24.11.10

Mononoke hime



Mononoke Hime (1997) é um anime do Hayo Miyazaki, o mesmo de A viagem de Chihiro  e O Castelo encantado. (Ponyo é o mais recente, mas ainda não vi). O enredo é "ecológico", ao estilo de Avatar, e trata da animosidade entre os espíritos da floresta e os seres humanos que querem destruí-la. Um rapaz  busca a cura para uma maldição que ameaça sua vida e acaba se envolvendo no conflito. Ele tenta intermediar uma conciliação entre os dois lados e, no processo, conhece uma garota misteriosa criada por lobos, a Princesa Mononoke. ("Mononoke" quer dizer algo como "assombração", "fantasma"). Ela luta ao lado dos guardiães da floresta e procura destruir um forte onde se produzem armas.

O desenho é bem arrastadão, convenci o O.  a assisti-lo comigo, mas ele acabou dando umas cochiladas. Não vi todos os animes do Miyazaki, mas dos que vi, até hoje nenhum bateu Tonari no Totoro (Meu vizinho Totoro). O enredo é super simples, mas os personagens são inesquecíveis. Tinha acabado de assistir ao desenho quando fui ao Japão. Um dia, encontrei meu pai para almoçar em Osaka e, logo na entrada do lugar que escolhemos para comer, havia uma mesa cheia de bichos de pelúcia do desenho, achei muito divertido. 

Comprei um Totoro no aeroporto na volta e ganhei um menor da Akemi. Nunca fui muito apegada a bichos de pelúcia, tive apenas um ursinho na vida, dado para alguém já há muito tempo, mas tenho um grande carinho pelos meus Totoros.


(Meus totoros)

5 comentários:

Akemi disse...

Finalmente assisti Tonari no totoro e o filme é muito fofo mesmo. A cena no ponto de ônibus é inesquecível e agora entendo essa folhinha na cabeça do seu Totoro! rss

Luna disse...

Vi a Princesa Mononoke há mais ou menos um mês e adorei, gosto de praticamente tudo do Miyazaki, principalmente A Viagem de Chihiro, mas ainda não vi Meu Vizinho Totoro, espero ver em breve. Beijo!

Karen disse...

Akemi, o Totoro é a criatura que toda criança gostaria de encontrar... :)

Luna, assista sim, na minha opinião, é o melhor do Miyazaki.

André Kolya disse...

Que surpresa agradável, ver um post sobre o Studio Ghibli aqui! Nada me faz mais feliz do que um filme como Totoro, Kiki, etc.

Além disso, o senhor Miyazaki é um grande desenhista de banquetes! Quem não ficou com água na boca com as montanhas de comida de Viagem de Chihiro ou o café da manha com bacon, ovos e pão de Castelo Animado?

Obrigado e Parabéns!

Karen disse...

André, desenhos do estilo dos que o Miyazaki produz são sempre bem-vindos!