15.6.09

Torta de limão

Olá a todos! Como já virou um hábito, peço desculpas outra vez por não estar atualizando o blog com muita frequência e por não fazer/responder (aos) comentários, mas o tempo é curto e é preciso fazer escolhas, infelizmente, o blog é o primeiro a dançar... Espero que compreendam e saibam que sempre leio os comentários que vocês fazem aqui e que eles sempre me alegram, se houver perguntas específicas, procuro sempre responder.

Fiz a receita da torta publicada pela Akemi, uma delícia, o creme é realmente muito leve e gostoso, fiquei imaginando como ficaria substituindo o suco de limão pelo de maracujá, acho que dá samba....


Torta de limão

Massa:

*xicara medidora de 240ml

1 xícara de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 colher (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de manteiga ou margarina
1 ovo grande

Misture todos os ingredientes e depois amasse até ficar uma massa lisa e homogênea. Espalhe a massa com as maos no fundo e nas laterais de uma forma de torta de fundo falso. (A minha não era, por isso não deu para desenformar)

Leve para assar em forno brando (160oC) preaquecido por 15 a 20 minutos ou até que fique levemente corado.

Deixe esfriar e cubra com o creme. Leve para a geladeira até que fique firme. Fica melhor de um dia para o outro.

Creme:
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite com soro
1/2 lata de suco de limão
raspas de limão para decorar

No copo do liquidificador, coloque o leite condensado e o creme de leite. Bata por alguns instantes e vá adicionando o suco de limao aos poucos ate engrossar. Depois é so empregar.

3.6.09

Doce de mamão

Sabem aqueles mamões que vão amadurecendo mas não ficam macios de jeito nenhum? (Aliás, alguém sabe por que isso acontece e se há como evitar?). Pois é, usei um desses para fazer este doce. A receita é para mamão verde e foi retirada o blog da saudosa Prizokita.

Doce de mamão

Descascar um mamão formosa médio. Cortar em cubos, lavá-lo bem e deixar de molho em uma vasilha com água e uma colher de sopa cheia de bicarbonato de sódio ou fermento em pó. Deixar por 3 horas. Depois desse tempo, lavar bem e colocar em uma panela com água até cobrir os pedaços de mamõ com 1/2 kg de açúcar e alguns cravos (coloquei um pau de canela). Deixar fervendo até a água diminuir de volume, formando uma calda, mais ou menos 2 horas. Não precisa ficar mexendo. Colocar em um vidro e levar a geladeira.