já consultei diversos especialistas e tomei vários remédios e até agora nada.Me sinto muito deprimida e tem dia que penso que vou enlouquecer...tudo que me indicam vou atrás.
li o seu comentário e gostaria de saber se vc já voltou ao normal...
Abraços...
Sonia Novaes

Karen disse...

Sônia, eu já estou melhor, acho que fiquei com rinite junto com a gripe e por isso meu olfato e o paladar não estavam muito bons. Mas passou. Eu nem sei o que te dizer ou recomendar, realmente não deve ser fácil. A Valentina disse que uma ex chefe dela perdeu o olfato e o paladar, mas acho que ela não melhorou... Continue procurando um médico que pelo menos consiga explicar pelo menos ter uma idéia do que aconteceu. Sinto não poder oferecer alguma ajuda. Abraços!