3.2.14

Pão de queijo da Romilda



Que calor é esse, hein? Sei que não dá vontade de ligar o forno ou ficar do lado do fogão esses dias, mas...

Vi a receita no Come-se, da Neide Rigo. Ela a obteve diretamente de uma produtora de queijo canastra lá de Minas e tive que testar. Já nem sei quantas receitas de pão de queijo já coloquei aqui no blog (para encontrá-las, basta usar a caixa de pesquisa aí ao lado), confesso que não sou fiel a nenhuma em particular, todas têm suas pequenas diferenças e o resultado sempre é muito gostoso.

Nota: usei água morna e não precisei adicionar mais para dar o ponto. Se fizer a receita outra vez, provavelmente dobre a quantidade de queijo. Talvez o canastra tenha um sabor mais pronunciado, infelizmente, ainda não tive a oportunidade de experimentar, sei que usei um minas meia-cura de supermercado e mal dava para sentir o seu sabor. Cresceu bem, é do tipo que fica mais aerado por dentro e com a casca mais grossa.

Fiz bolinhas pequenas que encheram uma assadeira grande, assei algumas no dia e congelei o resto.
  



Receita de pão de queijo - adaptada da receita da Romilda pela Neide Rigo


500 g de polvilho azedo
1/2 xícara de leite
1/2 xícara de água
1/2 xícara de óleo (ou manteiga, ou banha)
1/2 colher (sopa) de sal
3 ovos
Mais ou menos 1 xícara de soro morno ou água morna
100 g de queijo canastra ralado grosso (usei minas meia cura)


Ligue o forno bem quente. Coloque o polvilho numa bacia. Leve para ferver o leite, a água, o óleo e o sal. Quando o escaldo ferver, despeje sobre o polvilho e mexa com uma colher. Espere esfriar um pouco para começar a amassar. Vá juntando os ovos aos poucos e sovando com uma só mão (se você meter as duas mãos na massa liguenta, vai inutilizar as duas para pegar os outros ingredientes). Amasse bem e vá juntando soro ou água aos poucos até a massa ficar numa consistência que grude no dedo seco quando encostado a ela. Junte o queijo e misture bem. Unte a mão limpa com óleo e tente moldar uma bolinha. Se ela ficar intacta, ainda cabe mais líquido. Se ela se assentar ligeiramente na palma da mão, está boa. Lave as mãos, unte com óleo e ajeite a massa na bacia. Unte a superfície com óleo, faça uma cruz e está pronta pra modelar. (Não fiz essa parte). Faça bolinhas do tamanho que quiser, retirando porções com uma colher e moldando com as mãos untadas. Coloque em forma sem untar e leve ao forno quente. Deixe assar por cerca de meia hora ou até que fiquem corados. 



Nenhum comentário: