13.3.15

Futura horta?


Ainda obcecada com a jardinagem (ou arte no quintal como diz o marido). Infelizmente, nem tudo são flores. A muda de cacau que nasceu de uma semente trazida de Ilhéus está murchando e acho que secará. Estava contente com o caqui chocolate e, de repente, notei que as pontas dos brotos estão com manchas escuras e começaram a secar. Espero que resista. Talvez seja um fungo ou bactéria.

Caqui com manchas escuras e pontas murchas


A muda de maçã fuji que também surgiu de semente está crescendo bem, mas há alguns pulgões na ponta. Borrifei o preparado com óleo de neem, mas eles não estão neem aí (perdão pelo trocadilho, mas não resisti). Consigo conviver com pulgões. Uma hora eles somem.

macieira com pulgões

 As cerejeiras, igualmente germinadas em casa, estão bem.

cerejeiras
A composteira com minhocas vai a todo vapor. Enchi a primeira caixa muito rápido e esperei algum tempo para começar a colocar restos orgânicos na segunda. As minhocas que vejo estão com boa aparência e o composto idem. Ele deve ficar pronto para uso daqui a um mês.

composteira

aparência do composto após um mês
Para resolver o problema do lixo orgânico excedente, fiz uma composteira no jardim. Abri um buraco, cerquei com paralelepípedos e tenho colocado os restos lá dentro junto com folhas secas do jardim. Li que o processo demora mais, veremos.

composteira no jardim

Há alguns anos, comprei três mudas de morango. Plantei em um canteiro e agora separei as mudas novas para replantar em outros lugares. Morangueiros se proliferam que é uma beleza. O difícil é apanhar um morango antes dos pássaros e outros bichos. A concorrência é grande.

morangueiros
E aqui abaixo estão os canteiros feitos com paralelepípedos e tijolos que estavam amontoados no jardim. Só falta encher de terra e começar a plantar.

futuros canteiros
A roseira abaixo floresceu pela primeira vez este ano. Surgiu de uma estaca.


Agora preciso começar a reescrever a dissertação, mas mexer na terra é tão mais divertido! Pensava em fazer uma horta e cuidar do jardim algum dia. Resolvi colocar isso em prática este ano. Uma resolução de ano novo a menos na lista.



Nenhum comentário: