27.10.08

Gomashio

O gomashio é uma mistura de gergelim (goma) temperada com um pouco de sal (shio) que os japoneses costumam polvilhar sobre o arroz. Foi a Andrea, uma leitora do blog, que indicou esta receita deste blog francês. Ao contrário da autora, eu tostei o gergelim e as algas antes de moer tudo no suribachi (um tigela com ranhuras no interior que servem para triturar alimentos) como em um dos comentários do post. Também adicionei wakame (um tipo de alga) e, como só tinha folhas grandes de nori, eu tive que picá-las para que ficassem mais trituradas (mas o resultado talvez tivesse sido melhor se tivesse usado o processador).

Gomashio

(para um o equivalente a um pote de geléia)

100g de grãos de gergelim claro
1 c café de sal
3 c sopa de folhas de nori em tirinhas
(eu adicionei um pouco de wakame)

Triture os grãos de gergelim e o sal (de preferência, em um processador). Misture o nori seco e toste tudo em uma frigideira grande até sentir o aroma do gergelim. Retire do fogo e coloque o gomashio em um pote. Ele pode ser conservado por algumas semanas.
(Eu preferi tostar tudo antes de moer, pois assim o nori e o wakame ficaram mais secos e quebradiços, mais fáceis de triturar).


2.10.08

Pudim de pão salgado com alho-poró

A receita é de uma revista Gourmet e deveria levar milho, mas quando fui procurar a lata que jurava ter comprado, não achei, tinha uma porção de latas de ervilha e grão-de-bico, mas nenhuma de milho. Como já tinha picado o alho-poró e planejado o almoço, fiz a receita sem esse ingrediente.
Passo a receita tal qual está na revista. Fiz metade e adorei, dá um belo acompanhamento, ótimo também para servir em um brunch.

Pudim de pão salgado com alho-poró

1 c sopa de óleo ou manteiga
2 alho-porós picados
4 x de milho debulhado (fresco, congelado ou enlatado)
1/2 c chá de páprica picante
1/3 x de salsinha picada ou coentro
1 c sopa de manjericão picado
2 x de leite
4 ovos
5 x de pão amanhecido em cubos
1 x de queijo tipo cheddar picado (eu usei mussarela de búfala)
1/2 x de leite
sal a gosto

Preaqueça o forno à 180C. Unte um refratário com manteiga. Reserve.
Aqueça o óleo em uma panela e refogue o alho-poró e o milho por cerca de 4 min. Tempere com um pouco de sal e a páprica. Adicione as ervas, misture, retire do fogo e reserve.
Bata o leite com os ovos, tempere com cerca de 1/2 chá de sal e junte essa misture ao pão em cubos. Adicione o queijo e o refogado de milho e alho-poró. Misture tudo muito bem, despeje tudo no refratário. Derrame o leite restante sobre a mistura, leve ao forno e deixe assar até que o pudim doure.