Quanto mais preparo as receitas da Tasca da Elvira, mais me impressiono com a influência portuguesa na culinária mineira. Este prato de frango com coentro e o esparregado, por exemplo, bastaria trocar o espinafre pela couve, adicionar um pouco de arroz branco e uma concha de feijão para ter um prato típico de Minas!
E como o frango é bom! Macio, quase desfiando, envolvido por um molho espesso e aromático! Tive uma vizinha mineira, uma segunda mãe, que costumava preparar um frango assim.
Frango com coentro
Ingredientes:
1 frango médio cortado em 8 pedaços (usei só sobrecoxas)
- 6 dentes de alhos socados
- 3 c. de sopa de azeite
- 500ml de caldo de frango (se usar caldo industrializado, dissolver apenas meio cubo na água pois o frango já é temperado e corrigir o tempero no final)
- suco de 1 limão
- 1 c. de sopa de farinha
- 1 maço de coentro picado
- sal e pimenta
Preparo
Retirar o excesso de pele e gordura dos pedaços de frango. Temperá-los com sal, pimenta e com o alho. Deixar repousar por 30 minutos.
Aquecer o azeite em uma panela. Dourar os pedaços de frango de todos os lados. Adicionar o caldo e cobrir. Cozinhar em fogo brando por 50-60 minutos.
Dourar a farinha em uma frigideira antiaderente, sem gordura. Reservar.
10 minutos antes do fim do cozimento, acrescentar o suco de limão e a farinha. Misturar, corrigir o tempero. Adicionar o coentro e servir.
Esparregado
Ingredientes
- 2 maços de folhas de nabo (ou espinafre, foi o que usei, mas acho que com couve manteiga também ficaria muito bom)
- 6 c. sopa de azeite
- 2 dentes de alho picados
- 1 cebola picada
- 1 c. de sopa de farinha
- 6 c. sopa de leite
- sal e pimenta
- 1 c. sopa de vinagre
Preparo
Separar as folhas dos caules e lavar bem. Ferver em água salgada durante 5 minutos (ou abafar por alguns minutos no microondas). Espremer o líquido e reservar.
Esquentar o azeite e refogar a cebola e o alho. Adicionar as folhas e misturar bem. Cozinhar por 2 minutos enquanto mexe.
Polvilhar com a farinha e regar com o leite. Cozinhar em fogo branco por 5 minutos sem parar de mexer. Temperar com sal, pimenta e o vinagre. Servir em seguida.
Até fiquei comovida, cara Karen! Esta é uma das nossas receitas favoritas do dia a dia, cá em casa. Adorei saber que algures em São Paulo, esteve também a cozinhá-la! Um abraço amigo de Portugal.
ResponderExcluirMuita bom receita !!!!
ResponderExcluir(excuse mon portugais, je tatillonne....)
Um grande abraço Elvira, fiquei tão feliz em ter encontrado seu blog! O pratos portugueses são muito apreciados por aqui.
ResponderExcluirBravo pour ton portugais,Zaza! J'aimerais bien ecrire quelques recettes bresilienes dans ta langue!
Karen, vou fazer este prato.sou louca por pratos com coentro. E achei muito interessante o que ocmentastes sobre a influencia da cozinha portuguesa. Ando estudando as influencias na nossa cozinha.Super beijo.
ResponderExcluirSó hoje encontro este seu blog que são baseadas em receitas de "comidinha portuguesa":Parabens e continue.
ResponderExcluirObrigada, anônimo!
ResponderExcluir