25.8.09

Frango assado caramelizado com azeitonas e ameixas

Outra receita da Clotilde. Gosto muito de frango preparado assim, marinado e colocado em uma forma para ser assado, não há nada mais prático. A combinação de sabores, ligeiramente agridoce, também é uma de minhas favoritas. Lembra a receita de frango bêbado da Valentina (que também é muito boa).

Frango assado caramelizado com azeitonas e ameixas

8 pedaços de frango, coxas e sobrecoxas, cerca de 3kg (usei só sobrecoxas e retirei a pele)
130g de azeitonas verdes
300g de ameixas secas sem caroços picadas
3 dentes de alho amassados e descascados
4 folhas de louro
1/3 x de azeite de oliva
1/3 x de vinagre balsâmico (ou outro vinagre)
3 c sopa de orégano
sal e pimenta a gosto
2 c sopa de açúcar mascavo
1/2 x de vinho branco
folhas de um maço de coentro ou salsinha (não usei)
1/3 x de amêndoas fatiadas (não usei)

Na noite anterior, faça uma marinada com as azeitonas, ameixas, alho, louro, azeite, vinagre e orégano. Tempere com sal e pimenta e coloque os pedaços de frango. Misture bem para que os pedaços fiquem bem envolvidos com os temperos. Cubra com um filme plástico e deixe na geladeira de um dia para o outro.
Retire a frango da geladeira uma hora antes de assar. Preaqueça o forno à 180C. Coloque os pedaços de frango em uma assadeira grande o suficiente para que eles formem uma só camada.
Derrame o que sobrou da marinada sobre o frango, polvilhe o açúcar e adicione o vinho branco. Asse por cerca de uma hora ou uma hora e meia, virando e umedecendo com o molho a cada 20 min.
Polvilhe com o coentro e as amêndoas e sirva.



20.8.09

Torta de tomates com massa à base de azeite

Gripe suína, frio, chuva, dias chatos. O. teve uma pneumonia e não tive muito ânimo para blogar ou cozinhar coisas diferentes. Ficamos só de olho para ver se a doença não piorava. Não sabemos se a pneumonia foi consequência de uma gripe suína, pois não foi feito nenhum exame mais aprofundado, mas depois de dez dias de antibiótico e inalações, O. já está se recuperando, sobrou só uma tosse residual. Na próxima semana ele já deve estar 100%.

Hoje testei duas receitas em uma, usei a massa à base de azeite da Clotilde para fazer a torta de tomates que vi no blog da Elise do Simply Recipes, ambas foram aprovadíssimas. A massa é muito leve e crocante e a cobertura da torta é muito saborosa, só acho que usei menos queijo do que a Elise, pois não consegui cobrir tão bem os pedaços de tomate. A base da torta ficou um pouco úmida porque os tomates soltaram líquido, mas nada grave.
Você pode usar outra massa de sua preferência ou mesmo uma massa para torta congelada.


Torta de tomates

massa à base de azeite (adaptada da receita da Clotilde), suficiente para uma forma de 28-30cm de diâmetro

250g de farinha (usei uma mistura de 50% de farinha normal e 50% de farinha integral fina)
1 c chá de sal
1 c chá de ervas finas secas (ou outras ervas secas)
60ml (1/4x) de azeite de oliva
120ml (1/2 x) de água fria (não usei tudo, coloquei cerca de 85ml, na dúvida, adicione a água aos poucos)

Misture a farinha, sal e ervas. Adicione o azeite de oliva e misture com um garfo. Adicione a água, misture com o garfo até que ela seja absorvida pela farinha e sove até formar uma bola. Abra com o rolo sobre uma superfície ligeiramente enfarinhada e forre a forma preparada, pique com um garfo e leve para assar em forno preaquecido à 200C por cerca de 8-10min.

Cobertura da torta:

1/2 cebola picada
3-4 tomates (corte-os no meio no sentido do comprimento, esprema-os para retirar o excesso de líquido e fatie, devem render cerca de 3 x)
1/4 x de manjericão picado
2 x de queijo ralado (gruyere, emmental, mussarela ou outro)
3/4 x de maionese
1 c chá de tabasco (ou outro molho de pimenta)
sal e pimenta a gosto

Esprema os tomates para retirar o máximo de líquido possível usando toalhas de papel ou panos de prato.
Espalhe a cebola no fundo da massa pré-assada. Espalhe os tomates sobre a cebola e, em seguida o manjericão.
Em outro recipiente, misture o queijo, a maionese e o tabasco. Tempere com sal e pimenta. Espalhe essa mistura de queijo sobre os tomates e leve a torta para assar até dourar por cerca de 25-35min.