29.1.06

Falafel assado

O falafel é um bolinho frito feito com grão-de-bico e, como a massa do acarajé, feito com feijão fradinho, o grão-de-bico é deixado de molho e transformado em uma massa à qual se acrescentam temperos. Acabei mudando um pouco a receita, porque só tinha grão-de-bico cozido em lata aqui em casa (já fiz com o grão-de-bico cru e fica diferente, gosto das duas versões, mas acho que a versão crua fica melhor frita) . Gosto muito do falafel frito, mas sempre que posso evitar frituras, eu o faço. Idéia inspirada em uma postagem do blog "Bakingsheet", a minha receita, entretanto, é do livro "The Joy of cooking".


Falafel Assado


1 1/4 x de grão-de-bico (deixado de molho de um dia para o outro)

Escorra os grãos-de-bico e coloque em um processador de alimentos junto com:

1/2 x de cebola picada
1/4 x bem cheia de salsinha picada
2 dentes de alho picados
2 c. chá de cominho em pó
1 1/2 c. chá de sal
1/2 c. chá coentro em pó
1/2 c. chá de bicarbonato de sódio
1/4 c. chá de pimenta calabresa

Processe tudo até virar um purê. Coloque em uma tigela e adicione 2 c. sopa de farinha. Misture bem e faça bolinhas usando uma colher de sopa cheia como medida. Deixe descansar por cerca de 15 minutos. Frite em óleo bem quente até dourarem, coloque sobre papel absorvente. (Ou faça como eu, modele "hamburguers", coloque em uma assadeira levemente untada com óleo e leve ao forno, verifique se a parte de baixo está dourada após alguns minutos e vire para dourar do outro lado.).

Dicas: Sirva com um tabule (salada feita com trigo para quibe deixado do molho para amaciar, tomates, cebolas, alface, alho, hortelã picados, limão, sal e azeite), pita bread aquecido e um molho feito com 1/4 x tahine, 1/4 x. água, 1 c. sopa de suco de limão e sal (você também fazer um molho com iogurte!).


28.1.06

Frango com tomate seco e alho

Boa receita de frango, do blog "Les casseroles de Nawal".

Frango com tomates secos e alho

Ingredientes
p/ duas pessoas

2 pedaços de frango a sua escolha (usei coxas e sobrecoxas)
8 pedaços de tomates secos
6 a 8 dentes de alho com casca
6 c. sopa de azeite
sal e pimenta

Aquecer o óleo em uma panela e dourar os pedaços de frango de todos os lados. Adicionar os dentes de alho e os pedaços de tomate secos. Temperar com sal e pimenta. Adicionar ½ xícara de água e deixar ferver. Tampar a panela e cozinhar em fogo baixo por cerca de trinta minutos (adicionar mais água se necessário). Servir com arroz branco, massas ou batatas cozidas.



27.1.06

Bolo de banana, nozes e passas


Bolo gostoso e fácil, a receita devo ter retirado do Cybercook algum dia. Precisava usar algumas bananas super maduras e substituí as maçãs da receita original por elas (com maçãs também fica muito bom!). Fiz metade da receita e rendeu uma forma de bolo inglês.


Bolo de banana, nozes e passas

Ingredientes:


3 xícs de farinha de trigo
2 xícs de açúcar
1 c. chá de fermento em pó
1 c. chá de bicarbonato de sódio
1 c. chá de canela em pó
2 ovos ligeiramente batidos
3/4 xíc de óleo

1 c. chá de essência de baunilha

3 xícs de bananas picadas
1 xíc de uvas passas

1 xíc de nozes picadas ou castanha do Pará


Preparo


Coloque a farinha em uma tigela. Junte o açúcar, o fermento, o bicarbonato e a canela. Misture bem. Adicione os ovos, o óleo e a baunilha e misture até formar uma massa homogênea (que não é líquida, ao contrário, é bem "farinhenta").
Junte as bananas, as uvas passas e as nozes. Mexa bem. Coloque em uma forma untada. Leve para assar em forno preaquecido à 180C, por aproximadamente 1h10 ou até que espetando um palito, este saia limpo. Retire da forma e deixe esfriar. Se quiser, sirva polvilhado com açúcar de confeiteiro.


26.1.06

Frango grelhado e creme de milho


Fiz um jantar simples com coisas de que gosto.




