27.5.11

Casquinha de vieira



Esta é uma receita que sempre faz sucesso quando a preparo. Ela é muito requintada e  gostosa, mas também é trabalhosa, meio cara e gorda. Como a vieira não é fácil de encontrar e custa um bocado, compro uma bandejinha congelada e compenso a quantidade que falta com o peixe e o camarão. Na verdade, trata-se de um gratinado de frutos do mar, se não quiser/puder usar as casquinhas, você pode servi-las em ramequins pequenos. Dá uma entrada ótima, quem come diz que poderia ser o prato principal, e eu concordo. Boa ideia para impressionar namorado/a em junho...

Tirei a receita de uma revista Claudia antiga.  Está escrito que ela rende 10 porções, mas sempre obtenho mais. Se quiser torná-la mais "magra", você pode substituir um pouco do creme de leite do molho branco por leite. Não usei pimentão desta vez.



Casquinha de vieira

1 kg de carne de vieira limpa e escorrida
250g de filé de pescada cortado em pedaços pequenos
250g de camarão limpo
1 x de vinho branco
3 c chá de sal
1/2 x de azeite
farinha de rosca para polvilhar

Misture os frutos do mar, tempere com sal e adicione o vinho branco. Deixe descansar enquanto prepara o molho branco. Depois disso, escorra e frite essa mistura em uma panela com o azeite. Escorra em papel-toalha.


Molho branco

6 c sopa de manteiga
2 cebolas médias picadas
1/2 x de farinha de trigo
2 x de creme de leite fresco

Derreta a manteiga e doure as cebolas. Adicione a farinha mexendo sempre. Junte o creme de leite e misture bem. Reduza a temperatura e deixe cozinhar, ainda mexendo, por 10 minutos. Reserve e prepare o refogado de cogumelos. (O molho é bem espesso, adicione leite durante o cozimento se desejar que ele fique mais ralo ou renda mais).


Refogado de cogumelos

2 c sopa de manteiga
15 cogumelos cortados ao meio
1 pimentão verde picado
2 c sopa de molho inglês
2 x de parmesão ralado

Derreta a manteiga e refogue os cogumelos e o pimentão até que este fique macio. Adicione essa mistura ao molho branco junto com o molho inglês e o parmesão. Misture bem.


Montagem:

Distribua metade da mistura de molho branco com cogumelos entre as casquinhas, coloque porções do refogado de peixe e termine cobrindo com o molho branco. Polvilhe com farinha de rosca e leve ao forno para gratinar por cerca de 10 minutos.


7 comentários:

  1. Nossa, parece bom demais hein? Já está anotadíssimo, adorei! Beijos, Cecilia

    ResponderExcluir
  2. tive sete síncopes seguidas aqui só porque li 'vieira'.

    achei uma bandejinha outro dia, devia vir entre 10 e 15 'hamburguinhos' (ai, vai dizer que elas não são lindos hamburguinhos do mar), custando quase 50 reais. eu nem achei extremamente caro (mesmo sabendo que é sim), mas não comprei porque tava bem longe de casa, e de busão.

    ainda hei de comer vieira nessa vida! nem que seja na refeição final! :D

    ResponderExcluir
  3. Confesso que não sou chegada a frutos do mar, mas a aparência da receita ficou ótima! bjos e bom fds :)

    ResponderExcluir
  4. Cecilia, é muito bom, acho trabalhoso e não faço sempre, apesar de meu marido pedir sempre.

    Quéroul, a bandejinha que compro não custa tanto, mas também acho bem cara. A vieira faz só uma "aparição" na receita, mas é gostosa. Desconfio que vieira fresca deva ser muuuito melhor do que a congelada. (Se for para a Europa em junho, é um boa chance de experimentar!).

    Dahiane, é um prato muito bom para quem gosta de frutos do mar (e pra quem não gosta tanto porque o molho branco também é muito saboroso). Bom final de semana!

    ResponderExcluir
  5. Karen, nao conheco Vieira e fui na net para ver a imagem mas tb nao consegui definir. Vieira, seria um tipo de filé de peixe? Eu moro na Alemanha e como agora comeca a esquentar quem sabe encontro por aqui. Vc poderia escrever para o meu email me respondendo?
    saiajusta4@gmail.com
    As forminhas eu tenho, rs.
    Geralmente faco casquinha de siri e a carne de siri eu compro no asiático, porque os alemaes nao conehcem isso.

    Obrigada

    ResponderExcluir
  6. Georgia, a vieira é um molusco. Em francês é "coquille saint-jacques", em alemão, achei como "Jacobsmuschel". Por aqui você só usa a "carne" branquinha e redonda dela. Veja aqui.

    ResponderExcluir
  7. Ah, valeu. Já sei o que é entao. Eles vendem aqui já prontinho.

    Obrigada


    Abracos

    ResponderExcluir