5.11.10

Mandioca "frita" no forno


(Retornamos à programação normal após um intervalo portenho.)

Adoro mandioca frita, odeio encher uma frigideira com óleo para prepará-la. Solução? Cozinho a mandioca descascada e cortada em pedaços até que fique bem macia, escorro bem, coloco sobre uma assadeira, tempero com um pouco de sal e adiciono um fio de óleo de canola, o suficiente para envolver todos os pedaços, misturo com as mãos, espalho os pedaços para que não fiquem uns sobre os outros e levo para assar. Deixo dourar de um lado e viro para dourar um pouco do outro. (A mandioca feita assim costuma grudar na assadeira, mas depois que a parte debaixo doura, fica mais fácil passar uma espátula para soltar os pedaços e virá-los).

Não fica idêntica à frita, fritura é sempre imbativalmente gostosa, mas mata a vontade sem sujeira e cheiro de óleo. Sempre tenho mandioca cozida na geladeira e preparo assim.


10 comentários:

Quéroul disse...

as mandiocas estão lindas, como se fritas mesmo.
concordo que gordura é jesus, mas né... não dá pra investir tanto em fritura.

beijo da pessoa que comeu pastel três vezes nesta mesma semana. :)

Karen disse...

Nossa, pastel... nem lembro quando comi pela última vez. Mas não ligo muito, comi horrores quando era criança, acho que fiquei imune...

Anônimo disse...

ai que gostosura!! que vontade de comer mandioca. Onde vou encontrar as tais mandiocas por aqui? fiquei com água na boca.
madoka

Ana disse...

Nao acredito, jura q essas mandiocas da foto sao assadas e nao fritas??
Uau Karen, estao perfeitas!
Vc usa o forno na temperatura alta? Quando cozinha vc deixa elas beeem macias entao, como se fosse p/ amassar?
Nossa, preciso tentar fazer assim pois aqui em casa meu marido e meu filho amam mandioca frita.
eu compro elas congeladas no mercado mexicano, cozinho e frito. Vou la fora na boca de fogao q tem ao lado da minha churrasqueira p/ fritar, pois aqui dentro de casa eh um horror, o cheiro fica impregnado por dias - sem falar na sujeira mor q a fritura causa...afff.
Anyways, adorei, suas mandiocas estao lindas e perfeitas!
Ana

Karen disse...

Madoka, nem congelada?

Ana, isso mesmo, cozinho bem, mas sem deixar perder a forma. Dependendo da mandioca, ela pode ficar mais dura depois assada, mas eu acho boa mesmo assim. Fritura não é comigo... rs

Vitor Hugo disse...

Imune a pastel?! :O Como assim? heheheh

Vou adaptar a idea para batatas que está morando na geladeira antes que estraguem. :)

Karen disse...

Vitor, comi pastel demais e fiquei "imune à tentação de comer pastel". rs

Nunca experimentei com batatas cozidas, sempre as assei cruas, mas também devem ficar boas. Depois você me conta.

comidas&rumos disse...

Adorei a ideia, vou tentar pq tambem adoro mandioca frita e detesto fritura, quer dizer adoro fritura mas detesto sujar toda a cozinha, o cheiro de óleo. Adorei a ideia!

Judy disse...

Que delícia!
Faço assim com as batatas (já cozidas) e fica ótimo (hummm!) e agora vou tentar com as mandiocas!

bj e bom fim de semana!

Karen disse...

Judy, atualmente eu só faço assim, espero que goste!