3.5.07

Questionário Literário

A querida Elvira da Tasca me convidou a responder este questionário sobre livros, como sou apaixonada pela literatura e gosto de memes, eis minhas respostas (em português, pois meu francês anda enferrujado...):

Os 4 livros de minha infância:


Os colegas de Lygia Bojunga Nunes, li este livro infantil com uma prima em uma viagem ao litoral norte de SP, antes de dormir, cada uma de nós lia um pedaço, como ela se cansou, li o final sozinha. Relido várias vezes.


Monteiro Lobato: Li todas as histórias do Sítio do Pica-pau Amarelo. É uma pena que as crianças prefiram assistir televisão hoje em dia...


Contos de Hans Christian Andersen: como a Elvira, eu também adorava os contos de Andersen, eles não são alegres, ao contrário, muitas vezes, são sombrios, mas muito interessantes. Minha história favorita era a "Rainha da Neve".

Estórias e lendas brasileiras contadas pelo Arrelia: uma coletânea de contos e lendas brasileiros divididos de acordo com suas regiões de origem narrados pelo palhaço Arrelia. Histórias sobre o Currupira, Boitatá, Mãe d'água, boto... Não encontrei referência para a coletânea :(


Os 4 escritores que eu lerei e relerei:

Emily Dickinson: Adoro seus poemas sensíveis e cheios de beleza.
Fernando Pessoa: sem comentários!

Marcel Proust: Estou relendo o primeiro volume de
Em busca do tempo perdido, algumas de suas descrições de Balbec e de Combray são inesquecíveis...

Yasunari Kawabata
: mais uma coincidência com as resposta da Elvira... Yasunari Kawabata é um autor japonês de escrita ímpar. Gosto de pensar que seus textos são compostos de pequenos haikais.

Os 4 autores que não comprarei ou tomarei mais emprestado:

Paulo Coelho: Oh! Ele um dos escritores que aparece constantemente neste item! rs Bem, ele serve para distrair, mas está na categoria de auto-ajuda, não de literatura... Só invejo sua capacidade de fazer dinheiro...


Sidney Sheldon: Hum.. Esta parte do questionário deveria ser suprimida, pois respondê-la me deixa muuuuito embaraçada. Mas vamos lá, li muito Sidney Sheldon quando era adolescente, fazer o quê?


J.J. Benítez
: Confesso, li quase toda a Operação Cavalo de Tróia, fiquei esperando a conclusão, mas ela saiu quando eu não estava mais interessada...

Anne Rice
: Meu Deus! A humilhação continua! Li todos os livros sobre o vampiro Lestat, alguns sobre bruxas, mas não cheguei à Múmia...

Os 4 livros que eu levaria para uma ilha deserta:

Don Quijote de la Mancha de Cervantes: Don Quijote (ou Quixote) e Sancho Pança protagonizam a mais bela história de amizade e amor que conheço, eles são os personagens mais humanos de toda a literatura: são mesquinhos, ignorantes, geralmente ridículos, mas capazes de grandes demonstrações de amizade e bondade.

As mil e uma noites: adoro suas histórias com perfumes e sabores orientais...

Contos de Genji de Murasaki Shikibu: há anos estou para me atracar com esse livro, uma espécie de diário escrito por uma cortesã no Japão feudal.


Trilogia do Cairo de Naguib Mahfuz: ela conta a história de várias gerações de uma família no Cairo entre a primeira Guerra Mundial e a queda da monarquia no Egito, maravilhosa.

As 4 (x4) últimas palavras de meu livro preferido (também como a Elvira é a última estrofe de um de meus poemas favoritos de Pessoa, Hora Absurda:)

"O que é que me tortura?... Se até a tua face calma
Só me enche de tédios e de ópios de ócios medonhos...
Não sei... Eu sou um doido que estranha a sua própria alma...
Eu fui amado em efígie num país para além dos sonhos..."

Os 4 (+4) primeiros livros de minha lista de (re)leitura:

Anna Karenina
, Tolstoi
Gargantua e Pantagruel, Rabelais
Tu rostro mañana
, Javier Marías
After Dark, Haruki Murakami (Eba! Ainda há Murakamis para ler! A tradução americana será lançada este mês)

Para reler:

Kafka on the shore, Haruki Murakami
Kokoro, Natsume Soseki
Cem anos de solidão, Gabriel Garcia Marquez
A cor púrpura, Alice Walker

Este meme está aberto a todos os amantes da literatura que quiserem respondê-lo!

