8.1.12

Minha versão de crepe suzette



Minha versão simplicada de crepe suzette. Dá para preparar os crepes e a calda no dia anterior e servir no dia seguinte aquecendo a calda no micro-ondas. Adiciono menos açúcar e manteiga do que nas receitas tradicionais (o crepe suzette é recheado com uma mistura de manteiga e açúcar, mas prefiro só com a calda). Também não costumo flambar (isso evita alguns acidentes).

Os crepes ficaram grandalhões (tenho dificuldade em fazer coisas delicadas) e foram servidos com uma porção bem modesta de sorvete (que não era de creme, era de coco, mas era Häagen Dazs \o/). A receita da massa é versátil e pode ser usada para panquecas salgadas.

Se gostar muito de calda, dobre a receita.




Crepe suzette simplicado


Crepes 
150 g de farinha
2 ovos
375ml de leite
1 c sopa de óleo
1 pitada de sal
óleo para untar a frigideira 

Calda
suco de 5 laranjas
casca de 1 laranja (sem a parte branca em fatias finas)
4 c sopa de açúcar
2 c sopa de manteiga
2 c sopa (ou a gosto) de Grand Marnier (ou Cointreau)

Sorvete de baunilha para acompanhar


Crepes

Bata todos os ingredientes no liquidificador até que a mistura fique homogênea. Aqueça uma frigideria antiaderente com algumas gotas de óleo. Derrame massa suficiente para um crepe e espalhe-a sobre toda a superficie segurando o cabo e fazendo movimentos circulares com a frigideira. Espere dourar de um lado e, com uma espátula, vire o crepe cuidadosamente para que doure do outro lado, remova para um prato e repita o procedimento até que a massa acabe adicionando óleo à frigideira quando necessário.


Calda

Aqueça um pouco de água em uma panela. Quando ferver, adicione a casca de laranja e deixe cozinhar por 3 minutos. Escorra e reserve.

Coloque todos os ingredientes da calda com exceção da casca da laranja e do Grand Marnier (ou bebida que estiver usando) em uma frigideira funda (pode ser uma panela, mas gosto mais de uma frigideira), deixe cozinhar em fogo baixo, mexendo de vez em quando até que o suco de laranja fique bem concentrado e a calda comece a ficar com consistência mais espessa, como um mel mais ralo. Adicione o Grand Marnier e as cascas de laranja. Cozinhe alguns poucos minutos e retire do fogo. Se achar que a calda ainda está muito rala, deixe no fogo por mais algum tempo.


8 comentários:

Ameixinha disse...

Gosto muito de crepes mas estes nunca comi, acho que também é por receio de flambar :)

sabor com letras disse...

Adoro crepes! Beijos, Adriana.

Tabuleiro Chic disse...

Nossa... super facil a receita!!!Adoramos!!!!Beijinhos do TC!!!

Karen disse...

Ameixinha, flambar não é essencial, experimente! ;)

Adriana, somos duas!

Tabuleiro chic, é fácil sim!

Eli disse...

Karen que prático essa sua versão, adorei!


www.feijaonoprato.com

Lylia disse...

Oi Karen,
Gostei desse crepe.Uma deliciosa sugestão.
Bj e boa semana,
Lylia

Akemi disse...

Já morri de rir imaginando cabelos queimando ao flambar os crepes! Eu tbm morro de medo e fico num estica e puxa a mão para colocar o palito de fósforo sobre a caldo ou molho que quando consigo tocar, o álcool já se evaporou! rsss
Ontem mesmo fiquei namorando esse sorvete de trufa de coco da Haagen no mercado! O que achou???

Karen disse...

Eliana, ela é bem rápida, sem muita amolação mesmo!

Obrigada, Lylia!

Akemi, flambar coisas não é comigo também! rs

Sobre o sorvete, há melhores sabores, sozinho é bem sem graça.