1.10.07

Dica: como descobrir se o seu mel não está "melado"

Ontem eu assisti ao Globo Rural, um de meus programas favoritos, e havia uma reportagem sobre falsificação de mel. Os falsificadores fazem uma imitação de mel usando açúcar, essência e amido e a chance de estarmos comprando esse "xarope" ao invés de mel puro é muito grande. Felizmente, na reportagem, também ensinaram como fazer um teste simples para verificar se o aquilo que compramos é mel ou não!
Basta dissolver uma colher de sopa do mel na mesma quantidade de água, pingar três gotas de tintura de iodo (dessas vendidas nas farmácias), misturar e comparar a cor, se ela não mudar, é mel puro, se ficar mais escura, é porque houve uma reação com o amido e o produto é falsificado. Útil, não é mesmo?

16 comentários:

laila disse...

muito útil Karen...é uma baita sacanagem o que fazem...a gente vai compra o produto achando q tá fazendo melhor a saude e é um desses xaropes...deveria haver uma punição grave contra esses falsificadores! bjos

Migas disse...

Que interessante, Karen. Realmente é muito mau quando nos enganam, especialmente quando se trata de enganar com o que comemos. Também me lembro que um amigo meu cujo pai produzia mel, me contou um dia que aquele mel que cristaliza e parece ficar em pedra, é o mais natural e autêntico...:o)

valentina disse...

Os trapaceiros n~ao dao mole,nao?! otima dica karen.

Laurinha disse...

E mel, que é um produto tão bom para a saúde, tantas beneces que ele traz! Sempre compro mel em Itupeva, e dependendo da época do ano, até tem o de assa peixe, que é ótimo para a parte respiratória...
Bem, temos é que estar alerta, obrigada pelo post!
Beijinhos,

Vitor Hugo disse...

Sim, sim se o mel cristalizar é sinal de que é puro também! E vale lembrar que o Karo não é mel e não é natural.

Katia Mine disse...

Adorei essa sua dica. Eu sempre compro mel e sempre fico pensando se é mel mesmo.
Vou fazer o teste e te conto.
bjos

katia

brisak disse...

Oi Karen!!

Akih nunca cogitei se o mel eh puro ou nao - diz no label que eh e, como tudo akih eh rigoroso..Mas acho otimo saber!! E vou testar.. vai saber??:)) Nao eh porque eh US (coisas certinhas, punicao a vista) que eh 100% confiave..

vou testar soh por curiosidade mesmo..And God Forbid be made in Paraguay ( ou melhor - TJ..hehe)

Bjs e otima dica!!

Bri

Agdah disse...

Não tem também aquela outra técnica de colocar na geladeira e se solidificar é verdadeiro? Ou algo parecido, alguém sabe?

Camila disse...

O teste mais garantido que eu conheço é o da cristalização. Se cristalizar é mel mesmo, se não... Eu sempro tento comprar mel em lojas de produtos naturais, normalmente o mel é de melhor qualidade. E eu tb percebo pelo gosto, porque sou viciada em pão com manteiga e mel ;-) No cream cracker tb fica uma delícia, hehehe

Romy disse...

mas que dica excelente Karen... muito obrigada. Vou fazer esse teste no meu mel ... :-D
Bjokas

Karen disse...

Eu gostei desse teste porque não é preciso esperar o mel cristalizar, é mais rápido. rs
No programa, mostraram muitas amostras falsificadas, fiquei espantada!

Karen disse...

Camila, eu também adoro pão com mel e manteiga... Deu até vontade!

Cinara disse...

Eu nunca imaginei que pudessem falsificar mel, Karen... Essa gente "do mal" é criativa mesmo! Ainda bem que tenho um fornecedor de confiança, o Apiário Baldoni. Já compro deles há anos e não troco o mel Baldoni por nenhum outro! ;o) Beijinhos e até amanhã!

Karen disse...

Cinara, pois é! Gente mal intencionada existe em todas as àreas! Eu não conheço esse apiário, mas procuro ser fiel às marcas mais conhecidas.

Andrea disse...

Vi na TV ou dia s seguinte dica: coloque uma colherinha de mel em meio copo de alcool, se não misturar é puro, se misturar é açucar.
Fiz com um restinho que tinha em casa e não misturou...
O bom é que alcool a gente sempre tem em casa neh.

Adorei este blog
Beijocas

Andrea Melo

Karen disse...

Andrea, essa dica é interessante, quando abrir o próximo vidro de mel, vou fazer todos os testes! rs
Obrigada pela dica e pela visita ao blog!