20.10.13

Ilhéus - BA

Fiquei longe daqui por algum tempo, mas sempre acabo voltando, afinal, por mais que eu não atualize o blog, vocês nunca o abandonam, não é mesmo? Aproveitei e trouxe algumas postagens publicadas em outros lugares para cá. Como esta.


Mar de água cor de canela, coqueiros, céu azul, depois cinza, chuva, calor, rugir das ondas para embalar o sono, frutos do mar, praia deserta. Mini férias. Passamos alguns dias em Ilhéus. Nossa segunda visita à cidade. A primeira vez foi há treze anos atrás, pouco depois de nos casarmos. Ficamos nas praias do sul então. Escolhemos uma pousada do lado norte agora, no caminho para Itacaré. 


A praia era tão deserta que tinha medo de fazer as caminhadas solitárias com os pés na água de que tanto gosto. Ficava nas imediações da pousada, observava a paisagem, entrava rapidamente na água e voltava. 

 

O tempo variou bastante. Choveu, ventou, fez frio, calor... 

 
 


Marido escolheu a pousada. Ela era bem pequena, com apenas três chalés, administrada por um casal de italianos. Quando chegamos, havia apenas um outro casal que foi embora no dia seguinte, passamos o resto da semana praticamente sozinhos. Há várias outras pousadas ao longo da estrada, mas os turistas aparecem mais nos meses de férias de verão e tudo parecia vazio. Todos os proprietários de negócios com os quais conversamos disseram o mesmo: tirando dezembro e janeiro, não há movimento. Muita gente acaba quebrando por causa desse desequilíbrio. Quem tem propriedades nessa área da praia do norte também está ameaçado de perder tudo se o projeto de um porto para transporte de minérios for para a frente. Seria uma pena.


Nossa pousada era cercada por verde e a praia em frente era muito bonita, acabamos passando a noite em um dos chalés e depois nos mudamos para outro em busca de um sinal de internet melhor. Marido já abrira mão da televisão, mas sem internet ele não ficaria. Gostei da pousada, todos foram muito simpáticos, mas algumas coisas poderiam ser melhoradas, como um frigobar um pouco barulhento e a água que vazava pela lateral do box do chuveiro no primeiro chalé, já no segundo, os trincos de algumas portas não fechavam e o da varanda se trancava sozinho, o que criou episódios insólitos, como ficarmos os dois trancados do lado de fora na varanda do segundo andar. Tive que ficar gritando para que alguém viesse nos salvar. A alternativa seria pular e tentar escalar o muro para entrar pelo banheiro...


O café era simples, mas as frutas eram sempre frescas e comemos tapioca quentinha todos os dias. Na hora do almoço, pegávamos o carro e íamos comer em algum lugar. Jantávamos na pousada, mas a comida não era lá essas coisas e, como a área de refeição ficava ao ar livre, servíamos de repasto para os insetos locais, algo pouco agradável.


Gostei muito da cama com dossel, ele mantinha os insetos afastados e era como acordar dentro de uma caixa de luz pela manhã. Por falar em acordar, nós nos levantávamos muito cedo, lá pelas cinco já estava muito claro. Havia apenas um vigia e três labradores nos arredores até às sete, quando uma mulher chegava para abrir a recepção/cozinha e dava início aos preparativos do café da manhã que era servido às oito. No primeiro dia, resolvi sair lá pelas seis e meia para tirar fotos e não cheguei a caminhar alguns metros quando os três labradores me viram e resolveram me "cumprimentar" com pulos e mordiscadas, acabei dando meia-volta, àquela altura já tinha alguns arranhões e a bermuda suja com marcas de patas.

 

Os cajueiros crescem em todos os lugares, os frutos não são bonitos como os comercializados, mas atraem vários animais silvestres. Espero que o porto não seja construído e que os proprietários da pousada decidam continuar investindo no negócio.


Dia de fazer uma limpeza nos coqueiros para evitar acidentes, não deve ser fácil subir lá em cima.


Muitos micos nas árvores. Uma vez, contei cerca de dez pulando das telhas do chalé para uma folha de coqueiro ao meu lado.



Flores que crescem perto da praia.

 
 

Então decidimos ir almoçar em Itacaré em um dia de chuva. Estrada deserta, cheia de subidas e descidas. No caminho, um caminhão com uma calcinha pendurada no parachoque traseiro. Não tirei fotos de Itacaré, mas não gostei da cidade, ela é pequena, amontoada, pessoalmente, achei bem pouco charmosa e deve ser infernal nas férias, pois as ruas são estreitas e as lojas e restaurantes ficam concentrados em uma área. Almoçamos em um cabana na praia da Concha, outra má ideia em dia de chuva, pois as cabanas não protegem contra o vento e a rua de terra estava cheia de poças e lama.

