27.11.06

Bolo de banana com farinha de banana verde

Comprei a tal farinha de banana verde e fiz a receita de bolo de banana que estava na caixinha. Qual o gosto de bolo de banana com farinha de banana? Francamente, um pouco estranho, é como se faltasse algo, provavelmente, a farinha de trigo... Não sei explicar como, mas o bolo fica com uma consistência diferente e o sabor também não é igual ao dos bolos de banana com farinha de trigo. Eu ainda prefiro os últimos, achei estes aqui sem graça, O não me disse nada e foi comendo tudo normalmente, outra receita apropriada para celíacos (pessoas que têm intolerância ao glúten).




Clique sobre as fotos para ampliá-las (a farinha é meio carinha e a quantidade é mínima!)


******************************************


I bought a box of green banana flour the other day and decided to prepare this banana bread recipe. It was good, but i missed the wheat flour texture, it tasted ok, but it wasn't like the ones i'm used to.

Banana bread with green Banana flour
3 ripe bananas
1 c green banana flour (see picture above)
1/2 c sugar
2 eggs
1/2 tbsp baking powder
1 tbsp butter
1/2 c milk (or orange juice)

Blend bananas and eggs, add the remaining ingredients and blend well.
Pour into a greased baking tin, and bake for about 30 min.
Sprinkle with sugar and cinnamon powder.

21 comentários:

Ana disse...

Que interessante Karen, esse ingrediente eh novo p/ mim!!
Essa farinha eh feita com a banana verde triturada e desidratada?? Fiquei curiosa!
Porem banana verde me da a impressao de q vai deixar aquela sensacao estranha na boca, sabe?! Minha avo dizia q estava "amarrando a boca"!
Ana

renata lampião disse...

Nem me lembrava mais desse tipo de farinha. Minha mãe me mandou uma vez. Como nao sabia o que fazer, eu sempre batia no leite mas nao acrescentava sabor. Sei que a banana verde tem mais nutrientes, potássio etc.A Embrapa que me socorra porque isso é tudo que sei.

Patricia disse...

Karen, eles ficaram tão bonitinhos!

Muito bacana os seus comentários, pois nos mostra as características de ingredientes que nem sempre conhecemos!

Eliana Scaramal disse...

Estão tão lindinhos! Eu não conhecia essa farinha.

Elvira disse...

E onde é que eu vou arranjar a farinha de banana verde...? ;-)

Parecem deliciosos, os bolinhos.

Karen disse...

Ana, pelo que andei lendo, a farinha é feita com a banana desidratada. Para falar a verdade, ela quase não tem gosto, parece mais fibra. Existe a farinha de banana madura, mas essa eu não encontrei.

Renata, eu também não sei exatamente quais as propriedades nutritivas dessa farinha! rs

Patricia, eu adoro experimentar coisas diferentes!

Eliana, bonitos ficaram mesmo!

Elvira, posso mandar uma caixinha aí para Portugal! ;-)

Akemi disse...

Esta farinha é novidade mesmo! Acho que se misturar com farinha deve dar um resultado melhor ne? Pelo que vcs estão falando deve ser muito mais as fibras e vitaminas que enriquecem a receita do que o gosto propriamente da farinha. Muito interessante!

Janete disse...

Karen, os bolinhos ficaram liiiiiiidos! Adoro sua franqueza. Essa farinha tambem eh novidade p mim.

Marina disse...

Karen,
Esta farinha é nova pra mim...nunca tinha ouvido falar...menina, vc acah cada coisa...rs e ainda já ouviu falar até de farinha de banana madura?rs
Bjs
Marina

Anônimo disse...

ai que pena não poder sentir o cheirinho....
pois a farinha é que não há, não se pode substituir por outra?

Karen disse...

Akemi, acho que você tem razão.

Janete, eles cresceram bem mesmo!

Marina, é verdade, a farinha de banana madura existe sim! rs É feita pela mesma empresa.

Tere, talvez seja possível substituí-la pela farinha normal, mas é só um palpite, não sei se o resultado seria semelhante, há receitas parecidas de bolo de banana.

valentina disse...

Que interessante. Não conhecia esta farinha Karen. Nem sei se encontro por aqui.Vou testar quando estiver na casa da mamae.

