4.4.13

Tratamento anticupim - feedback I


Hoje recebi um e-mail da empresa antipragas que contratamos no ano passado perguntando se estava tudo bem com o sistema de descupinização aqui de casa e lembrei que havia prometido um feedback após um ano. 

Como expliquei, o método consiste em instalar uma série de recipientes de plástico ao redor da casa dentro dos quais são colocados pedaços de madeira, a partir de então, há um monitoramento mensal, caso a madeira seja atacada, ela é substituída por um refil contendo um hormônio que age sobre o crescimento dos cupins. O monitoramento passa a ser quinzenal e a isca vai sendo substituída à medida que é consumida. No primeiro mês já havia cupins em uma isca, no mês seguinte, uma isca próxima também apresentou cupins, ambas ficaram com o refil hormonal por quase um ano até que a atividade dos bichinhos diminuísse. Eles sumiram há pouco tempo e as iscas voltaram a ser de madeira. Caso os cupins retornem, a isca hormonal volta.

Também temos dois recipientes com iscas internas, em batentes de banheiro, mas elas nunca foram atacadas apesar de terem sido os primeiros lugares onde encontrei cupins. Eles já tinham sumido quando as iscas foram colocadas, pois fiquei tão assustada quando os vi que joguei tudo o que encontrei pela frente para me livrar deles. Não sei se não voltaram por causa disso ou se foram controlados pelas iscas externas.

Minha opinião continua dividida, psicologicamente, fico mais tranquila em ter as iscas do lado de fora. Por outro lado, fico pensando se não teria dado conta do problema com os produtos descupinizadores que encontro no mercado. Talvez eles tivessem que ser reaplicados com certa frequência, mas não seria algo tão complicado. 

No ano passado estava sentada na frente da Casa de Cultura Japonesa na USP e vi os recipientes com as iscas instalados ao redor do prédio. Imagino que eles tenham um contrato bem longo com alguma empresa antipragas. Temos mais um ano do serviço, mas ainda não sei se vamos fazer a renovação. Espero que os cupins nos deixem em paz até lá.


3 comentários:

Yolanda disse...

Oi Karen, não conhecia esse processo de exterminar cupim,( que é uma praga terrível), espero que vc acabar com eles. Bjs.

tatiane disse...

Ainda bem que as iscas estão funcionando na sua casa :)
Por aqui, achei tão esquisito, um bando de formigas montou casa na parede da sacada (moro no décimo primeiro andar), só aquele spray de matar barata foi suficiente, mas trouxeram os ovos e tudo mais. Ainda estranho ver tantos insetos voando alto e escalando paredes!

Karen disse...

Yolanda, eu também!

Tatiane, controlo as formigas que se instalam dentro de casa com aquele líquido que lembra um melzinho e vem dentro de seringas. Funciona bem. Aqui temos formigas de todos os tamanhos e cores...