8.11.10

Baguette


Como é possível ver, a baguette mesmo está só no nome, apesar das instruções para moldar os pães constarem da receita, eu amassei tudo na máquina e espalhei a massa na forma da melhor  maneira que minhas limitadas habilidades permitiam. Estava com preguiça de trabalhá-la e a pia e a mesa estavam ocupadas. O resultado foi um pão informe, mas o sabor e a textura ficaram muito bons.




Baguette

1 x de água
2 1/2 x de farinha
1 c sopa de açúcar
1 c chá de sal
1 1/2 c chá de fermento biológico 
1 gema
1 c sopa de água

Coloque os ingredientes na máquina na ordem indicada pelo fabricante. Selecione o ciclo que costuma usar  para sovar a massa.

Depois de completado o ciclo, abra a massa em um retângulo de cerca de 40x30cm. Corte ao meio, formando dois retângulos de 20x30cm e enrole cada um deles começando pelo lado mais largo retirando as bolhas de ar enquanto faz isso. Faça movimentos de vai-e-vem para afunilar as pontas. Coloque as baguettes sobre uma forma untada com óleo com cerca de 8 cm entre elas. Faça cortes diagonais sobre a massa ou um longo corte no sentido do comprimento. Cubra e deixe crescer por cerca de 30-40 min, até dobrar de volume.

Pincele as baguettes com a mistura de gema e água e asse em forno preaquecido à 190C.

11 comentários:

ameixa seca disse...

É uma baguette mais gordinha :) Mas não deixa de ser uma baguette!

♥♥ belinhagulosa ♥♥ disse...

Uma bela baguete amiga,adoro este pão,bjokinhas

Billy disse...

Vou já pôr a fazer (enquanto o site dos impostos carrega... as obrigações fiscais já são o que são, ainda por cima o site demora a carregar! Valham-nos estas boas distracções...)!

Lorena Bezerra* disse...

Pode não ter forma de baguette, mas parece estar deliciosa!!
Tenha uma ótima semana!!!

Anônimo disse...

pra fazer pães é melhor estar num bom dia né! Porque vamos colocar toda nossa energia na hora de sovar, enfim trabalhar a massa. É bom demais, tudo que é caseiro. As vezes (só as vezes) tenho vontade de ir morar num sítio, chão de terra, criar galinhas, porcos, vaquinhas, fazer o meu próprio queijo e pães também.
sayonara
madoka

Letrícia disse...

Não tem cara de baguette, mas tem cara de ser bom demais. Quero provar!

Beijos!

Karen disse...

Ameixa, era para dividir a massa e fazer duas baguettes fininhas, mas fiz só uma, por isso ficou gordinha... rs

Belinha, eu também adoro!

Billy, espero que ela fique boa!

Lorena, é verdade, não posso reclamar do sabor.

Madoka, minhas atividades de "padeira" começaram mesmo depois da máquina de fazer pão, pois não sou lá muito fã de sovar massa. rs

Letrícia, prove sim! Recomendo!

Quéroul disse...

parece um ciabatta, que eu acho o pão mais lindo de todos no mundo inteirinho da panificação.

quero esse pão pra mim.

e uma máquina de pão, porque eu sei que nunca vou conseguir fazer pão em casa.
=***

Karen disse...

Quéroul, parece mesmo! rs

Máquina de pão é um trambolho, mas eu uso sempre para sovar, meu tempo de brincar com "massinha" passou faz tempo... :)

Catarina - ReceitaseSaboresdoMundo disse...

Com forma ou sem forma de baguette,
de certeza que e uma delicia.
Simplesmente adorei esta receita.
Beijinhos

moranguita disse...

tem na mesma a forna da baguiette mais larguinha mas boa na mesma
beijinhos