27.2.06

Sopa coreana de wakame


Esta é uma receita rápida e simples feita com wakame, uma alga japonesa que é vendida desidratada. O gengibre dá um toque especial à sopa, aconselho-a para um dia frio.


Sopa coreana de wakame

2 x de wakame hidratado
2 c. de sopa rasas de gengibre cortado em tirinhas
1 cubo de caldo de galinha (a receita pede dois, mas achei que ficaria muito salgado)
5 x de água quente
1 c. sopa de sementes de gergelim

Corte o wakame em pedaços de aproximadamente 3 cm de comprimento, polvilhe um pouco de sal, misture e reserve.
Dê uma socada nas sementes de gergelim ou corte grosseiramente com uma faca para que fique mais perfumado.
Dissolva o caldo de galinha na água quente, leve ao fogo, assim que começar a ferver, adicione o wakame e o gengibre, retifique o tempero com sal e pimenta se desejar e desligue antes que comece a ferver outra vez. Sirva em tigelas polvilhando um pouco de gergelim.

25.2.06

Frango com molho de gengibre agridoce




Adoro esta receita de um livro de culinária japonesa. Muito simples e saborosa, pode ser feita com lombo de porco em fatias bem finas ou com frango.

Frango com molho de gengibre agridoce
1 peito de frango cortado em filés finos (cerca de 300g)
farinha para empanar

óleo para fritar


Marinada

1 c. chá caldo de gengibre
2 c. sopa de shoyu
1 1/2 c. sopa de saquê
Molho agridoce
2 c. chá de gengibre ralado
1 1/2 c. sopa de shoyu
1 c. sopa de saquê

1 c. sopa de açúcar


Deixe os filés na marinada por cerca de 20 minutos.
Após esse tempo, empane-os com a farinha e frite-os em uma frigideira com um pouco de óleo. Reserve-os. Limpe a frigideira com papel absorvente, leve-a ao fogo novamente. Adicione o molho agridoce e os filés de frango, misture com cuidado até que o molho envolva a carne. Sirva.

18.2.06

Panna cotta de iogurte


Depois de ver receitas de panna cottas, uma mistura de creme de leite e gelatina, no Bakingsheet e no Kitchen Space, não resisti e fiz a receita da Ana. Uma delícia! acrescentei uma colher de sopa de sementes de papoula e a sobremesa ficou ligeiramente "crocante"!

Panna Cotta de iogurte

¼ x
água
2 c. chá gelatina sem sabor em (usei um envelope de 12g)
1 ¼ x
creme de leite
¼ x açúcar
1 ½ x iogurte
½ c chá de essência de baunilha
1 x. de geléia de sua preferência
algumas colheres de água

Adicione a água à gelatina e deixe inchar. Aqueça o creme de leite com açúcar até que este último dissolva. Retire do fogo, adicione a gelatina e mexa até dissolver. Acrescente o iogurte e a essência. Misture bem, e coloque em taças ou ramequins individuais, ou em único recipiente, se preferir. (Lembre-se de molhar os recipientes com água e não enxugar para facilitar na hora de desenformar). Deixe na geladeira até que fique firme.
Leve a geléia com a água ao fogo, mexa até que fique homogêneo e empregue.
Desenforme sobre um prato e sirva com a calda.


16.2.06

Clafoutis de pêras aos mendicantes

Esta sobremesa é da revista "Cuisine et vins de France". "Clafoutis" é uma sobremesa que fica entre o bolo e o pudim e sempre leva uma fruta, o termo "mendicantes" designa uma mistura de frutas secas: nozes, figos, passas e amêndoas. As cores evocam aquelas das quatro ordens mendicantes: o branco dos dominicanos, o cinza dos franciscanos, o marrom dos carmelitas e o violeta dos agostinianos.
Clafoutis de pêras aos mendicantes
4 pêras
2 c sopa de cada uma das frutas secas seguintes: amêndoas, nozes e passas
4 ovos
150g de açúcar + 20 g para a forma
2 c. sopa de farinha
200ml de creme de leite
1 c. sopa de essência de baunilha (usei menos)
2 c.
sopa de rum
20g manteiga para untar
Preaqueça o forno a 180C, unte uma forma redonda com manteiga e polvilhe-a com o açúcar. Descasque as pêras, corte-as em quatro, retire os caroços e corte-as em fatias não muito finas. Disponha-as na forma.
Pique grosseiramente as frutas secas e disponha-as sobre as pêras. Em uma tigela, misture os ovos com o açúcar. Adicione a farinha peneirada, o creme de leite, a baunilha e o rum.
Espalhe a massa delicadamente sobre as pêras e asse por 45 min. Sirva morno ou frio na própria forma.
************************************
Clafoutis is a kind of cake made with fruits, something between a cake and a pudding. The word "Mendiants" refers to the dried fruits: walnuts, figs, raisins and almonds. Their colors, by their turn, are a reference to the colors of the religious orders: white=dominicans, gray=franciscans, brown=carmelites, violet=augustinians. From "Cuisine et vins de France" magazine.

