22.6.14

De manhã
Meus moranguinhos não tão bonitos
Maya, the dog (do irmão)


20.6.14

Arroz doce com açúcar mascavo


Não é minha sobremesa preferida, mas achei gostosa. Melhor morno, logo após ser feito, achei que o arroz absorveu muito líquido depois de esfriar, se preferir com mais caldo, adicione mais leite.



Arroz doce com açúcar mascavo

(Para 2  pessoas)

1/2 xícara de arroz arbório (próprio para risoto)
1 c sopa de manteiga
2 x de leite integral
1/3 x de creme de leite
1/4 x de açúcar mascavo
1/2 c chá de extrato de baunilha (usei um pedaço de canela em pau, cozinhei com o arroz e retirei ao final)


Derreta a manteiga em uma panela em fogo médio/baixo. Adicione o arroz e refogue por alguns minutos até que os grãos fiquem um pouco translúcidos.

Em outra panela, misture o leite e o creme de leite e aqueça. Junte essa mistura à panela de arroz, meia xícara de cada vez, mexendo até que a maior parte do líquido tenha sido absorvida antes de adicionar mais. Deve levar cerca de 15-18 minutos para que todo o leite seja absorvido pelo arroz. Adicione o açúcar mascavo e o extrato de baunilha. Mexa por mais dois minutos para que o líquido se reduza um pouco.

Retire do fogo e deixe esfriar. Se for guardar, cubra a superfície com filme plástico para que o creme não forme uma película.

16.6.14

Frango assado com capim-limão


Outro prato vietnamita muito simples e gostoso. É a segunda vez que preparo, minha muda de capim-limão tem sofrido com isso, preciso providenciar outra logo, logo...

Vai muito bem com as berinjelas ao vapor.

Fiz metade da receita usando sobrecoxas, mas é possível usar um frango inteiro em pedaços. Como de hábito, usei só o molho de soja, pois ainda não me acostumei com o nuoc mam. Daqui, visto aqui.




Frango assado com capim-limão


8 pedaços de frango (coxas e sobrecoxas)
2 bulbos de capim-limão fresco (parte branca, cerca de 15 cm a partir da raiz)
opcional: 1 pimenta dedo de moça sem sementes picada ou 1/2 c café de pimenta calabresa
2 dentes de alho amassados e picados
1 echalota picada (ou um pedaço de cebola)
1 c sopa de nuoc mam, molho de peixe, (substituí por molho de soja)
2 c sopa de molho de soja
1 c sopa de vinagre de arroz
1 c sopa de açúcar mascavo (eu costumo usar mais para ficar mais agridoce)
4 c sopa de água
pimenta do reino a gosto
1 c sopa de coentro picado (esqueci)


Limpe o frango, retire o excesso de gordura, seque com papel toalha e reserve.

Lave os bulbos de capim-limão, remova as primeiras camadas de folhas mais duras e empregue a parte mais clara, pique muito bem. Em um recipiente, misture o nuoc mam, o molho de soja, o açúcar, o vinagre e a água. Junte o capim-limão picado, a echalota, o alho e a pimenta dedo de moça. Misture e tempere o frango com essa marinada. Deixe tomar gosto na geladeira por ao menos 2 horas.

Preaqueça o forno à 240°C. Coloque os pedaços de frango em um refratário com a pele voltada para cima. Tempere com pimenta do reino, coloque no forno e abaixe a temperatura do forno para 210°C. Asse por cerca de 40 minutos regando com o molho a cada 15 minutos (precisei de 1 hora no meu forno). Adicione mais água caso necessário (o fundo queimou um pouco no meu caso). Salpique o coentro e sirva. 


13.6.14


Lua cheia gloriosa ontem à noite e hoje pela manhã, levantei cedo, abri a porta e lá estava ela. Pena que havia muitas coisas na frente... 


Não fizemos nada especial no dia dos namorados, vamos deixar tudo para o aniversário de casamento. Eu me dei um serrote de presente e fui podar os galhos da primavera que cresceram entre as barras da cerca. Tive que deixar alguns, pois descobri que a cerca está tão podre e enferrujada que os galhos viraram apoios e, se forem cortados, a grade irá ao chão.