Frango Grelhado

Para duas pessoas:


1 peito de frango em filés
suco de meio limão
1 ramo de alecrim
1 dente de alho picado
2 c. sopa de óleo ou azeite
sal, pimenta



Preparo:


Tempere os filés com os demais ingredientes e deixe marinar por 30 minutos. Grelhe em uma frigideira antiaderente.


Creme de milho


Ingredientes:

2 1/2 xíc. de leite
1 lata de milho verde em conserva
1/3 xíc. de farinha de trigo

1/4 xíc. de queijo parmesão ralado

3 c. sopa de manteiga

1 cebola média picada

sal e noz moscada a gosto



Preparo


Derreta a manteiga em uma panela, refogue a cebola, adicione a farinha, mexa. Acrescente o leite aos poucos para fazer um béchamel. Quando engrossar, adicione o milho, misture, tempere com sal e noz moscada. Adicione o queijo, misture bem e sirva.



25.1.06

Bolo de beterraba e chocolate




Foi a Ana Beatris Ramos Matuda quem colocou esta receita no fórum do Cybercook.
Resolvi experimentar por curiosidade e porque tinha visto uma receita parecida no blog “C’est moi qui l’ai fait”, que nessa versão não havia chocolate.
A massa é bem violeta, mas depois de assada, ela fica marrom, a parte de cima continua um pouco colorida, no fundo, bem no fundo, aindaum pouco de gosto de beterraba, mas dificilmente alguém adivinhará qual o ingrediente secreto do bolo... O máximo que pode ser dito é quealgo diferente, pois o chocolate também não aparece muito. Preferi usar formas de muffins porque fica mais fácil congelar e guardar o bolo, polvilhei um pouco de açúcar de confeiteiro para esconder um pouco o tom pink, mas a Ana Beatris faz sugestões interessantes de cobertura. A beterraba pode ser substituída pela cenoura sem problemas, a textura da massa é muito boa. (Já ia me esquecendo, usei farinha de trigo integral)



Bolo de beterraba e chocolate

Ingredientes
1 beterraba bem grande e vermelha
3 ovos
1/2 xícara de chá de óleo
2 xícaras de chá de farinha de trigo
1e 1/2 xícara de chá de açúcar
1 colher sopa rasa de fermento em
2 colheres de sopa de chocolate em (obs. não pode ser achocolatado)

Modo de Preparo:
Bata no liquidificador o óleo e a beterraba descascada e picada em pedaços. Acrescente os ovos sem parar de bater, um a um. Quando estiver bem homogêneo, misture em uma tigela o conteúdo do liquidificador à farinha e ao açúcar peneirados. Depois acrescente o chocolate e o fermento em . Fôrma untada e polvilhada e forno quente.
 

Massa colorida

DICAS:

- Untar a fôrma com manteiga ou margarina e polvilhar com chocolate em pó, é bom para realçar o sabor.

- O bolo fica fofinho e pode ser recheado com brigadeiro, recheio de côco ou outro de sua preferência.

- Se desejar um bolo simples para acompanhar o café, faça uma cobertura bem fácil: é só aquecer uma caixinha de creme de leite numa panela com chocolate em pó a gosto, despejar sobre o bolo e jogar por cima chocolate granulado (no dia seguinte fica divino!!!)

- Quando sai do fornoo bolo fica com a superfície meio avermelhada, não se assuste, verá que ao cortar não parece ter beterraba, é só em cima mesmo (por isso é bom colocar uma coberturinha...)
 
 

22.1.06

Barrinhas de coco e limão



Deliciosas estas barrinhas de massa crocante de coco e cobertura cremosa de limão. Vi a receita pela primeira vez no blog “Clea Cuisine” que, por sua vez, a viu no blog “Le hamburguer et le croissant”, nos dois casos, o coco foi substituído por amêndoas moídas. A original, que usei é do site Epicurious. Não se preocupem com o excesso de açúcar deste final de semana, vou levar tudo amanhã para a casa de minha mãe e da minha sogra!