Clafoutis aux poires aux mendiants



4 pears
2 tablespoons almonds
2 tablespoons walnuts
2 tablespoons raisins
4 eggs
150g
sugar + 20g for cake pan
2 tablespoons flour
200ml
light cream
1 tablespoon vanilla essence
2 tablespoons rhum
20 g butter for cake pan


Heat oven to 180C; butter round cake pan, sprinkle with sugar. Peel pears and cut in half. Remove core; cut into slices (not too thin). Arrange pears in bottom of prepared cake pan.
Chop dried fruits roughly and spread over the pears.
In bowl, whisk eggs,
sugar until lightly frothy. Add sifted flour, light cream, vanilla and rhum. Whisk until smooth. Pour batter over fruit. Bake about 45 minutes. Serve warm or chilled.

 

9.2.06

Cantucci ou Biscotti

Adoro comer estes biscottis com um espresso! Já vi várias versões deles: de chocolate, com pistache, com amendoins, mas o meu preferido é este com raspas de limão e amêndoas inteiras, a versão clássica. Os meus estão mais escurinhos porque tenho usado farinha de trigo integral para cozinhar (uma tentativa de ser saudável). A receita é da Claudia Cozinha que não diz que devemos esperar ao menos 10 minutos antes de cortar os biscoitos após retirar a massa do forno pela primeira vez. Descobri que era por isso que não conseguia cortar meus biscottis direito, a massa é muito quebradiça enquanto está quente.


Cantucci ou Biscotti


2 x farinha
1 x açúcar
1/4 x manteiga
1/2 c. sopa fermento em pó
1/2 c. chá casca de limão ralada
50 g de amêndoas sem casca
2 ovos

Misture todos os ingredientes até que a massa fique homogênea. Divida-a em duas partes e enrole, formando dois cilindros iguais. Arrume-os em uma assadeira grande (forre com papel manteiga), guardando distância entre eles. Achate-os até que fiquem com 1,5 cm de altura.
Asse por 20 minutos em temperatura média (200C). Retire do fogo, deixe esfriar por 10 minutos e corte em fatias de 1 cm de largura, sem retirá-las do lugar, apenas afastando um pouco umas das outras. Reduza a temperatura do forno para 180C e asse por mais 20 minutos.
Deixe esfriar.



**************************************


I love to eat these biscottis with a expresso. I've seen many versions of the recipe: with chocolate, pistacchios, peanuts... But the classic one, with a touch of lemon zest and almonds is my favorite.
Mine are a darker because i've used whole wheat flour (to be healthier!). They are a little twisted because i've just learned that i had to let the loaves cool a little before slicing them!


Cantucci or Biscotti

2 cups ap flour
1 cup sugar
1/4 cup butter
1/2 tablespoon baking powder
1/2 teaspoon lemon zest
50g peeled almonds
2 eggs


Combine all ingredients and mix until dough is smooth. Divide the dough in 2 loaves. Place loaves on a baking sheet, leaving some space between. Flatten each loaf slightly, evenly. Bake in preheated 200C oven for 20 minutes, or firm to the touch. Remove. Cool slightly (about 10 minutes); lower oven to 150 degrees. While still warm, slice loaves in diagonal slices, about 1cm thick. Arrange on ungreased sheet and bake at 180 degrees for 15 minutes, or until firm. Do not brown.

Empadão de peixe


Esta receita é da Tasca da Elvira, o peixe fica impregnado com o sabor do curry e do bacon. Substituí um pouco do peixe por mexilhões.

Empadão de peixe

- 1 kg de batatas
- 1 cebola picada
- 2 dentes de alho picados
- 100 ml de azeite
- 1 folha de louro
- 1 c. sopa de curry em
- 650 g de filé de peixe (fiz um misto de pescada e mexilhões sem casa)
- 150 g de bacon picado
- 50 ml de vinho branco
- 3 tomates maduros picados sem sementes
- 1/2 pimentão vermelho picado
- 1/2 pimentão verde picado
- 3 gemas
- 40 g de manteiga
- 200 ml de leite
- sal & pimenta
- noz moscada
- manteiga

