22.5.11

Dentro da clínica

Outro dia esperava uma consulta no oftalmo quando a moça da recepção chamou um paciente. Era um senhor de certa idade acompanhado por uma mulher que deveria ser sua filha. Ele tinha visíveis problemas de locomoção e a recepcionista se aproximou e perguntou para a mulher: "Ele sobe escadas?". A maneira como ela fez essa pergunta me incomodou. Ela foi dirigida à acompanhante do paciente, como se o senhor, além do problema de locomoção, também fosse incapaz de responder por si mesmo. Os consultórios dos médicos ficam no segundo andar e quem não pode subir as escadas tem a opção de usar um elevador, acho que a recepcionista poderia ter feito a pergunta diretamente ao paciente de um modo mais delicado, "O senhor consegue subir as escadas?", por exemplo, ou encaminhá-lo diretamente ao elevador com um "Por aqui, por favor". "Ele sobe escadas?"  parece algo que uma pessoa perguntaria para a dona de um cãozinho. 

Envelhecer certamente não é uma das coisas mais agradáveis. O corpo entra em declínio, mas isso não quer dizer que a pessoa não possa ao menos ser ouvida. Ela trabalhou, pagou suas contas, zelou por outras pessoas, como dizem, teve seu quinhão de alegrias e tristezas, só isso já deveria contar algo.

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10 comentários:

  1. é uma falta de sensibilidade e humanidade. profissionais despreparados na área de saúde. Tem médicos que nem olham pro paciente e receitam medicamentos com menos de 15 min de consulta. Tá alguma coisa errada nisso, pra ser médico a premissa antes mesmo do dom, é gostar de gente.
    Madoka

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  2. Madoka, 15 minutos até que é um bom tempo. Ultimamente a média é bem mais baixa.

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  3. Nessas horas algo fala por mim no bate-pronto. Diria simplesmente a essa grossa: "mocinha, sou capenga mas não sou surdo!"

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  4. é difícil msm, existem pessoas que msm trabalhando diretamente com o público não tem o mínimo de tato... às vezes não tem educação msm. É triste.

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  5. Sonia, também pensei em algo parecido. rs

    Dahiane, é verdade, o atendimento ao público está cada vez pior e é geral, infelizmente.

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  6. E aqui no Japao o atendimento e impecável , principalmente com idosos, alias com qualquer paciente e os médicos sao bem atenciosos, mesmos em hospitais públicos.
    infelizmente falta muito para o Brasil chegar neste nível, o que e bem triste!!!!!!!!!!

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  7. se essa pessoa tivesse um pouco de preparo profissional, bom senso e um tiquim mais de respeito pelas pessoas ela poderia tao somente avisar onde era o consultorio e dar as duas opcoes de acesso ao mesmo. pra ser atenciosa e gentil podeira faze-lo perto deles, com um sorriso, e se dirigindo aos dois. nao acho isso dificil nao.
    mas a regra eh o tratamento direto e com ausencia de respeito, tao cultural que nem eh identificado aas vezes.

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  8. Midori, a área de saúde por aqui ainda tem muito o que melhorar. Mesmo os médicos de clínicas particulares atendem como os dos hospitais públicos, sem tempo para dispensar aos pacientes e ouvi-los, entendo que eles não ganham para conversar, mas poxa. Você entra no consultório, o médico escuta só a sua primeira fase, dá as guias de exames ou a receita e tchau. Sem explicações nem nada.

    Kalina, pois é, o pior é que isso ocorre no momento em que a pessoa está mais fragilizada e dependente.

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  9. Envelhecer tem os seus quês mas ser jovem e insensível é bem pior!

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