Karen disse...

Valentina, experimente sim. É diferente, não gostei muito desse bolo, mas quem sabe em outras receitas?

Anônimo disse...

Resumo: A banana é um alimento nutritivo, composta basicamente de água e carboidratos, com pouca proteína e lipídeos. È rica em sais minerais como sódio, magnésio, fósforo e especialmente, potássio. Há predominância de vitamina C, contendo também A, B1, B2, B6 e niacina. Devido sua distribuição em todo território brasileiro torna-se uma matéria-prima de fácil acesso e baixo custo. A farinha de banana é o produto obtido da desidratação da polpa de banana, cujo sabor deve ser suave, não podendo ser amargo ou adstringente e apresentar odor característico. O presente trabalho demonstra a metodologia e obtenção de farinha de banana verde através da aplicação do método de desidratação, sua caracterização quanto a alguns elementos, bem como sua aplicação torna viável a produção da farinha de banana verde em escala industrial. Da farinha obtida foram analisados os seguintes parâmetros: proteína, amido, lipídeos, cinzas, umidade, cálcio, potássio, fósforo, ferro, magnésio. Dos bolos prontos com 20, 30 e 40% de substituição parcial da farinha de trigo por farinha de banana foi realizada análise sensorial com escala hedônia relativo ao gostar e desgostar e análise de proteína. A farinha obtida apresentou-se como excelente fonte de amido, e teores elevados de sais minerais, principalmente o potássio. Com relação à substituição parcial à farinha de trigo, mostrou-se como uma boa opção na utilização em formulações de bolo.

maria eugenia disse...

Soube de uma ONG, q agora n me lembro qual, mas assim q me lembrar posto aqui, q trata de crianças subnutridas com essa farinha, e tem tido excelentes resultados na recuperação delas.O valor nutricional é muito importante.Abrs.

Karen disse...

Oi Maria Eugenia! Eu não tenho dúvidas de que a farinha de banana seja rica em minerais e vitaminas. Mas acho que das próximas vezes que fizer bolo, vou misturar com a farinha de trigo, não gostei muito dele só com a farinha de banana.
Abraços e obrigada pelas explicações!

Paulo Mauricio disse...

Vocês estão cometendo um erro terrível. A farinha de banana verde não é para ter gosto de banana verde mesmo, que é horrível. Aliás, esta é a maior batalha ganha pelo pessoal que desenvolveu o produto. A principal característica da farinha de banana verde é servir como uma "esponja" para o açúcar no sangue, mantendo a glicemia baixa. Um verdadeiro tesouro descoberto para os diabéticos. O chamado "amido-resistente", existente apenas nas bananas verdes, só é digerido no intestino grosso, protegendo-nos do câncer do intestino e diminuindo o açúcvar no sangue. Use a farinha em suas receitas, susbtituindo PARTE da farinha de trigo (não toda, por favor). Por ser neutra (não é doce nem salgada) não irá alterar em nada o paladar final das receitas, apenas as tornará muito mais saudáveis.
Para que seu bolo fique com gosto de banana... use banana mesmo, além da farinha de banana verde.

Karen disse...

Paulo Mauricio, obrigada pela dica. Acho que o ideal é mesmo utilizar a farinha de banana como se fosse uma farinha integral, substituindo parte da farinha normal por ela. Aqui o problema foi a receita, ela não foi muito feliz.

Gilmar disse...

TENHO RECEITAS, VALORES NUTRICIONAIS, BENEFÍCIOS, ETC. A MAIS DE 3O ANOS NO MERCADO DE BANANAS, MELHOR PREÇO DO MERCADO COM AMPLA EXPERIÊNCIA.
gguedes372@msn.com
Gilmar Guedes

Márcia Regina disse...

Preciso controlar minha glicemia e odiaria ter que abrir mão de pães na hora do café e do lanche. Esta variável me parece boa, vou testar. Creio que se fizer alguns ajustes, pode se tornar um substituto à altura. Vou testá-la também em receitas de biscoitinhos e torradas em consórcio com a linhaça e outras sementes. Voltarei aqui com os resultados.

Karen disse...

Márcia Regina, acho que com algumas adaptações a receita deva mesmo ficar interessante! Espero os resultados! :)