Barrinhas de coco e limão


Para a massa
1 x. farinha

1/4 x. açúcar

1/4 c. chá de sal

3/4 x. coco ralado adoçado (usei o normal)

90g de manteiga sem sal cortada em cubinhos

Cobertura

3/4 x açúcar

2 ovos
1/4 x suco de limão

1 c. sopa de casca de limão ralada

1 c. chá de farinha
1/2 c. chá de fermento em pó

1 pitada de sal

1/4 x. açúcar de confeiteiro


Preparo da massa
 
Preaqueça o forno à 180 C. Forre uma forma de 20x20 cm com uma folha de papel alumínio, inclusive os lados. Unte com manteiga. Misture a farinha, o açúcar e o sal em um mixer por 5 segundos. Adicione o coco ralado e a manteiga; processe até que a massa pareça uma farofa fina e comece a se ligar. Faça uma bola com a massa. Forre o fundo da assadeira com ela. Asse até dourar nas pontas, cerca de 25 minutos.

Enquanto isso, prepare a cobertura:


Bata todos os ingredientes no liquificador até que fique homogêneo.

Retire a massa do forno e espalhe a cobertura sobre ela. Devolva ao forno e asse até que as beiradas comecem a dourar até que o meio da cobertura fique firme, cerca de 30 minutos. Deixe esfriar completamente.

Com a ajuda do papel alumínio, transfira tudo para uma superfície firme, desgrude o papel com cuidado das beiradas e corte a massa em barras iguais. Polvilhe com açúcar de confeiteiro. (Guarde em uma única fileira na geladeira.)



21.1.06

Biscoitos de aveia, coco e melado

Estes biscoitos são maravilhosos! A tentativa de permanecer light foi para o espaço, mas que fazer? Ao menos os biscoitos são ricos em fibras, eles lembram aqueles biscoitos de aveia e mel vendidos nos supermercados.
Eles também são a prova de que um blog leva a outro e uma receita se transforma no processo. Vi a primeiraversão no blog Baking Sheet e, de , fui até o blog The comfort zone. As substituições que fiz estão entre parênteses e o melado pode ser substituído por mel, a receita original pede “golden syrup”.

Biscoitos de aveia, coco e melado

Ingredientes
125g de farinha (usei farinha integral)
150g de
açúcar (usei açúcar demerara, “light brown sugar”)
1 x
coco ralado
1 x
aveia em grãos
75g de
manteiga
2 c.
sopa de melado (ou mel)
1/2 c.
chá de bicarbonato de sódio
2 c.
sopa de água fervente

Preparo

Preaqueça o forno à 180C.
Misture a farinha, açúcar, aveia e coco ralado.
Derreta a manteiga com o melado (levei ao microondas por alguns segundos).
Dissolva o bicarbonato de sódio na água fervente e adicione à mistura de manteiga. Misture com os ingredientes secos.

A massa é bem granulosa

Coloque
colheradas da massa em uma assadeira untada com óleo ou manteiga ou com papel alumínio (foi o que usei) ou papel manteiga. (A massa fica parecendo uma farofa grudenta, eu preferi moldar grosseiramente os biscoitos com as mãos. Fiz bolinhas e achatei-as um pouco.)
Asse por 15 - 20 minutos à 180C. O segredo destes biscoitos é fazer com que eles fique finos, então, quando eles começarem a inchar, abra o forno e achate-os com as costas de uma colher. Fiz isso duas vezes, uma após uns 8 minutos e outra quase no final. Aproveite para dar uma modelada nos biscoitos, a mistura parece um pouco seca, mas ela se torna mais compacta enquanto assa, por isso, não se preocupe muito em modelá-los muito bem antes de levá-los ao forno.
Deixe esfriar antes de retirar das assadeiras.



Flan de goiaba com calda de maracujá light


Continuamos tentando, só tentando, ser lights aqui. Fiz esta receita inspirada em uma outra que preparei há muito tempo (levava leite condensado e creme de leite). Usei as goiabas do pé do quintal que sempre estão cheias de bichinhos, o que é indiferente porque eles gostam de ficar nas sementes, parte que não é usada na receita.


Flan de goiaba com calda de maracujá light


Ingredientes:
3 goiabas vermelhas grandes maduras ou o equivalente em goiabas pequenas
3 c. sopa de adoçante culinário em pó (não use adoçante à base de aspartame porque ele sofre alterações no sabor quando aquecido)
3/4 x. água
1 envelope de gelatina sem sabor vermelha
1 copo de iogurte natural desnatado


Preparo:
Lave, descasque, retire as sementes das goiabas e pique-as em pedaços médios se forem grandes. Cozinhe-as com a água e o adoçante por cerca de 15 minutos em fogo baixo ou até que fiquem macias. Deixe esfriar um pouco.
Prepare a gelatina conforme as instruções da embalagem.
Bata as goiabas com a calda, o iogurte e a gelatina no liquificador e coloque em recipientes individuais ou forma grande molhada. Deixe na geladeira por cerca de 4 horas, desenforme e cubra com a calda.


