16.9.06

Bons modos à mesa

A Valentina do Trembom me convidou a responder este Meme.
Receber é algo que comecei a fazer após o casamento, quase sempre nossos convidados são membros da família: meus pais, irmãos, cunhada, minha sogra e filhas de O, raramente outras pessoas. Aprendi muito lendo e observando, pois minha família não é do tipo que arruma a mesa com talheres para carne ou peixe, pratos para entrada, prato principal e sobremesa, guardanapos e copos de água e vinho. Tudo sempre foi muito informal, cada um pega seu prato, talheres e se serve. Em casa, hoje, as coisas são um pouco diferentes. Não tenho uma sala de jantar, a mesa é pequena e fica em um espaço estreito entre a cozinha e a sala, meu sonho é um dia ter espaço suficiente para comprar uma mesa enorme! Seis pessoas é o máximo que a minha mesa atual comporta, todas meio espremidas.

(Ganhei o jogo americano da foto da professora que nos recebeu em Fortaleza, uma cearense magnífica que se desdobrou mil vezes para atender às nossas necessidades!)

1. Arrumo a mesa com os pratos e talheres, guardanapos, copos de água e vinho. Sempre deixo uma jarra com água à disposição de todos, é comum as pessoas servirem o vinho e se esquecerem da água.


2. Procuro deixar tudo pronto antes dos convidados chegarem, apenas dou alguns ajustes finais quando eles chegam e os recebo já de banho tomado e arrumada, pois acho chato recebê-los com o ar esbaforido de quem estava na frente do fogão.


3. Não gosto de atrasos, sempre pergunto se será possível chegar no horário. (Eu procuro sempre chegar no horário e fico louca da vida quando O fica enrolando para se arrumar)


4. Na casa dos outros, não costumo recusar pratos preparados pela anfitriã, mesmo daquilo de que não gosto, procuro comer ao menos um pouco. Sempre há a possibilidade de gostar do prato, detesto quando alguém diz que não come isso ou aquilo sem jamais ter provado.


5. Como a Valentina, acho simpático levar alguma coisinha para as pessoas que nos recebem.


6. Nada de cigarro à mesa, deixo o cinzeiro sobre o balcão do bar, perto da porta.

11 comentários:

renata disse...

Eu moro em uma casa minúscula(precisando de uma senhora reforma) e fica difícil receber bem por mais que eu tente mas mesmo assim procuro fazer o meu melhor. Só me atrapalho porque nao tenho garrafa de café,bule, xícara , nada disso e muitas vezes levo meia hora para me justificar se é que isso é possível.

Karen disse...

Renata, eu também fui me organizando aos poucos, adquirindo várias coisas que não tinha, minha sogra foi quem me deu um faqueiro, porque quando vinha gente tinha que tirar vários pares diferentes das gavetas. rs

valentina disse...

Karen, que lindo o teu jogo americano. O anel do guardanapo é feito de coisa de coco,não?!/Tão verdadeiro o que dissestes sobrea a água.

Karen disse...

Valentina, o anel é de casca de coco, lindíssimo! Tenho até pena de usar. Apesar de gostar de vinho, bebo pouco e vivo procurando a água na casa dos outros!

miki w. disse...

eu adoro receber, acho que fui feita pra isso! rs
é uma alegria imensa ver os amigos se refestelando com coisas q ficamos pensando dias a fio... cada detalhe, o menu, o que combina com o que, a disposição dos objetos, enfeitinhos, que som vai embalar, mimos no banheiro (como velinhas acesas e chicletes para depois de finda a comilança!), enfim, acho tudo bastante especial e o melhor é que a alegria começa bem antes do evento em si!
bjs a todas, miki

Akemi disse...

Também amei o jogo americano que vc ganhou! Lindo!

Patricia disse...

Karen, querida, adorei o que vc postou. E o jogo americano é lindíssimo, o napkin ring um charme!

Fezoca disse...

Karen, welcome back! :-)
Gostei da sua lista de etiquetas, que eu concordo!
Tenho um jogo americano muito parecido com esse seu, que ganhei de uma amiga em Campinas. so nao tem os pauzinhos no placemat. Mas ate o napkin ring de casca de coco eh igual! :-) tenho tbm uns de casca de coco em formato de peixinhos, que comprei numa loja muito legal em Campinas, no Cambui. Infelizmente qdo lavei os palcemats eles encolheram um pouquinho. E eu tomei o maior cuidado. Nao eh para o uso diario... beijos! :-)

Karen disse...

Miki, adoraria conferir seus preparativos pessoalmente! :-)

Akemi e Patrícia, bonito né?

Fezoca, o Cambuí tem lojas bem legais, minha escola de alemão fica lá e sempre que tenho tempo dou uma olhada nas lojinhas.
Na etiqueta que veio com o conjunto do jogo americano estava escrito que ele poderia encolher 3% após a lavagem. :-( Acho que só posso lavar os guardanapos, os placemats são de varetinhas.

Dadivosa disse...

|EEEEEE!
Estou colocando minha leitura em dia e acabei de ver que você voltou com a corda toda! Eu também fui me organizando aos poucos, e ainda tenho uns ajustes a fazer, mas acho que o que vale também é o carinho de receber bem, com o que a gente tem de melhor em casa, não é não? Também fiquei apaixonada pelo seu joguinho. lindo mesmo!

miki w. disse...

hohoho vc está convidadíssima, me avisa qd vier a sp!
bjs, miki