Engraçado como sinto a necessidade de algum trabalho braçal para relaxar de vez em quando. Carpir, carregar tijolos, terra, não importa. Minhas mãos definitivamente não são as de uma dama, nem as de uma intelectual, não que seja qualquer das duas coisas... 


Tudo tranquilo por aqui. A copa começou, mas nem assisto, vejo pedaços porque o O. gosta.

Quanto ao vizinho e o galo, bem, a história foi meio chata, tivemos uma conversa ao telefone, o galo foi levado e retornou agora, depois que seu dono cercou a casa com um muro. Nesse meio tempo, instalamos uma janela antirruído e dormimos em uma bolha. Para quem tem problema com barulho, não há nada melhor. Recomendo. O único porém foi que tivemos que fazer uma estrutura para o ar condicionado (de janela) ou não adiantaria nada. 

9.6.14

Berinjela cozida no vapor com molho de cebolinha e gengibre


Prato tão bom! Berinjela preparada assim é muito gostosa e tão simples! Estou louca para testar várias receitas vietnamitas deste blog. Vietnã, outro país para minha lista...




Berinjelas cozidas no vapor com molho de cebolinha e gengibre

2 ou 3 berinjelas grandes
1 pedaço de gengibre descascado (cerca de 5 cm) e picado
2 dentes de alho descascados
pimenta dedo de moça sem sementes fatiada a gosto (eu não tinha)
3 cebolinhas picadas
6 c sopa de óleo
1 boa pitada de sal para o óleo de cebolinha
2 c sopa de nuoc mam (molho de peixe) ou shoyu
2 c sopa de açúcar mascavo
1 c sopa de água 


Lave, descasque e pique as berinjelas em fatias grandes de cerca de 5 cm e depois corte-as em 4 pedaços. Deixe de molho em água salgada por 10-15 minutos. Escorra e cozinhe no vapor por 15 min.

Soque o alho com o gengibre em um pilão (se usar pimenta dedo de moça, adicione algumas fatias). Em outro recipiente, dissolva o açúcar na água com o molho de peixe/shoyu. Junte ao gengibre, alho e pimenta socados. Misture.

Faça o óleo de cebolinha: coloque a cebolinha picada em uma tigela, aqueça o óleo e derrame-o ainda quente sobre a cebolinha. Tempere com sal e reserve.

Coloque os pedaços de berinjela ainda quentes sobre um refratário. Regue com o molho de gengibre e depois com o óleo de cebolinha. Deixe na geladeira por 1-2 horas antes de servir.


1.6.14


Esfriou. A universidade entrou em greve e o semestre acabou antes do previsto. Bem, terminaria antes da copa de qualquer jeito... Escolhi uma disciplina sobre a qual não sabia nada, trabalho enviado, veremos o que o professor dirá... 

Revisão de traduções para terminar. Relatório de qualifcação para escrever. Quando ela terá lugar? Não tenho ideia, a secretaria está fechada e ninguém respondeu meu e-mail pedindo informações sobre o que devo fazer, quais papéis anexar, etc. 


O quintal está ficando pelado. Não teremos mais mangas. Sim. A mangueira se foi, estava apodrecendo e os galhos podiam cair sobre quem estivesse passando sob ela. Muita dó. Comprei uma serra de poda, uma tesoura de cortar grama e outra tesoura menor pela internet e aproveitei para podar a jabuticabeira, a pitangueira e o pé de acerola. O. ficou preocupado após ver minhas novas aquisições. rs

Ainda falta dar uma debastada na ipomeia da cerca e acho que vou comprar um serrote para tirar alguns galhos grossos da primavera da parte da frente. Poda mode on. Mas já tenho mudas de mamoeiros, cereja do rio grande e jambo vermelho para substituir quem se foi. E a muda de cacau continua crescendo. Também pretendo nivelar o terreno colocando mais terra e outras pequenas obras que espero concluir ainda este ano.


As duas mudas de morango já viraram seis. Uma pequena horta de ervas na qual possa replantar todas elas está nos planos.