Calda
2 maracujás
3/4 x. água
1 c. chá de amido de milho
1 c. sopa de adoçante culinário

Preparo:
Retire o suco dos maracujás com a ajuda de uma peneira, adicione a água, o amido de milho (dissolvido em um pouco de água) e o adoçante. Leve ao fogo sem parar de misturar até que a calda engrosse.


20.1.06

Tajine de frango com erva-doce e laranja



Comprei um bulbo de erva-doce para testar este prato da Tasca da Elvira e esqueci de verificar se ainda tinha cuscuz (sêmola de trigo) para repetir a receita completa. Infelizmente não tinha e acabei comendo o tajine (cozido de frango ou carne com legumes de origem marroquina) com arroz branco, mas ficou bom assim mesmo.

Nunca tinha experimentado a erva-doce em um prato e fiquei contente com o resultado. Quando era criança, a maioria de meus vizinhos plantava essa erva em seus jardins e seus filhos, meus amigos, costumavam mastigar porções de suas folhas, eu detestava aquilo! Essa repulsa pelo sabor da erva permaneceu comigo por muito tempo, a ponto de não comer broas de milho que levassem erva-doce na massa. Acho que acabo de fazer as pazes com um antigo desafeto! A erva-doce cozida não tem gosto e aroma fortes, eles acabam se equilibrando com todos os outros sabores deste prato.

(A erva-doce, ou funcho, ou endro, ou aneto....)


Tajine de frango com erva-doce e laranja


Ingredientes

- 2 peitos de frango inteiros desossados
- 2 bulbos de erva-doce
- 2 cebolas picadas
- 2 laranjas (procure usar laranjas maduras, ou o tajine pode ficar amargo)
- suco de 1/2 limão
- 1 dente de alho descascado
- 3 c. sopa de azeite
- 1 maço de coentro fresco picado
- 1 c. café de grãos de cominho (usei cominho em )
- sal e pimenta


Preparo

Colocar metade do coentro, o alho, o cominho, o suco de limão e 2 c. sopa de azeite no mixer ou liquidificar e bater. (Quando estava traduzindo me dei conta de que não bati os ingredientes, apenas os piquei e misturei com a carne).

Cortar cada metade dos peitos de frango em 3-4 pedaços e furá-los com um garfo. Marina-los na mistura de coentro por 30 minutos.

Limpar a erva-doce retirando as folhas. Cortar os bulbos em fatias finas. Cortar uma das laranjas em rodelas, eliminando as extremidades e retirar o suco da outra. Reservar.

Aquecer o azeite restante em uma panela ou recipiente para tajine. Dourar as cebolas em fogo brando. Adicionar a erva-doce, mexer e cozinhar por 10 minutos.

Adicionar as rodelas de laranja, colocar 150 ml de água e o suco de laranja. Temperar com sal e pimenta. Acrescentar os pedaços de frango cobrindo-os com a erva-doce. Juntar o caldo da marinada. Cobrir e deixar cozinhar por 20-30 minutos.

Salpicar o tajine com o coentro restante antes de servir. Comer acompanhado de cuscuz.

Abobrinhas recheada assada



A Elvira sempre quebra meu galho no dia a dia. Mais uma receita da Tasca.



Abobrinhas recheadas


Ingredientes

- 4 abobrinhas italianas médias
- 1 pão francês amanhecido
- 1 copo de leite
- 400 g de carne moída
- 2 ovos
- 1 c. sopa de azeite
- 2 c. sopa de queijo ralado
- 1 cebola media picada
- 2 dentes de alho descascados e picados
- 1 maço de salsinha picado
- sal e pimenta



Preparo

Preaqueça o forno à 180ºC. Unte uma assadeira ou pirex com um pouco de óleo. Desfaça o pão e molhe com o leite.

