30.10.10

Chá no Alvear - Buenos Aires



Li tantos comentários no Viaje na Viagem recomendando o "afternoon tea" no Alvear que acabei fazendo uma reserva para o casal. Segundo os comentários, o chá normalmente é servido no andar térreo e o melhor lugar para escolher uma mesa seria o jardim de inverno, fiz isso, mas no dia em que fomos, devido a um evento, ele foi servido nos salões  Imperatriz & Alvear.

É um chá "à inglesa" com alguns doces, pequenos sanduíches, scones, geléia e, obviamente, chá. Estava certa de que pedir um chá completo para cada um de nós seria demais para o estômago e para o bolso, por isso, pedi um chá completo para uma pessoa + uma infusão extra para o O. e paguei $ 170 (uns R$ 75), praticamente a coisa mais cara de toda a viagem, como a curiosidade era minha e o convite também, banquei a conta. Acho que todos compartilham o chá entre duas pessoas, pois não vi nenhuma mesa com um chá completo para cada comensal.

Chegamos no horário e apenas três mesas estavam ocupadas, havia duas famílias, uma delas de chineses (ao menos foi o que meu "radar" oriental me disse) e um casal que falava inglês. Talvez devido à formalidade do salão e ao reduzido número de pessoas lá dentro, ninguém parecia muito à vontade. As outras mesas foram sendo ocupadas com o passar do tempo, na maior parte, por grupos de mulheres, e o clima ficou mais descontraído. Quando fiz a reserva, o horário marcado era 16.30hs, pelo visto, isso não é algo estrito.

O pão dos sanduíches estava meio úmido e não vi graça nos docinhos. As geléias eram boas e os scones estavam ok. A melhor coisa era o chá propriamente dito, você escolhe o blend que quiser e pode beber até se fartar. Foi o que fiz. Só provei os comes e bebi uns dois bules de chá.

Fomos os primeiros a sair. No final, ainda trazem um carrinho com doces, aqueles de confeitaria, bolos glaçados e tortas, que podem ser embrulhados se você não quiser comer ali, mas acho que todo mundo recusa.

O Alvear é um hotel tradicional e caro da Recoleta. Achei engraçado ver o bellboy com a cartola e a libré na entrada. A decoração é cheia de pinturas douradas e lustres de cristal, quite rococo. Os garçons vão e vêm no salão, o som ambiente começa com trechos de algumas óperas e continua com um pianista a um canto. Oito entre dez pessoas acham o chá o máximo. Eu e o O. somos os dois que o acharam brega
acharam que ele tem um charme decadente e só.



(Tomei tanto cuidado para que outras não pessoas saíssem na foto que nem notei o braço do O.)


6 comentários:

Quéroul disse...

nunca.ouvi.falar.

:S

Karen disse...

Até começar a procurar informações sobre a cidade feito uma doida, eu também não conhecia... :)

Drika disse...

Hum... Dever ser ótimo!

Karen disse...

Drika, não faz muito estilo, mas muita gente gosta.

aline naomi disse...

Noooossa, me achei superbásica agora! Nunca pagaria esse valor para tomar chá num lugar desses. Preferiria gastar com outras coisas... mas as xícaras, bules e pratos parecem ser lindos - adorei a primeira foto do post!!

Karen disse...

Aline, as pessoas gostam da coisa pelo ritual, pelo ambiente, mas achei mais um troço "engana turistas"...