29.12.11

Gelatina de coco e laranja


Comprei muitas laranjas na semana passada, além de mais garrafas de leite de coco do que tinha planejado, também havia um resto de creme de leite na geladeira que iria vencer. Resultado: uma gelatina simples e fresca para o verão.

Você pode substituir o suco de laranja por outros sucos naturais. As medidas podem ser alteradas sem problemas, apenas veja qual a quantidade necessária de gelatina (siga as instruções da embalagem) e dilua os sucos muito concentrados em água.



Gelatina de coco e laranja


gelatina de laranja
suco de 5 laranjas (cerca de 500ml)
açúcar a gosto
1 envelope de gelatina em pó incolor sem sabor (12g)

gelatina de coco
200ml de creme de leite
200ml de leite de coco
100ml de água
1 envelope de gelatina em pó incolor sem sabor (12g)
açúcar a gosto


Prepare a gelatina de laranja primeiro. Adoce o suco de laranja a gosto, adicione a gelatina em pó preparada conforme as instruções da embalagem e bata no liquidificador. Coloque em um refratário e deixe endurecer, na geladeira, por algumas horas. Depois, corte em cubos/pedacinhos, coloque no recipiente no qual a gelatina será servida e adicione a gelatina de coco recém preparada. Deixe na geladeira até que endureça. Se quiser desenformar, coloque o recipiente em água quente por alguns segundos.

O preparo da gelatina de coco é igual ao da gelatina de laranja. Hidrate e derreta a gelatina em pó conforme as instruções da embalagem, coloque todos os ingredientes no copo do liquidificador, adoçando a gosto, e bata até que a mistura fique homogênea.

Nota: a Akemi escreveu que a gelatina de laranja não endurece o suficiente se for preparada conforme as instruções acima. Quando fiz essa sobremesa, lembro que tive que adicionar um pouco de suco de laranja levemente aquecido para diluir a gelatina que havia endurecido e isso pode ter ajudado a gelatina a endurecer. Na dúvida, aqueça parte do suco (ou todo ele), junte a gelatina hidratada e misture até que ela se dissolva. Nesse caso, acho que nem será necessário bater no liquidificador. Não fiz isso com a parte de leite de coco.

.

15 comentários:

Akemi disse...

Karen, adorei esta sugestão! Dá para fazer uma gelatina mosaico fazendo com suco de frutas frescas! Vou ver se consigo fazer no ano novo porque vc já viu que em casa nas datas festivas o espeto é de pau! kkkk
Bjss

Karen disse...

Akemi, eu pensei nisso, mas estava sem tantas opções de frutas. Imaginei uma combinação de laranja, maracujá e abacaxi. Deve ficar ótima!

Bem, você cozinha e faz a alegria dos outros, não é mesmo? Acho isso muito legal!

Ameixinha disse...

Tenho comido gelatina todos os dias e aqui estamos com temperaturas de 0º. Odiava essa sobremesa, nem podia ver gelatina à frente, toda a tremer :) Agora estou rendida a ela!

Taís disse...

Nossa, que prato lindo que ficou! Deve ficar ótimo também com manga no lugar da laranja, bjos!

banzai disse...

estupenda gelatina!!! eu adoro gelatinas. As gelatinas japonesas são divinas, vou experimentar com as daqui...
madoka

Karen disse...

Ameixinha, sempre gostei gelatinas, o que não consigo comer atualmente são aquelas feitas com corantes, me dão arrepios... rs

Taís, dá para variar muuuito!

Madoka, é verdade, eu me lembro, (suspiro)...

Georgia disse...

Karen, que ótima idéia. Nao tenho leite de coco por aqui, mas tenho um pó para fazer Panna Cota. Vou fazê-lo e usar laranjas.

Que 2012 chegue em caixinha de bombons, 12, um para cada mês, rs.

Um grande abraco

Karen disse...

Georgia, faça sim!

Uma deliciosa caixa de bombons para você também! ;)

Judy disse...

Que delícia de combinação, e a apresentação linda!

abraço,

Akemi disse...

Minha gelatina de laranja não ficou muito firme e depois que misturei com a de coco, derreteu! :(
A sua ficou tão linda, que marca de gelatina usou?

Karen disse...

Ai, que pena, Akemi! Eu usei a gelatina sem sabor da royal. O que será que aconteceu?

Akemi disse...

Usei da Royal tbm. Estranho mesmo e uma amiga tbm fez e não deu certo. :(
Vc ferveu o suco ou só misturou a gelatina derretida?

Karen disse...

Akemi, hum, pode ser isso, não cheguei a ferver o suco, mas misturei um pouco de suco morno, pois a gelatina acabou solidificando e precisei diluir. Nem pensei que isso poderia fazer diferenteça, pois não aqueci nada na parte que leva o leite de coco.

Akemi disse...

Acho que a laranja deve ter o mesmo problema do abacaxi que precisa ser fervido quando misturado com gelatina. Com a gelatina de coco não foi preciso aquecer, bastou misturar tudo que endureceu normalmente. Acho que seria melhor aquecer todo o suco de laranja e dissolver a gelatina hidratada para não correr o risco! rsss
Bjss

Karen disse...

Puxa, não sabia disso, lembrava de ter ouvido dizer que o kanten não endurecia muito bem quando era misturado com líquidos mais ácidos, não pensei que isso valesse para a gelatina normal. Sinto pela sua gelatina perdida! :(