25.11.12

Ervas

Plantei algumas mudas de ipomeia-rubra (ipomoea horsfalliae), uma trepadeira com flores lindas (ao menos nas fotos), junto ao alambrado da cerca. Espero que elas cresçam e apareçam, especialmente porque a casa ao lado foi vendida e  não quero abrir a porta e ver meus novos vizinhos entranto no banheiro externo em dias de churrasco. Também pedi algumas mudas de citronela, a Sonia escreveu que elas são boas para espantar os mosquitos e resolvi testar. A planta lembra muito o capim-limão, mas as folhas exalam o odor característico quando são quebradas. Plantei na frente das janelas do quarto e na frente da varanda, depois que crescerem bem, vou multiplicar e plantar onde der, também pretendo distribuir entre os familiares. Como podem ver, tenho grandes planos para minhas quatro mirradas mudas.

citronela

Comprei algumas mudas de ervas também: alecrins, tomilho, pimenta vermelha e alfazema. Um dos alecrins está ficando um pouco amarelado, tinha jogado um pouco do esterco que sobrou quando a grama foi plantada e talvez tenha exagerado, aliás, esterco curtido em demasia faz mal para as plantas?

alfazema
alecrim
pimenta
manjericão

A pintura termina esta semana. Nem acredito. O pintor não encontrou um ajudante e acabou fazendo tudo sozinho no ritmo dele. O pior foi que sua moto quebrou na semana retrasada e ele só conseguiu vir depois do feriado, de bicicleta. O coitado deve ter pedalado uns dez quilômetros para ir e outros dez para voltar nos últimos dias. Não há ônibus em horários decentes para vir para cá. A moto problemática foi vendida e ele conseguiu uma moto nova no consórcio. Foi acertar tudo na sexta. Fiquei contente com a notícia. Tinha perguntado se não era muito cansativo, mas ele disse que não, era até bom porque podia ver coisas que não via antes e prestar atenção na paisagem. Pintor filósofo.

Estou à caça de um vidraceiro que venha até aqui fazer o orçamento das telas mosquiteiras, está difícil. Liguei para as três vidraçarias da cidade e espero que a última se digne a dar o ar da graça. Todo mundo diz que virá "amanhã", mas "amanhã" é sempre uma promessa.

Ainda sem ideias para as refeições de final de ano. Haverá almoços para os dois lados da família antes/depois das festividadades, já o Natal e o Ano Novo serão a dois como sempre, preferimos não ter que sair nessas datas.

E foi dada a largada para a grande limpeza de final de ano...


9 comentários:

aline naomi disse...

Você sempre vai ter ervas fresquinhas sem precisar pagar uma fortuna por elas! Que delícia! ;)

Danni e Lype disse...

Querida Karen,
Adorei!!! Parabéns!!!
Grande beijo e uma excelente semana, Irene

sonia disse...

Karen, uma outra forma de usar a citronela é esperar que ela cresça e pegar uma ou duas folhas para fazer chá e colocar num spray. Você vai ver que além de a casa ficar perfumada, os mosquitos vão ficar longe ... Eu costumava borrifar esse chá assim que chegava na casa da praia. Não apareca um zum-zum....dormia bem a noite inteira.
Não há nada mais saudável que esse contato que vc tem com a natureza aí onde mora. Parabéns pelo capricho em arrumar tudo com tanto bom gosto.

Rhosanna disse...

Olá querida amiga!
Tenho acompanhado seu blog, e sou completamente apaixonada por ele....Parece que sua vida por ai é um sonho que todos querem realizar...Parabéns por tudo seu!!!!
A respeito das ervas, observei bem e acho que vc comprou ALFAVACA (manjericão) e não Alfazema. Confira , por gentileza, pois, pela foto é identica a Alfavaca, okay?

Ótima semana com muita luz e paz

Rosana/Brasília

Karen disse...

Aline, gosto de ter manjericão e alecrim sempre à mão, uso bastante. Espero que o tomilho dure, nunca consegui mantê-lo muito tempo...

Obrigada, Irene! Ótima semana para você também!

Sonia, não sabia que o chá também tinha efeito repelente, adorei! Pena que só poderei testar esse método no próximo verão. :(

Obrigada, Rhosanna! Estou tentando viver de forma mais "natural". A alfazema é a segunda foto. Vou colocar os nomes para facilitar! rs

Yolanda disse...

Karen, se existe algo que gosto é verde, sua iniciativa é maravilhosa. Parabéns!!! Eu tb estou correndo contra o relógio nessa limpeza de final de ano. Bjs e felicidades!!!

Carol disse...

Karen, meu alecrim amarela as folhas no calor, e elas caem, mas depois ele volta a brotar. Da primeira vez pensei que fosse morrer, mas acho que faz parte do ciclo! ;)

Karen disse...

Yolanda, limpeza de final de ano faz bem, mas é cansativa! rs

Carol, espero que seja o excesso de calor e sol mesmo!

Georgia Aegerter disse...

Karen, este ano meu jardim de ervas tb ficou bonito.

Pimenta nao sobrevive no inverno aqui a nao ser dentro de casa. O mesmo com o manjericao.

Vc conhece o manjericao roxo? Muito gostoso.

Agora o alecrim é barbaro sobrevive a tudo.

Bjos