Finalmente encontrei conchiglione e pude matar a vontade de comer essa massa recheada. Achei as conchas meio pequenas, imaginava que fossem maiores, (esperava algo em que pudesse colocar uma colher de sopa cheia de recheio de uma só vez para facilitar o trabalho!), mas acho que elas variam de tamanho e depende da massa que você encontrar à venda. A minha era número 126.
Recheei com ricota e milho, mas você pode usar a ricota como base e adicionar os ingredientes que tiver vontade, inclusive complementando com um queijo com mais personalidade.
Achei que assim ficou bem leve e gostoso, o pimentão do molho e o milho deram um gostinho adocidado. Se não encontrar o conchiglione, enrole o recheio em folhas de lasanha.
Conchiglione recheado com ricota e milho.
Molho
4 tomates grandes e maduros picados
1 pimentão vermelho grande assado e descascado (faço assim)
folhas de 1 ramo de alecrim
orégano a gosto
pimenta calabresa a gosto
sal e pimenta a gosto
2 c sopa de salsinha picada
Recheio e massa
conchiglione o quanto baste para dar conta do recheio (usei cerca de 40 tamanho 126 )
340 g de ricota fresca amassada
1 ovo
1 lata de milho escorrido (200g)
sal e pimenta a gosto
parmesão ralado para finalizar
Cozinhe todos os ingredientes do molho por cerca de 15 minutos e depois bata no liquidificador (retire a parte menor da tampa para que o vapor escape e envolva a mão com um pano de prato para se proteger do molho quente). Adicione a salsinha e mexa. Reserve.
Misture a ricota com o milho, o ovo e tempere com sal e pimenta a gosto.
Cozinhe o conchiglione de acordo com as instruções da embalagem até que fique al dente, no meu caso, foram 6 minutos em água fervente, o resto do cozimento foi completado no forno. Escorra e recheie com a mistura de ricota com a ajuda de uma colher.
Coloque metade do molho no fundo de uma forma ou refratário grande e vá distribuindo os conchigliones à medida que são recheados. Derrame o molho restante sobre eles e polvilhe com parmesão. Leve para assar por cerca de 30 minutos ou até que o molho borbulhe e a massa termine de cozinhar.
que belezura! ah como eu quero tentar, mas ja vendo que vou usar azeitona no lugar do milho :-) deve ter ficado maravilhoso.
ResponderExcluirvoce fez alguma carne para comer junto ou foi so a massa? e quando o 'convidado' gosta de uma proteina?
Kalina, isso é problemático aqui, meu marido realmente perguntou se não havia uma carninha... rs
ResponderExcluirAcho que um assado ou um carpaccio de entrada resolvem essa questão.
Já vi dessas conchas à venda mas nem sabia que elas tinham número :) Hoje fiz ricotta caseira pela primeira vez e adorei. Óptima maneira de usá-la :)
ResponderExcluirPois é, Ameixa, parece que até elas têm numeração! Também não sabia. Gosto de usar ricota para dar "volume" nesse tipo de receita! rs
ResponderExcluirKaaaaaaaaaaaaren, quer me matar de vontade de fazer, ahahahhahaha!!!
ResponderExcluirMas vai me dar um trabalhao, ai, ai, ai.
É a mesma coisa coisa faco os canelones...aqui somos 4.
Fiquei com fome agora...
Bjao
comi a palavra "quando", deve ser a fome, rs.
ResponderExcluir