10.3.16

Da horta



Tentar manter uma horta me faz admirar cada vez mais quem produz legumes e verduras orgânicos, porque, nossa, tenho uma dificuldade imensa para conseguir produzir alguns humildes vegetais. Começa já na hora da semeadura, ultimamente, mal as sementes começam a germinar e vão sumindo pouco a pouco sem que eu consiga identificar o culpado. Depois surgem as lagartas que comem as folhas das plantas adultas e os diversos insetos que furam e estragam os vegetais mais tarde. Ao final, consigo salvar um pepino aqui, umas pimentas ali, um pé de alface que ficou mais escondido. Apenas as berinjelas têm me surpreendido com uma boa produção. Ah, e também temos espinafre, plantei três pés, arranquei quando ficaram feios e as sementes germinaram sozinhas, tenho que ficar de olho para que as plantas não tomem conta de tudo. (Segundo o O., só as coisas de que ele não gosta vão para frente, mas a lista dos vegetais que ele come com algum gosto é bem pequena).

Meu pai consegue produzir uns dez abacaxis no quintal todos os anos. São pequenos, mas doces. Enquanto isso, minhas coroas vivem do mesmo tamanho, acho que ele usa muito NPK, eu prefiro perseverar com o composto das minhocas. 

Uma das mudas de zingiber morreu afogada pelas chuvas. A grama cresce vertiginosamente e apareceu a primeira margarida da leva de sementes plantadas no ano passado. Flores também parecem sofrer os efeitos dos modismo e há épocas em que algumas espécies somem dos jardins, não é mesmo? Via muitas margaridas quando era criança, assim como gerânios, mas eles deram uma sumida.






6 comentários:

iana lua disse...

que bonita a sua produção. encantada com a berinjela. :)
aqui em casa, estamos pra ampliar nossa horta além dos temperos. sinto que vai ser desafiador!

Karen disse...

Oi, Iana Luna, berinjela, espinafre e gengibre é o que não falta atualmente em casa, mas é quase só isso. Apesar dos pesares, cuidar de uma horta dá muito prazer e cada vegetal colhido é uma vitória. :)

Yolanda disse...

Karen, o que importa é o prazer da colheita desses vegetais, achei o máximo.
Que venham mais surpresas dessa horta maravilhosa.
Bjs.

Karen disse...

Yolanda, é verdade, colher dá muito prazer. Só espero que os insetos deixem um pouco mais para mim...

RAFA disse...

Como eu queria fazer uma horta em casa, apartamento pequeno só me permite alguns pouco temperos kkkk. Alimento orgânico feito em casa é outro nível. Muito bacana.
http://www.tudonapanela.com.br

Karen disse...

Oi, Rafa! Mas temperos já ajudam, não é mesmo? ;)