31.1.07

Sumirê - Campinas (SP)

 
Freqüento o Sumirê há tantos anos e nunca fiz um post sobre este restaurante japonês que fica perto da Unicamp. Na época das aulas, almoçamos aqui umas três vezes por mês. Eles servem teishokus (combinados) na hora do almoço (somente dias úteis) com preços bem camaradas para um restaurante japonês. Cada um deles oferece um prato principal e acompanhamentos que variam durante a semana. Entre as opções há: sushi, sashimi, sashimi de salmão, yakizakana, gyoza, carne com gengibre, frango empanado e yakisoba (sem acompanhamentos e mais barato). O teishoku executivo (descrito abaixo) é uma combinação de quase tudo isso. Para ter uma idéia, cada um dos combinados que pedimos custa R$15,90. Há opções à la carte também, boas para quem quer se esbaldar com sushis e sashimis gastando um pouco mais. Às quartas e quintas, há ostras trazidas diretamente de Florianópolis, pedimos seis, elas são meio caras, mas O não resiste e eu não posso recriminá-lo por isso...
O lugar é bastante agradável, você pode comer no balcão, nas mesas ou ainda escolher uma das salas em estilo japonês, há quatro, durante a semana elas ficam praticamente vazias. Eu me sentei em uma delas apenas uma vez, mas recomendo para quem quiser mais intimidade e não tiver pressa.

Só acho que o menu de sobremesas deixa a desejar, ele se restringe a ban
anas carameladas, bananas flambadas e creme de papaya com cassis, sempre lamentamos o fato de não haver tempura de sorvete, mas, de certa forma, isso evita a ingestão de mais algumas calorias... E se você quiser mesmo uma sobremesa, basta atravessar a avenida e entrar na Padaria Alemã, há bolos, doces e um tiramisú delicioso por lá.

(Eu me sentei longe das janelas e as fotos não ficaram tão nítidas quanto gostari
a, estou chegando à conclusão de que a maioria dos restaurantes é meio escura!)


Ostras

Meu prato: sushi teishoku. 11 sushis e acompanhamentos: misoshiru, sunomono, berinjela com gengibre e shoyu, kinpira, grãos de soja com hijiki, takenoko refogado.


Prato de O: Teishoku executivo, sempre há uma porção de sashimi, yakizakana, uma milanesa de frango ou carne, misoshiru e arroz. Os acompanhamentos variam, hoje havia hijiki com grãos de soja, kinpira, berinjela com gengibre e shoyu, shimeji refogado e sunomono. Para quem está com fome, é a opção mais substanciosa.
Salas separadas no estilo japonês, com portas deslizantes de papel de arroz e tatami. Não se preocupem, pois há um buraco no chão para colocar as pernas...

Do lado de fora, logo na entrada, há um mini jardim japonês com árvores e uma pequena fonte e algumas carpas.

Sumirê - Japanese Restaurant
Av. Dr. Romeu Tórtima, 304
Barão Geraldo - Campinas
Fone: (19) 3249-2032



15 comentários:

Fer Guimaraes Rosa disse...

Karen, eu adoro a comida japonesa. Em Campinas fomos com uns amigos num japones no Cambui, em frente a um restaurante frances. No almoco, pagamos 30 patacas por pessoa. Achei um pouco caro. Eu nao como peixe cru, entao fiquei limitada nas escolhas. E tinha, pra minha surpresa, muitos pratos da culinaria chinesa. Sinceramente, num intendi... :-)

Nao consegui ver nenhuma foto... :-(

beijos,

Karen disse...

Acho que o problema foi resolvido. Espero que consiga ver as fotos.
Eu sei onde fica esse restaurante japonês, ele foi aberto o ano passado, nunca comi por lá, mas o francês do outro lado da rua é 10!

Akemi disse...

Adoro esses teishokus, dá para comer de tudo um pouco ne!

brisa disse...

Karen, eu tb adoro comida japonesa, e entre os excelentes restaurantes japoneses dakih, tem um desse jeitinho..com os lunch specials, nas boxes (como a fotinha 3)..O vegetarian eh perfeito!! Adoro ir la na hora do almoco..

Soh nao sei como voce guarda espaco pra sobremesa..hehe

Bjs

Bri

(PS: Este eh o link do "meu" restaurante : http://www.rasushi.com/ )

Karen disse...

Akemi, eu também adoro teishokus! São tão completos!

Brisa,adorei o menu do restaurante, a variedade é bem grande!

Bons vinhos, boa comida mexicana, bons restaurantes japoneses... Que inveja!

Maria.Helena disse...

Ótima sugestão, visto que vou à Unicamp toda semana, mas nunca parei. Momento confissão: nunca fui a um restaurante japonês. (Já comi algumas coisas, mas em casa de amigos).

Qualquer dia paro lá pra almoçar!

Beijos

Ligia disse...

Ah, eu venho aqui há algum tempo e resolvi fazer seu cake de roquefort e pêras. Um escâdalo!!!
Amei a receita e venho mais buscar outras!
Beijos!!!!

. disse...

Karen

Sempre vamos à esse restaurante...meu filho adora comida Japonesa...eu acho tb que ele adora ar condicionado, diz que a comida fica mais fresquinha...he!he!
Beijos,..
Sonia Novaes

brisa disse...

Querida Karen,

tudo isso akih eh bom, mas voce tb tem um montao de coisas legais:)) Goiaba vermelha, um quintalzao, chuva..muito bom:))

Bjs

Bri

Karen disse...

Maria Helena, mesmo que vc não coma peixe cru, há outras opções.

Ligia, olá! Eu tentei colocar um comentário no seu blog, mas não consegui. Que bom que gostou do cake, ele sempre faz sucesso!

Sonia, eu também adoro ar condicionado, especialmente com o calor que anda fazendo...

Brisa, é, não dá para ter tudo! rs

Valentina disse...

Karen,adorei esta resenha aqui.deverias fazer write-ups de restaurantes. Que pena que nao vou mais a Campinas pois adoraria fazer uma visita a esta restaurante aqui. PElo preço que comentastes dá para se ver que realmente este é um restaurante japonês bem acessível.

Karen disse...

Valentina, se alguém me oferecesse esse trabalho e pagasse algumas refeições eu escreveria com prazer!!!! Campinas não tem tantas opções de restaurante como SP, mas eles geralmente têm preços que considero mais honestos.

Vitor Hugo disse...

Ostras... nunca comi, dizem que são uma delicia... sei não, hahahahah Praticamente é engolido sem mastigar, não? heheheh

Sushi e sashimi... que fome, =) Gosto mais do sashimi de atum do que o de salmão. Mas como dos dois sem problemas, hahahaha

Karen disse...

Vitor, acho que só que não gosta muito de ostras as engole inteiras! rs
Eu gosto mais de sushi/sashimi de salmão, o que não seria bem visto no Japão, onde o atum reina!

Unknown disse...

Para as pessoas que já foram no restaurante Sumirê, gostaria de divulgar o site do restaurante.

www.restaurantesumire.com.br

No site terá uma seção de depoimentos onde os clientes que já foram ao restaurante possa falar o que acharam.

Estaremos abrindo algumas promoções no decorrer do tempo.

Acessem!!!!!

www.restaurantesumire.com.br