Que esfriada, hein? Frio e chuva, o calor da última semana parece mentira. Tive que ir a SP na segunda e fiquei congelando ao vento enquanto esperava o ônibus. O outono chegou de vez.
Vi esta receita no Gororoba com Cardamomo e resolvi preparar. Batatas, cebolas pequenas (chalotas) e dentes de alho cozidos em vinho com azeite, o vinho evapora, o azeite dá uma "fritada" geral ao fim e pronto, as batatas cozinham sem ficar molengas, continuam firmes até o final, mais ou menos o princípio do adobo (que leva vinagre). Elas ficam meio ácidas, como nas conservas/saladas tradicionais, mas gostei mesmo das cebolas e do alho.
Um pouco de alho, cebola, o azeite do cozimento e uma fatia de pão... Olha, dá samba!
Um pouco de alho, cebola, o azeite do cozimento e uma fatia de pão... Olha, dá samba!
A receita e as explicações estão no blog. Tentei seguir as proporções, mas não usei medidas exatas. É botar batatas bolinhas limpas e cortadas ao meio junto com dentes de alho e mini-cebolas descascadas em uma panela grande, adicionar vinho branco suficiente para cobrir tudo (serve o mais barato), temperar com sal grosso e ramos de alecrim e juntar azeite suficiente para formar uma película em toda a superfície do líquido. Levar ao fogo alto, deixar tudo cozinhar, esperar o vinho evaporar, então o azeite começará a fritar tudo, dar umas chacoalhadas para não queimar e tirar do fogo quando achar que está bem dourado.
Forma diferente de preparar batatas em conserva. Aprovada! |
Nova borboleta, logo mais a estação muda e elas darão uma sumida. |
to salivando essas batatas e essas cebolas e esses alhos. com pao, oh.
ResponderExcluirdelicia.
abraco
igual Kalina, achei promissora a coisa toda, apesar do meu estranhamento (pavor) de pensar nesse vinho todo aí cas coisa boiante. a parte do azeite fritando tudo é que me enche o coração de alegria.
ResponderExcluirvou tentar uma hora dessas, eeee.
:)
Kalina, para mim bastam as cebolas e os alhos! rs
ResponderExcluirQuéroul, o processo todo é bem tranquilo, o importante é ficar atenta para não deixar tudo queimar na etapa final.
Adorei e vou levar comigo.
ResponderExcluirBom fim de semana, kiss
Querol, faz ai e conta pra gente. achei mesmo um luxo esse prato, sabia. o sabor deve ser campeao.
ResponderExcluircarrega ai um tiquim nas ervas que o aroma deve ser uma coisa.
Marido na cozinha preparando a receita neste exato momento!
ResponderExcluirSusy, é para levar mesmo!
ResponderExcluirKalina, dá para dar umas improvisadas mesmo!
Anônima, espero que vocês gostem!
Adorei esta receita Karen. Vou ter que dar uma anotada. Vou passar la na fonte.
ResponderExcluiroi! eu descobri esse blog lendo http://mikibook.blogspot.com.br/. Fiquei triste por ele não ser mais atualizado. :( impressionada e admirada demais com a bagagem cultural e intelectual de vocês.
ResponderExcluirVal, a receita é bem bacana, boa para um piquenique ou churrasco!
ResponderExcluirOi, Livia! Então, o blog acabou ficando parado. Costumo escrever sobre os livros que leio aqui, mas como voltei a estudar, não tenho feito isso com tanta frequência.
Entendi. Estou dando uma olhada no blog (adorando as receitas também por sinal).
ResponderExcluir