4.11.10

Puerto Madero - Buenos Aires


Puerto Madero é um pedaço moderno e "novo em folha" de Buenos Aires. O taxista que me levou até lá era muito simpático. Não sei se ele "sacou" que eu era brasileira, como sou oriental, talvez ele tenha ficado em dúvida, pois falava bem devagar enquanto eu resgatava meu espanhol das profundezas de um curso básico feito na adolescência. Ele foi me dizendo que Puerto Madero era um lugar seguro e um ótimo ponto para contemplar o pôr-do-sol, explicou que havia hotéis famosos ali e que os ônibus não entravam na área.  Ele me mostrou a Casa Rosada, que fica bem perto de Puerto Madero e apontou onde deveria atravessar a rua para chegar até a Ponte da Mulher (acima, na foto). Foi bacana mesmo. Pena não ter perguntado seu nome.



Não atravessei a ponte para ver o que havia do outro lado nem caminhei  muito ao longo do rio para ver onde ele iria dar. Havia muitos turistas. As antigas docas viraram escritórios, lojas e cafés onde você pode parar para fazer um lanche ou simplesmente descansar contemplanto o rio e os prédios reluzentes. Li que a fragata da foto está aberta à visitação, mas não entrei, havia um grupo escolar barulhento na frente dela.

Passei por lá para "sentir" o clima de Puerto Madero. Depois de fazer isso, atravessei algumas avenidas e fui ver a famosa Casa Rosada. Passei ao seu lado, mas não tive coragem de parar e tirar uma foto, todos andavam com passos apertados na calçada e seguravam as bolsas junto ao corpo e fiquei receosa de fazer aquilo. Entrei na catedral  na frente da Plaza de Mayo. Ela era enorme e com várias estátuas de santos, mas achei o lugar lúgubre e com cheiro de inseticida. Também havia uma placa com os dizeres "Cuide de seus pertences" na entrada. Nada tranquilizante. Sei lá, não me sentia muito à vontade naquela parte da cidade.

2 comentários:

Quéroul disse...

achei Puerto Madero bacana mas, de novo, lugar pra turista. um amigo que vai todo ano pra Argentina, me falou 'nossa, Puerto Madero é lindo demais'; no albergue, conhecemos um turista de Brasília que disse que lá era lindíssimo de noite e que voltaria de dia porque era lindo e lindo e lindo.
e eu achei... normal. não sei, todos os lugares liiiiiiiiiiiiindos que me indicaram eu achei ok.
já ali o microcentro eu AMEI. andamos mil vezes ali na Plaza de Mayo. e eu tb entrei na igrejona... aquela que parece um templo grego? muitos pedintes, né?
mas achei tranquilíssimo de andar por lá, um centro de cidade grande... andei de boa, mas eu ando assim em SP também. sou meio imprudentezinha mesmo.

Karen disse...

Quéroul, vai ver que é isso, eu detesto andar em SP, lugares com muita gente e muito trânsito me deixam insegura. Acabei não explorando o Microcentro.

Gostei da Recoleta, das ruas longe das avenidas, e do pedaço de Palermo onde estão os parques. O resto eu achei ok.