27.7.09

Bolo de banana da Elise

É, outro.
Eu sempre compro bananas e mesmo assando, empanando e comendo várias todos os dias, não consigo dar cabo de todas antes que elas amadureçam demais, então preciso encontrar outras soluções. A receita desta vez é da Elise do Simply Recipes. O bolo ficou muito gostoso, denso e úmido do jeito que gosto. Piquei um restinho de chocolate que estava no armário e adicionei à massa.

Bolo de banana da Elise

3-4 bananas maduras amassadas
1/3 x de manteiga derretida
1 x de açúcar (usei demerara, coloquei pouco mais de meia xícara e achei que ficou doce na medida certa)
1 ovo batido
1 c chá de essência de baunilha (troquei por um pouco de canela em pó)
1 c chá de bicarbonato de sódio
1 pitada de sal
1 1/2 x de farinha

Preaqueça o forno à 175C. Misture a banana amassada com a manteiga. Adicione o açúcar, o ovo e a baunilha. Polvilhe o bicarbonato de sódio e o sal, misture. Adicione a farinha e mexa. Despeje a massa em uma forma de bolo inglês untada e asse por cerca de 1h ou até dourar.


17.7.09

Bolo de maçã com amêndoas, aveia e passas

Vi a receita no La cucinetta, como tinha todos os ingredientes, decidi prepará-lo. Nada melhor do que um bolo de maçã para um lanche no meio da tarde...

Bolo de maçã com amêndoas, aveia e passas

1 x de leite integral
1 ovo
8 c sopa de manteiga
1 c chá de essência de baunilha
1/2 c chá de essência de amêndoas
1 3/4 x de farinha
1/2 x de açúcar cristal orgânico
1 c sopa de fermento em pó
1/2 c chá de bicarbonato de sódio
1/2 c chá de canela em pó
1/4 c chá de sal
1/4 x de açúcar mascavo
3/4 x de aveia em flocos
1 maçã com casca cortada em cubinhos (eu usei duas maçãs pequenas)
1/2 x de amêndoas picadas
1/3 x de passas

Preaqueça o forno à 200C. Unte e enfarinhe uma forma ou assadeira de 20cm.
Derrata a manteiga e deixe esfriar. Misture a manteiga como o leite, o ovo, as essências.
Em outra tigela, junte a farinha, o fermento, o bicarbonato, a canela, o açúcar cristal e o sal. Misture e adicione o açúcar mascavo e, em seguida, a aveia.
Junte a mistura líquida à seca. Adicione a maçã, as amêndoas e as passas. Misture pouco.
Deite a massa na assadeira e asse por cerca de 30-35 min ou até que fique dourado e um palito inserido no meio da massa saia limpo.

14.7.09

Lombo assado no leite

"Roubei" a receita do blog Da cachaça pro vinho e ela virou meu curinga, faço no final de semana, fatio, congelo e deixo guardado para aqueles momentos em que a inspiração acaba e o tempo é escasso. A carne fica muito saborosa e macia.

Lombo de porco assado no leite

Eu tempero o lombo com sal, suco de limão, pimenta do reino, alho e alecrim, mas isso depende do gosto de cada um, outras ervas podem ser adicionadas. Selo de todos os lados em uma panela antiaderente e coloco em um refratário fundo forrado com cebolas fatiadas (umas duas grandes). Coloco leite quente até atingir a metade do lombo e deixo assando por duas horas, viro e deixo assar por mais meia hora. Na receita original o molho vai para uma panela e é cozido para reduzir, no meu caso, como faço tudo mais ou menos a olho, nunca sobra tanto caldo assim...


10.7.09

Cake de legumes grelhados

Receita da revista Cuisine et vins de France. Adoro cakes salgados e este aqui pode ser servido como acompanhamento, entrada ou lanche. Ficou muito bom. Uma boa forma de dar fim aos restos de caponata ou ratatouille.


Cake de legumes grelhados

2 abobrinhas pequenas
1 pimentão (vermelho, verde ou amarelo)
1 berinjela média
180g de farinha
3 ovos
100ml de leite
100g de parmesão ralado (ou outro queijo de sua preferência)
1 c sopa de fermento em pó
200ml de azeite (usei metade)
1 ramo de tomilho fresco (usei seco)
sal e pimenta

Preaqueça o forno à 180C. Corte os legumes em tiras de cerca de 5cm no sentido do comprimento. Disponha-os em uma assadeira, coloque 100ml de azeite, polvilhe com o tomilho, tempere com sal e pimenta e misture tudo muito bem. Asse por 30 min.
Forre uma forma com papel manteiga (ou unte como de costume). Bata os ovos com o resto do azeite, o leite, a farinha, o fermento e o parmesão. Adicione os legumes grelhados, salgue caso ache necessário e coloque a mistura na forma preparada. Asse por cerca de 45-50min.