13.6.15

Junho

Quanto tempo, não é mesmo? Minha última postagem aqui é de setembro. Continuei escrevendo um pouco em meu outro blog, mas este ficou abandonado. E o que aconteceu nesse meio tempo?

Concluí as disciplinas presenciais do mestrado, estou em fase final de revisão da dissertação e, se não tiver que mexer muito no texto, espero defender até o final do ano. Mais um diploma para a gaveta, certamente, mas isso já não me incomoda mais. Faço porque me interessa e aprender nunca é demais.

Comprei uma composteira com minhocas e descobri que produzo muito lixo orgânico, por isso, decidi adquirir mais algumas caixas para ampliar o condomínio minhoquífero e tentar dar conta do recado. 

E tá dam! Finalmente montei uma horta, tinha planos de fazer isso há um bom tempo e não sei por que esperei tanto para capinar a grama, arrumar os paralelepípedos que estavam amontoados no quintal para fazer os canteiros e enchê-los de terra. Já temos rúcula, beterraba, alface roxa, salsa crespa, cebolinha, cebolas e logo mais os tomateiros devem florir. 

Reaproveitei canos de pvc e plantei alguns morangueiros que estavam desanimados no chão. Limpei o canteiro de hortelã e ela agradeceu com belas folhas. 

O problema é que agora quero ampliar a plantação. Comprar alguns tijolos, mais terra e plantar mais algumas ervas, flores, verduras e legumes. Costumava fazer pedidos na fazenda de orgânicos, mas acabei desistindo, o preço do frete e o valor mínimo de compra subiram muito (e as coisas andam ficando caras, não é mesmo?). 

Estamos autossuficientes em rúcula e alface atualmente (O. já não aguenta mais comer rúcula todos os dias), posso colher as folhas pouco antes da refeição para a salada, elas não ficam mais murchando na geladeira. Espero ter pique para continuar com a horta. Por enquanto, estou bastante animada e descobri que, de fato, colher o que se planta dá uma satisfação enorme.


 
 
 
 
 


14 comentários:

Yolanda disse...

Karen, que saudade!
Não há nada mais prazeroso que, poder plantar e ter a satisfação em colher para uma refeição mais saudável. Também sonho em fazer isso breve, bjs.

aline naomi disse...

Ahhhh, meu sonho ter uma horta (e - seria muita ambição? - também um pomar). Por enquanto fico só imaginando a satisfação de colher as folhas, os legumes e as frutas um pouco antes de preparar os pratos.

Letrícia disse...

Sua horta está incrível, Karen! Parabéns! Uma das coisas que eu acho mais prazerosas na lida com plantas é como elas respondem ao cuidado que dedicamos a elas. Um dia ainda quero ter minha hortinha. Enquanto isso, vou tentando não matar um manjericão, um pé de hortelã e uma pimenteira. Coitadinhos.

Beijos!

Karen disse...

Oi, Yolanda! Isso é verdade, dá uma satisfação enorme ver o resultado do trabalho na horta. Espero que comece também!

Aline, cortei muitas fruteiras do pomar, mas estou replantando, pena que as árvores demorem mais para crescer.

Letícia, eu nunca tive um dedo muito verde, estou até espantada com os resultados aqui! Sempre deixei as plantas nos vasos morrerem...

Carol disse...

Oi Karen! Está lindona a sua horta!

Karen disse...

Carol, obrigada! E é só o começo... rs

Luluzinha disse...

Que alegria ver uma nova postagem sua!
Parabéns pela horta, está linda!!! Até me animei a começar uma, mesmo que seja um canteirinho de ervas.

Anônimo disse...

que bom te ler novamente Karen, faz tempão mesmo. E que maravilha ter verduras e legumes frescas pra saladas, um sonho. Agora, eu é que estou pensando numa pós,rs. só vou procrastinando...
abraço
madoka

Anônimo disse...

que bom te ler novamente Karen, faz tempão mesmo. E que maravilha ter verduras e legumes frescas pra saladas, um sonho. Agora, eu é que estou pensando numa pós,rs. só vou procrastinando...
abraço
madoka

Karen disse...

Luluzinha, comece sim! Recomendo!

Madoka, virei a louca da horta! rs
Estudar nunca é demais, né? Não tenho postado muito no kafka, mas pode me visitar aqui: www.osdiaseascoisas.blogspot.com

Mutante disse...

Que linda! Que pedaço de terra maravilhoso! :)

Uouo Uo disse...



thank you

حراج السيارات

LuRussa disse...

que bom que voltou !

Valentina disse...

Karen, te acho tremenda. Parabéns pelos estudos. You do it for the right reasons. E a horta..que bacana. Agora os gambazinhos...nao me animam. Da um la na casa dos meus pais e tenho pavor. :(