20.1.13

Chuchu assado


Outra receita que vi no blog da Lylia, muito simples e saborosa. Aqui só eu como chuchu, para que o O. coma, tenho que disfarçar, misturar com outros legumes ou deixar irreconhecível. Esta receita é só para mim, já fiz duas vezes! 

Minha forma preferida de comer chuchu é à milanesa, mas dá trabalho, é fritura, enfim, nunca mais comi depois que casei. Mas esse chuchu assado não deixa nada a desejar, fica muito bom! 

Descasquei na primeira vez e achei que ficou melhor, a casca é fina, mas deixa uma leve "resistência" na hora de mastigar, nada que atrapalhe, claro. É só uma observação.


Chuchu assado

1 chuchu grande com casca cortado em pedaços grosseiros (sem a parte branca do miolo)
2 colheres de sopa de azeite
2 colheres de sopa de farinha de rosca de boa qualidade (não industrializado) ou pão ralado
1 pitada de sal
1 colher de café de alecrim seco ou fresco 


Em uma assadeira untada com um fio de azeite (espalhe), coloque os pedaços de chuchu e regue com as duas colheres de azeite, remexendo com uma colher ou com as mãos para todos os pedaços ficarem envolvidos pelo azeite. Salpique a farinha de rosca por cima do chuchu e chacoalhe a assadeira, para envolver minimamente os pedaços. Salpique o sal e o alecrim e leve a forno médio. Após cerca de 15 minutos, vire os pedaços de chuchu (não precisa ser um a um, dê uma revirada com uma espátula), aumente a temperatura do forno para média-alta e deixe mais uns 10 minutos, até ficar bem assado.





14.1.13

Bombocado


A chuva resolveu baixar agora. Fez frio, esquentou, choveu, abafou, continua nublado. Verão realmente atípico, choveu pouco no ano passado, ainda não tivemos nenhum momento aflitivo com as águas do rio, espero que continue assim. 

Fiz bombocados no final de semana, peguei a receita que me pareceu ser a mais simples na internet. Coloquei a mistura em formas de muffins antiaderentes, ela grudou no fundo horrores apesar de ter passado um pouco de óleo, desconfio que o fato de desenformar quente não ajudou, lembrar de untar com óleo E farinha da próxima vez. 

Ficaram bons, nada excepcional, mas gostosinhos. Ligo cada vez menos para doces.



Bombocado

1 pacote (100g) de coco ralado (usei flocado sem açúcar)
1 lata de leite condensado
4 ovos 
1 c sopa rasa de fermento

Bata o leite condensado e os ovos no liquificador, junte o coco ralado e o fermento e misture com uma colher. Coloque a mistura em forminha individuais untadas e enfarinhadas ou em uma forma maior e asse até dourar. 



 

4.1.13

Salada de grãos com molho de iogurte


Foi inspirada em uma receita que vi de relance em uma revista de consultório médico. Ela era mais elaborada, mas não me lembrava de todos os detalhes.

Cozinhei grãos de trigo (previamente deixados de molho na noite anterior) e lentilhas em panelas separadas, pois o tempo de cozimento é diferente. Juntei os dois em uma tigela, adicionei cebolas picadas (gosto de passá-las pela água e escorrer antes de usá-la em saladas), salsinha, manjericão e hortelã picados e temperei com um pouquinho de sal. Misturei tudo e servi com um molho à parte feito com iogurte, suco de limão, azeite, alho picado e sal. Dica: deixe o iogurte escorrer um pouco sobre uma peneira forrada com um pano de prato para que não solte tanto líquido quando for colocado sobre a salada.

Você pode adicionar outros ingredientes como cevada, legumes ou frango grelhados, alface, etc.

Um avião passava na hora em que abri a porta pela manhã. Sempre paro para observar os rastros que eles deixam no céu.