12 comentários:

Elvira disse...

Bem... Isto é impressionante... Tantos pontos que temos em comum...! Kawabata, Pessoa, Andersen, Soseki... Encomendei "Kafka sur le rivage". Estou à espera de receber o livro. Tenho uma grande pancada por escritores japoneses e você me deixou curiosa com o Muramaki...

Beijos. Enormes.

PS: uma vez, no Salon du Livre de Paris, tive de entrevistar o tal Paulo Coelho. Obrigação profissional... Foi horroroso! Aquele homem é um convencido. Só escreve para ganhar dinheiro mesmo. Detestei.

O Cravo da Índia disse...

Talvez seja esta uma boa altura para dizer que foi graças a este blog que descobri o Murakami e li o "Kafka à beira-mar". E por isso, obrigado. Não se aprende só culinária nestes blogs :)

Karen disse...

Elvira, espero que goste do Kafka, eu já tinha lido outros livros do Murakami antes, mas não gostava dele tanto quanto após ler esse livro. Ele é "diferente", gosto do modo como o Murakami usa os elementos "pop" da cultura contemporânea e japonesa em seus textos.

Quanto ao Paulo Coelho, realmente, ele não passa uma boa impressão.

Cravo, eu devia pedir uma comissão por vendas do "Kafka"! :)
Espero que tenha sido uma boa experiência!

Não, com certeza não é só culinária que aprendemos nos blogs!

O Cravo da Índia disse...

Pois, eu imagino quantas outras pessoas, partindo do título do blog, já terão tido curiosidade. Foi uma óptima experiência! Tanto que um dos livros que tenho em lista de espera é "Em busca do carneiro selvagem".

Karen disse...

Cravo, se puder, leia "Norwegian Wood" e "Minha Querida Sputnik", eles são escritos em um estilo bem diferente, sem os elementos "surreais".

Maria Helena disse...

Não faça isso comigo num período tão crítico: estou no meio do mestrado, acabei de voltar a trabalhar, meu tempo sumiu, meu projeto para qualificar está um horror, hoje dei bolo no orientador e ainda por cima descobri que o meu trabalho tem uma biblioteca MARAVILHOSA, com Murakami, Kawabata (já estou lendo dois), Thomas Mann, Cortazar, Sábato... enfim, uma tortura!!! Além do que eu peguei oprimeiro pagamento, passei numa livraria, fiz um estrago e agora fico namorando isso tudo na prateleira daqui de casa!!! Como se não bastasse esses eventos todos para tornar seu post cruel, ainda por cima EU ADORO LISTAS!!!

Karen disse...

Maria Helena, pensei mesmo que você teria interesse em responder este Meme, mas também sabia que sua vida andava meio corrida... Mas se puder, por favor, não se acanhe!

No final, você verá, tudo vai dar certo! ;-)
Minha qualificação de doutorado foi terrível, e meu orientar mandou minha tese ser impressa sem que ele tivesse terminado de lê-la. É a vida, imagine como estava me sentindo na defesa! rs

Mas ler é uma das melhores coisas que existem...

Maria Helena disse...

Nossa, que desorientador foi esse??? Eu preciso qualificar até o fim do semestre e meu projeto está manco de revisão bibliográfica por absoluta falta de tempo!

miki w. disse...

de uma certa maneira, vc fez uma homenagem ao kafka com a foto q escolheu :-) para ilustrar o même (quer dizer, isso é o achômetro de quem só conhece o livro pelo título rs)!

beijinhos, miki

Karen disse...

Maria Helena, tenho certeza de que vai dar tudo certo!

Miki, juro que foi inconsciente, mas agora que vc falou... rs

Lílian disse...

Karen, ótimo!
Anotei suas dicas.
Estou lendo Kawabata. Decidi comprar antes do Murakami, porque estava com um preço melhor hehe

Lílian disse...

Ah, também quando adolescente li Sheldon. Céus! Mas Paulo Coelho não consegui ler... Não passei do primeiro capítulo de um dos livros que nem lembro mais os título.
E na minha lista de releituras também está Proust!