18.5.11

Pudim de colomba pascal, caqui e passas

 

Receita simples para acabar com o resto de uma grande colomba pascal e dois caquis molengos que não queria comer (prefiro quando estão bem firmes). A colomba era praticamente um pão doce, não tinha passas ou frutas. (Se preferir, use pão doce mesmo). Você pode aromatizar o leite com baunilha, rum ou raspas de casca de limão ou laranja. Também não é má ideia polvilhar açúcar e canela. O caqui entrou para dar volume e umidade pois o sabor acabou sumindo. Maçãs ou bananas picadas também serviriam. 

Nada demais, no entanto, é uma receita versátil para dar fim a alguns ingredientes, evitar desperdícios e alegrar crianças.


Pudim de colomba pascal, caqui e passas

150g de colomba pascal em pedaços médios (ou pão doce)
2 caquis moles (ou duas maçãs, ou bananas)
2 ovos 
1 x de leite
3 c sopa de açúcar (ou de acordo com sua preferência)
1 punhado de passas


Retire a polpa do caqui e misture grosseiramente com a colomba. Coloque essa mistura em um refratário pequeno untado com manteiga. Espalhe as passas por cima. Bata o leite com o açúcar e despeje essa mistura sobre a colomba no refratário. Leve ao forno e asse até começar a dourar. Sirva morno.




12 comentários:

Beta disse...

Ficou bonito esse pudim! E gostei da idéia de aproveitar os caquis, também não gosto deles moles. bjs

Quéroul disse...

vou contar um segredo: fiz outro dia pudim de pão - meu inimigo mor nessa vida - e gostei.
então já olhei seu pudim de colomba com olhos mais gulosos... apesar que eu sempre penso é em rabanada. fritar issaê tudo, olha que lindeza!!!
hihihi.

beijo, tô com saudade. tô meio sumida de comentários e blogs, mas ando sempre por aqui.
;)

Karen disse...

Beta, os caquis sumiram e não deram notícias, mas pelo menos não tive que jogar fora. rs

Quéroul, eu gosto mais do pudim de pão com calda, mas este é menos trabalhoso, como sou meio preguiçosa, já viu...

Você deve estar ocupada com a viagem e tal, depois dê notícias!

kalina morena disse...

delicia com um cafezinho bem fresco, hein.

Sérgio Gomes disse...

Deve ser uma delicia! Não me importava nada de provar.

Beijos.

Nane Cabral disse...

Olá, é a primeira vez que visito seu blog e amei seu cantinho, já virei seguidora! Também tenho um blog, se puder, me faça uma visita que ficarei muito feliz. Beijinhos, Nane www.vovoqueensinou.blogspot.com

Sandra Reis disse...

Adoro essas receitas que simplesmente "acontecem". Lindo e aparentemente apetitoso seu pudim.

beijos

Karen disse...

Kalina, eu preferi com chocolate quente... rs

Sérgio, é uma sobremesa simples, bem comfort food mesmo. (Essa sua foto me assusta um pouco!rs)

Nane, adicionei seu blog à lista. Adorei a suas ideias para a casa.

Sandra, "a necessidade é a mãe da criatividade", só posso concordar.

kalina morena disse...

Karen, chocolate tambem pooode :-)

Karen disse...

Kalina, a receita é só uma base, o resto depende da imaginação de cada um. :)

cronicas gulosas disse...

Nossa, até hoje eu só conseguia utilizar os caquis mais moles (que também não gosto) em uma única receita - merengue de caqui...Adorei este pudim de colomba. Abs!

Karen disse...

Wair, acho que o ideal é mesmo empregar o caqui in natura para preservar seu sabor. Aqui ele já sumiu... Abs!