Vi este bolo no blog da Obachan (em inglês) que, por sua vez, tinha copiado a receita do blog In our Kitchen (em inglês). Fiquei muito curiosa para experimentar a farinha de arroz e o resultado me surpreendeu, o bolo é leve e gostoso. Uma receita filipina. Na receita original, a autora diz que se costuma assar o bolo sobre folhas de bananeira, mas para fazer isso, teria que me debruçar sobre a cerca e cortar as folhas da bananeira de meu vizinho (ausente).
A Obachan diz que o bolo dela ficou com uma textura mais compacta e "borrachuda" do que a da receita original. O meu ficou parecendo um bolo mesmo, na primeira foto, ele parece mais fofo do que ele é, pois o cortei com uma faca "cega" e foram migalhas para todos os lados, o bolo não possui "buraquinhos" e nem cresce muito, ele lembra mais a massa daqueles rocamboles industrializados. Usei uma farinha de arroz normal e não a farinha feita com aquele arroz japonês usado para fazer mochi (mochiko). Bem, há diferenças inexplicáveis quando as receitas são preparadas nas casas dos outros... Ah, também usei coalhada no lugar do sour cream.
Delicioso com chá... Tão bom! (Acho que fazia tempo que não comia bolo!).
Bibingka ou bolo de arroz com leite de coco
(fiz metade da receita e assei em uma forma redonda de 22cm de diâmetro)
454 g de farinha de arroz
100g de manteiga
2x de açúcar (reduzi para 3/4x, lembrando que fiz metade da receita)
4 ovos
1 c chá de essência de baunilha
1 c chá de fermento em pó
1/4 c chá de sal
227g de coalhada (aquele potinho vendido ao lado dos iogurtes naturais)
400ml de leite de coco
Preaqueça o forno a 190C, unte um refratário grande com manteiga.
Bata a manteiga, o açúcar e os ovos. Adicione os ingredientes restantes (fermento por último) e misture bem.
Asse por 40-50min ou até que um palito inserido no meio do bolo saia limpo.
************
This is a delicious rice flour cake, i was really surprised by it. You can find de recipein English here.
Tbm estou de olho nesta receita faz tempo, mas agora com seu resultado me animou a fazer! Obrigada da dica da farinha de arroz!
ResponderExcluirQuando bati o olho na foto pensei q era um cheesecake!
ResponderExcluirMuito interessante usar a farinha de arroz, gostei! Tem muita gente q usa essa farinha por aqui, principalmente aqueles q nao podem comer gluten.
Agora, vou fazer uma pergunta boba, mas fica um gostinho de arroz no bolo?? (eu ja comi macarrao feito com farinha de arroz e achei que tinha um gostao de arroz! hehe!)
Ana
Karen, que interessante. Se acha farinha de arroz facilmente por aqui. Pela foto a textura está bem interessante.
ResponderExcluirAkemi, vou procurar mais receitas com farinha de arroz é diferente!
ResponderExcluirAna, eu não achei que tivesse gosto de arroz, o leite de coco dá uma disfarçada... Talvez a consistência do bolo não seja a mesma daqueles feitos com farinha.
Valentina, eu gostei da experiência!
Em Portugal - um país que produz bastante arroz - usamos muito a farinha de arroz. Fica tudo mais leve com ela. Este seu bolo parece mesmo divinal.
ResponderExcluirKaren,
ResponderExcluirNunca usei a farinha de arroz. Tem uma receita de shortbread da D. Hay que leva esta farinha. Fiquei imaginando a textura.
A faca "cega" não é despicienda...
ResponderExcluirHi Ana, thanks for visiting my blog and leaving a comment. I am glad that you tried this recipe and liked it :)
ResponderExcluirbtw, I live in Durham, not too far from Raleigh. I just had an intern here from Brazil a couple of weeks ago. Too bad she has left already. She could have translated some of your text for me.
