Estou virando a "louca do mel", tenho utilizado muito este ingrediente nos últimos tempos.
Clafoutis é uma sobremesa que consiste basicamente em uma porção de alguma fruta à qual se adiciona uma massa mais líquida feita com farinha, leite e ovos. É outra daquelas sobremesas indecisas, fica entre um bolo e um pudim. O ideal é comer o clafoutis ainda quente/morno, pois se ele esfriar ou ficar na geladeira, a massa endurece e já não é mais tão interessante.
Outra receita de minha atual paixão, a Canadian Living, , achei leve, com sabor agradável. Minhas peras é que não colaboraram muito, de sete, quatro estavam estragadas, com interior duro e escurecido. Acabei completando a quantidade com uma maçã. A receita original pede "maple syrup", mas substitui por mel e achei que ficou ótimo, ele deu um perfume e um sabor especiais à massa.
Clafoutis de peras e mel
4 peras firmes (mas não duras)
2 c sopa de suco de limão
2/3 x de farinha
1/2 x de açúcar
1 1/2 x de leite
4 ovos
3 c sopa de mel
1 c chá de essência de baunilha
2 c sopa de manteiga c/ sal (ou sem sal + uma pitada de sal) em cubinhos
1 c chá de açúcar de confeiteiro (não usei)
Descasque e retire as sementes das peras. Corte em fatias e misture com o suco de limão. Distribua em um refratário com capacidade para cerca de 2 litros e reserve.
Em uma tigela, misture o açúcar com a farinha. Bata o leite, ovos, mel e baunilha em outro recipiente e depois adicione à mistura de farinha. Mexa até que fique bem homogêneo. (Demorou um pouco para que as gruminhos de farinha se desfizessem e pensei em usar o liquidificador em certo momento, talvez faça isso na próxima vez). Derrame a mistura sobre as peras, distribua os pedaços de manteiga por cima e leve para assar à 190C, até que as peras fiquem macias e o creme cresça e doure, cerca de 45 min.
Para finalizar, polvilhe a açúcar de confeiteiro e use a função "broiler" do forno para dar uma caramelizada na superfície do clafoutis. (Não fiz isso porque o broiler do meu forno é absolutamente inútil, acho que um maçarico de cozinha faria um serviço mais decente.
Deixe esfriar por cerca de 15 min antes de servir. É normal que o clafoutis murche depois de retirado do forno.
Adoro clafoutis.
ResponderExcluirEsse parece-me perfeito.
O mel dá-lhe um toque especial.
http://asvezescozinheira.blogspot.com
Ficou bom mesmo, Autora!
ResponderExcluire uma delicia
ResponderExcluireu ja fiz mas diferente esta receita fez.me lembrar oq aunto era bom