27.7.09

Bolo de banana da Elise

É, outro.
Eu sempre compro bananas e mesmo assando, empanando e comendo várias todos os dias, não consigo dar cabo de todas antes que elas amadureçam demais, então preciso encontrar outras soluções. A receita desta vez é da Elise do Simply Recipes. O bolo ficou muito gostoso, denso e úmido do jeito que gosto. Piquei um restinho de chocolate que estava no armário e adicionei à massa.

Bolo de banana da Elise

3-4 bananas maduras amassadas
1/3 x de manteiga derretida
1 x de açúcar (usei demerara, coloquei pouco mais de meia xícara e achei que ficou doce na medida certa)
1 ovo batido
1 c chá de essência de baunilha (troquei por um pouco de canela em pó)
1 c chá de bicarbonato de sódio
1 pitada de sal
1 1/2 x de farinha

Preaqueça o forno à 175C. Misture a banana amassada com a manteiga. Adicione o açúcar, o ovo e a baunilha. Polvilhe o bicarbonato de sódio e o sal, misture. Adicione a farinha e mexa. Despeje a massa em uma forma de bolo inglês untada e asse por cerca de 1h ou até dourar.


20.7.09

Bolo de banana leve

Outro bolo, O. anda com vontades de bolo ultimamente...
Vi esta receita no blog Joy the baker, ele leva bem pouca gordura, apenas três colheres de chá de óleo de canola (na verdade usei colheres de sopa, pois li a receita rapidamente, como costumo fazer, e acabei me enganando com as quantidades...), mas fica bem fofo e muito gostoso. A única mudança que fiz foi adicionar duas gemas ao invés de um ovo inteiro e bater três claras em neve.

Bolo de banana leve

1 1/4 x de farinha de trigo
1/2 x bem cheia de açúcar mascavo ou demerara
1/2 c chá de sal
1/2 c chá de bicarbonato de sódio
1/4 c chá de fermento em pó
1/2 c chá de canela em pó
3 c chá de óleo de canola
1 ovo grande batido
2 claras batidas em neve (usei três claras e adicionei duas gemas à massa ao invés do ovo inteiro)
3 bananas grandes maduras
1 x de aveia em flocos

Preaqueça o forno à 200C. Unte uma forma de bolo inglês (a minha massa rendeu bastante, por isso usei uma forma redonda com furo no meio), reserve. Em uma tigela, misture os ingredientes secos, inclusive a aveia e a canela. Em outro recipiente, misture as bananas amassadas com um garfo, o óleo e o ovo inteiro. Adicione essa mistura de banana aos ingredientes secos. Mexa bem, a massa será bem espessa. Adicione as claras batidas em neve, misture delicadamente. Coloque a massa na forma preparada e asse por cerca de 45-50 min. Retire do forno e deixe esfriar por cerca de 5 min antes de desenformar e deixar esfriar completamente.

17.7.09

Bolo de maçã com amêndoas, aveia e passas

Vi a receita no La cucinetta, como tinha todos os ingredientes, decidi prepará-lo. Nada melhor do que um bolo de maçã para um lanche no meio da tarde...

Bolo de maçã com amêndoas, aveia e passas

1 x de leite integral
1 ovo
8 c sopa de manteiga
1 c chá de essência de baunilha
1/2 c chá de essência de amêndoas
1 3/4 x de farinha
1/2 x de açúcar cristal orgânico
1 c sopa de fermento em pó
1/2 c chá de bicarbonato de sódio
1/2 c chá de canela em pó
1/4 c chá de sal
1/4 x de açúcar mascavo
3/4 x de aveia em flocos
1 maçã com casca cortada em cubinhos (eu usei duas maçãs pequenas)
1/2 x de amêndoas picadas
1/3 x de passas

Preaqueça o forno à 200C. Unte e enfarinhe uma forma ou assadeira de 20cm.
Derrata a manteiga e deixe esfriar. Misture a manteiga como o leite, o ovo, as essências.
Em outra tigela, junte a farinha, o fermento, o bicarbonato, a canela, o açúcar cristal e o sal. Misture e adicione o açúcar mascavo e, em seguida, a aveia.
Junte a mistura líquida à seca. Adicione a maçã, as amêndoas e as passas. Misture pouco.
Deite a massa na assadeira e asse por cerca de 30-35 min ou até que fique dourado e um palito inserido no meio da massa saia limpo.

14.7.09

Lombo assado no leite

"Roubei" a receita do blog Da cachaça pro vinho e ela virou meu curinga, faço no final de semana, fatio, congelo e deixo guardado para aqueles momentos em que a inspiração acaba e o tempo é escasso. A carne fica muito saborosa e macia.

Lombo de porco assado no leite

Eu tempero o lombo com sal, suco de limão, pimenta do reino, alho e alecrim, mas isso depende do gosto de cada um, outras ervas podem ser adicionadas. Selo de todos os lados em uma panela antiaderente e coloco em um refratário fundo forrado com cebolas fatiadas (umas duas grandes). Coloco leite quente até atingir a metade do lombo e deixo assando por duas horas, viro e deixo assar por mais meia hora. Na receita original o molho vai para uma panela e é cozido para reduzir, no meu caso, como faço tudo mais ou menos a olho, nunca sobra tanto caldo assim...


10.7.09

Cake de legumes grelhados

Receita da revista Cuisine et vins de France. Adoro cakes salgados e este aqui pode ser servido como acompanhamento, entrada ou lanche. Ficou muito bom. Uma boa forma de dar fim aos restos de caponata ou ratatouille.


Cake de legumes grelhados

2 abobrinhas pequenas
1 pimentão (vermelho, verde ou amarelo)
1 berinjela média
180g de farinha
3 ovos
100ml de leite
100g de parmesão ralado (ou outro queijo de sua preferência)
1 c sopa de fermento em pó
200ml de azeite (usei metade)
1 ramo de tomilho fresco (usei seco)
sal e pimenta

Preaqueça o forno à 180C. Corte os legumes em tiras de cerca de 5cm no sentido do comprimento. Disponha-os em uma assadeira, coloque 100ml de azeite, polvilhe com o tomilho, tempere com sal e pimenta e misture tudo muito bem. Asse por 30 min.
Forre uma forma com papel manteiga (ou unte como de costume). Bata os ovos com o resto do azeite, o leite, a farinha, o fermento e o parmesão. Adicione os legumes grelhados, salgue caso ache necessário e coloque a mistura na forma preparada. Asse por cerca de 45-50min.