Ola Karen, adorei muito seu blog!!!!As fotos estao lindas e as receitas parecem muito boas. Eu tambem tenho um blog de receitas, mas ele ainda é bem pequenino e btw sou apaixonada pelo Murakami, principalmente o Kafka on the Shore :)
ResponderExcluirKaren,eu já comi muito bolo de arroz. Adoro com todas as letras mas nunca fiz mas enquanto nao comprar a balança vou ficar na vontade.
ResponderExcluirPatrícia, não sei explicar direito como a textura difere das massas feitas com farinha... acho que ela é menos "elástica" por causa da ausência de glúten. Mas foi uma experiência boa! Fiquei curiosa sobre a receita da Dona Hay!
ResponderExcluirRui Pedro, "despicienda" é uma palavra nova para mim! Tive que ir ao dicionário.
Jmom, i've said just good things about your recipe, don't worry! ;-)
Julia, que bom que gostou! Estou encontrado vários fãs do Murakami atualmente, isso é bom!
Renata, pois é, balança faz diferença! Eu já não vivo sem a minha!
Hi again, Karen! sorry I called you Ana earlier. I was confused 8-) Ana had left a comment on my blog and mentioned your blog.
ResponderExcluirthanks again for trying out the recipe and for the "good things" said :)
Jmom, don't bother about that! :-)
ResponderExcluirbonjour Karen, est ce que c'est possible d'avoir la recette en français ou alors en anglais ?
ResponderExcluirKaren, obrigada pela visita! Estou olhando seus cakes e da uma vontade de fazer, mas eu moro sozinha e dai "tenho medo" (de comer tudo sozinha) heheheh a proxima vez que for visitar alguem, ou que fizer uma festinha acho que vu fazer todos aqui do blog :) depois conto.
ResponderExcluirQue bom que vc tem encontrado um povo que gosta de Murakami, achei que nao existisse ninguem :-)
Ah eu sou de Santa Catarina, mas moro na Alemanha.
Beijocas e bom final de semana!
Reinefeuille, tu trouves la recette en anglais sur le blog "In our kitchen" (le lien est ci dessus)
ResponderExcluirJulia, eu também tenho problema em fazer doces, mesmo em dois, sempre acabamos comendo demais.
Só aqui em casa somos dois fãs do Murakami!
Tenha um bom final de semana!
Oi Karen!
ResponderExcluirSo vim falar um oi, saber se esta tudo bem! Espero q vc tenha melhorado da gripe!!
Ana
Oi Ana! Já estou 100%, obrigada! Tenho que terminar de reler meu trabalho e estou tentando não ficar muito tempo na internet.
ResponderExcluirOi, Karen! Obrigada pelos comentários e pelas visitas lá no Depósito. Gostei da cara do bolo, é uma pena que tenha visto tarde, porque há um tempo comprei farinha de arroz pra tentar fazer algo diferente, mas não rolou, acabou vencendo a validade e joguei fora. Mas agora já conheço uma receita legal. E essa do Cake de azeitonas, nooooooossa, deve ser demais. Quero fazer. Grande beijo.
ResponderExcluirNossa me pareceu delícioso esse bolo de arroz com leite de coco.Vou experimentar.Bjus
ResponderExcluirLara, que pena que vc perdeu a farinha! Ainda tenho outras receitas para testar com ela. O problema é esse negócio de regular nos doces! Como disse, não fiquei muito feliz com o resultado do cake de azeitonas...
ResponderExcluirEnergia, é bom viu, está quase no fim!
Karen que lindo ficou o bolo. Eu moro em São Paulo mais sou de goiânia e lá é muito comum usar a farinha de arroz, é algo cultural.
ResponderExcluirEliana, eu achava que farinha de arroz fosse um ingrediente incomum no Brasil, pelo jeito eu me enganei!
ResponderExcluirOlá, tenho dúvida sobre a farinha de arroz se precisa hidratar antes de fazer o bolo.
ResponderExcluirBom dia, Anônimo! Não é preciso hidratar, use como se fosse uma farinha normal.
ResponderExcluirPara essa e outras receita pode utilizar a Farinha de Arroz MIGRA, sem glúten. Curta nossa página de receitas facebook.com/comofazerarroz
ResponderExcluir