 

A melhor parada na rodovia à beira-mar entre Ilhéus e Itacaré (BA-001) é a Cabana da Empada no km 28. Nossa pousada ficava próxima e almoçamos lá três vezes. (Também passamos por lá no final de uma tarde e compramos suco e empadas para o jantar). O forte são as empadas salgadas e doces, mas há uma área de restaurante aberta para almoço que recomendo muito. Comemos três pratos diferentes e todos estavam ótimos. Deve ser o negócio mais próspero da região, pois sempre há gente parando para comer uma empada ou almoçar. Os preços são justíssimos. As empadas doces e salgadas custam R$ 4,00 e são bem recheadas. Há de camarão, carne de sol, palmito, frango, caranguejo. As doces são praticamente mini tortinhas de limão, maçã, doce de leite com nozes, brigadeiro, cupuaçu com chocolate...


A proprietária cuida pessoalmente do negócio e presta atenção aos menores detalhes. A pimenta é deliciosa, o café é muito bem tirado e chega com um potinho de creme. Os camarões dos pratos são enormes.

 
 

Os sucos de frutas são muito bons. Dentre as opções, pedi a mais curiosa: araçá-boi. Digamos que é uma fruta com bastante "personalidade", seu suco é grosso e azedo, não consegui terminar. 

 

Todos os dias havia um arranjo de flores diferente na pia do lavatório. 

 
 

Em uma de nossas incursões pelas praias do sul, resolvemos comer no Peixe na Brasa, em Cururupe. A cabana fica escondida, a praia estava deserta e acho que fomos os únicos comensais naquele dia. O dono disse que é assim nesta época do ano. O banheiro era bem precário e a higiene do lugar me deixou um pouco preocupada, mas fomos decididos a comer o peixe e, ao menos ele, não nos decepcionou. O dono trouxe dois vermelhos grandes e frescos para que escolhêssemos o tamanho e, após quarenta minutos, ele retornou à mesa com arroz, batatas, farofa e pirão. Dispensamos os acompanhamentos por temermos algum "incidente" futuro, mas o peixe, ah, o peixe! Um dos melhores, ou o melhor, que já comemos: úmido, casquinha crocante e muito bem temperado. Valeu a pena ter resistido à vontade de sair correndo dali. Espero que a cabana resista e tome alguns cuidados para ficar mais atraente no futuro.

 
 

Tinha ido para Ilheús com a firme intenção de visitar uma fazenda de cacau, mas minhas tentativas de contatar algumas delas foi vã, ninguém atendia ao telefone ou respondia os e-mails. Por sorte, descobri que a Ceplac (Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira) oferece visitas gratuitas, basta aparecer no Centro, que fica na rodovia Ilhéus-Itabuna, entre 8h:30-10h:30 ou 13h:30-15h:30. Assiste-se a um video curto sobre o trabalho do centro e depois um guia mostra um pouco mais da área da fazenda: as plantações de cacau, o galpão de fermentação e de secagem. É básico, mas achei bom. Só é preciso ir de carro para circular lá dentro.
Nosso guia me deu dois frutos de cacau que estavam no chão e disse que eu poderia tentar fazer mudas em casa. Torçam para que isso dê certo!

 
 
 
 


Acabamos não passando pelo centro histórico de Ilhéus, só cruzávamos a cidade quando íamos do lado norte para o sul. Lamento apenas não ter ido até lá para comer um acarajé.
Não encontrei um bom chocolate local, entrei em contato com a fábrica dos chocolates Mendoá, mas recebi respostas vagas sobre a possibilidade de fazer uma visita e, no fim, não deu em nada. Demos uma parada na loja dos Chocolates Caseiros de Ilhéus e não gostei do que provei, achei bem fraquinho.
Comemos muitos pescados e os preços dos pratos, em geral, custavam a metade do que custam no sudeste. Foi uma experiência culinária mais positiva do que aquela do começo do ano no Espirito Santo, mas sou suspeita, adoro o tempero baiano... 
Fomos sempre bem atendidos, a comida levava tempo para chegar à mesa, mas não tínhamos pressa. A única coisa triste foi ouvir o pessimismo dos comerciantes que vivem do turismo. Eles praticamente esperam os meses de verão e tentam empatar ganhos e despesas durante os outros meses do ano.
Enfim, foi uma boa quebra de rotina.