Lave as abobrinhas, corte as extremidades e corte-as ao meio no sentido do comprimento. Retire um pouco da polpa com a ajuda de uma colher sem deixar a espessura muito fina para que elas não se quebrem enquanto assam. Coloque em um pirex ou prato, cubra com filme plástico e deixe-as por cerca de 2 minutos no microondas em potência alta. (Se preferir cozinhe as abobrinhas por 1 minuto em água fervente.)

Coloque as abobrinhas no pirex ou assadeira no qual serão assadas e tempere o interior com um pouco de sal.

Misture a carne com a salsinha, o alho e a cebola. Adicione o queijo, o pão espremido (para retirar o excesso de leite), o azeite e os ovos. Tempere com sal e pimenta e misture bem.

Recheie as abobrinhas com a carne. (Eu finalizei com um pouco de queijo). Asse por 25-30 minutos.

Dica: Aproveite a polpa das abobrinhas picando-as e refogando-as com alho e cebola e misturando dois ou mais ovos ou faça um virado colocando farinha de mandioca.


18.1.06

Cheesecake com iogurte

Sei que muitos não vêem as receitas "light" com bons olhos, eu confesso que costumo comprar leite desnatado, pães e iogurtes com baixa caloria, etc. Que posso fazer, sou uma crente! Claro que não a ponto de não saber apreciar um bom prato de comida, uma massa, um doce... Esta receita foi postada no fórum do Cybercook (se alguém souber de quem é, por favor, indique para que eu possa dar o devido crédito) e eu a repito sempre, faço para O, mas sempre acabo comendo um pouco... É um cheesecake bem decente.

CHEESECAKE
COM IOGURTE
Cobertura
1
vidro de geléia diet de morango ou de framboesa (180g)

Massa

100 g de
torrada moída
3
colheres (sopa) de margarina light
Recheio
3
ovos
2 potes de Iogurte Desnatado
300 g de
ricota
4 colheres (sopa) de adoçante granular para culinária
1 colher (chá) de essência de baunilha
meia colher (chá) de raspas de casca de limão

Modo de
Preparo

Cobertura
Leve ao
fogo baixo a geléia e três colheres (sopa) de água, mexa até amolecer um pouco. Deixe esfriar. Remova o aro da fôrma, passe a torta para um prato de servir e despeje sobre ela a calda de geléia. Sirva a seguir.

Massa

Misture a
torrada com a margarina até formar uma farofa grossa. Forre o fundo de uma fôrma de aro removível (24cm de diâmetro) e reserve. Costumo recortar um círculo de papel manteiga e forrar a forma, a massa fica bem quebradiça e acho mais fácil retirar o cheesecake da forma deslizando-o para o prato junto com o papel.

Recheio
Bata
todos os ingredientes no liquidificador e despeje delicadamente sobre a massa reservada. Leve ao forno médio baixo (150ºC), pré-aquecido, por cerca de 40 minutos, ou até ficar firme e dourado. Retire do forno, deixe amornar.

Dicas:
Não utilize adoçantes à base de aspartame, pois este quando aquecido, sofre alterações.

17.1.06

Frango assado com legumes da Nigella



Desde que vi a Nigella Lawson preparar este frango, nunca me cansei de repetir a receita. Ela é ótima para aqueles dias em que você está cansada ou não tem tempo para ficar na cozinha. Basta descascar os legumes, colocá-los na assadeira com o frango e levar ao forno. Demora um pouco para assar, mas depois é só colocar na mesa!


Frango assado com legumes da Nigella


(Receita para duas pessoas, acrescente a quantidade de frango e legumes que considere suficientes se houver mais pessoas)


2 coxas com as sobrecoxas (eu retiro a pele, mas não é necessário)
1 pimentão vermelho cortado em tiras grossas

1 cebola descascada e cortada em quatro

5 dentes de alho com a casca
1 batata com a casca em cubos não muito grandes (é o legume que mais demora para assar)
1 batata doce descascada em pedaços
uma porção de azeitonas pretas
alguns ramos de tomilho e alecrim frescos

sal
azeite (um belo fio para regar tudo)



Antes de assar


Preparo

Coloque o frango e os legumes em uma assadeira grande, adicione os ramos de tomilho e alecrim desfeitos com as mãos, polvilhe com sal a gosto, regue com o azeite e misture tudo muito bem com as mãos. Leve ao forno médio (180C) por cerca de 1 hora (aqui sempre leva meia hora mais, verifique se a batata está macia).