Preparo
Unte um pirex com manteiga e preaqueça o forno a 190ºC. Corte os filés de peixe em pedaços pequenos.
Descasque as batatas e cozinhe-as em água com sal. Escorra. Amasse as batatas, faça um purê adicionando duas gemas, 40g de manteiga e o leite morno. Tempere com sal, pimenta e noz moscada. Misture bem.
Refogue o alho e a cebola no azeite quente com uma folha de louro. Adicione os pedaços de peixe. Tempere com sal, pimenta e polvilhe o curry. Adicione o bacon e deixe dourar. Regue com o vinho branco e espere reduzir. Adicione os tomates e os pimentões. Cubra e cozinhe por 15 minutos. (Se usar outros frutos do mar, como mexilhões, camarões ou lula, adicione-os quase ao final, pois eles não devem ser cozinhados por muito tempo ou ficarão duros).
Espalhe a metade do purê no fundo do pirex. Cubra com a mistura de peixe e finalize com o resto do purê. Pincele a superfície com a gema restante e leve ao forno para dourar um pouco. Sirva em seguida com uma salada.

*******************************

This is a lovely recipe from a lovely blog (in French). I’ve added some mussels in the fish mixture.

Fish Pie
1 kg potatos
1 chopped onion
2 cloves garlic, minced
100ml olive oil
1 bay leaf
1 tablespoon
curry powder
650g fish filets of your choice
150g
bacon, chopped in bits
50ml white wine
3 tomatoes, seeded and chopped
½ red bell pepper, chopped
½ green bell pepper, chopped
3 egg yolks
40g butter
200ml hot milk
salt, ground nutmeg and pepper to taste
butter

Butter an ovenproof dish and preheat oven to 190ºC. Cut fish filets into small pieces.
Peel potatoes and put them in a saucepan, cover with water and bring them to a boil. Boil gently until tender. Drain. Mash the potatoes, stir in 2 egg yolks, 40g butter, milk. Season with salt, pepper and ground nutmeg to taste.
Sauté garlic, onion and bay leaf in olive oil. Add fish pieces. Season with salt, pepper and curry powder. Stir in bacon. Pour in white wine and wait until it evaporates. Stir in tomatoes and red bell pepper and green bell pepper. Cover and simmer for 15 minutes. (If you are using other seafood, add them close to the end of the cooking time, do not overcook).
Spread half mashed potatoes evenly on the bottom of the baking dish. Pour the fish mixture over top, and top with remaining mashed potato to cover. Smooth with a spatula. Brush top with the egg yolk and bake until golden.



6.2.06

Bobo de camarão

Fiz esta receita de bobó do Cybercook. Adicionei pimentão vermelho, retirei a pele e as sementes dos tomates e não usei o purê de tomates da receita original, também diminui a quantidade de dendê.
Engraçado, faço este prato com freqüência, mas ainda não o havia postado. A mandioca vem do meu quintal mesmo, tenho alguns pés plantados e sempre que preciso faço um buraco e pego o pedaço que vou usar.


Bobó de Camarão

500g camarão limpo
250g mandioca descascada e cortada em pedaços

6 tomates sem pele e sem sementes picados

um punhado de cebolinha e salsinha picado
1 cebola grande picada

3 dentes de alho picados

sal a gosto

1 pimentão vermelho fatiado
400ml leite de coco

um punhado de coentro fresco picado

1 x de leite

100ml azeite de dendê (menos se preferir)


Coloque a mandioca em uma panela, cubra com água e leve para cozinhar por cerca de 30 min, até ficar macia. Depois, escorra e bata em um processador de alimentos com o leite de coco e o leite até obter um purê homogêneo. Reserve.
Aqueça o azeite de dendê em uma panela, refogue a cebola por 3 min. Adicione o alho, os tomates, o pimentão e cozinhe por cerca de 8 minutos. Adicione a salsinha e a cebolinha, tempere com sal. Coloque o purê de mandioca
e cozinhe mexendo sempre até que a mistura fique quente. Adicione o camarão e espere que eles fiquem completamente cozidos (não cozinhe demais ou eles ficarão duros). Prove e corrija o tempero caso necessário. No final, adicione o coentro. Retire do fogo e sirva com arroz cozido.


**********************************

This is a classic dish from the northeastern Brazilian State of Bahia. The cassava comes from my own backyard, it is a pretty easy plant to grow. Cilantro and dende oil make this dish quite fragrant.


Bobó de Camarão (Shrimp and creamy cassava sauce)


500g shrimp, peeled and deveined
250g sweet cassava, peeled and quartered

6 tomatos, peeled, deseeded and chopped

a handful of chives and fresh parsley leaves, chopped
1 lg onion, chopped

3 cloves garlic, chopped

salt to taste

1 red bell pepper, sliced into thin strips
400ml coconut milk

a handful (or two) chopped cilantro

1 cup milk

100ml dende oil (palm tree oil) - add less if you want



Cook the cassava in water to cover in a heavy saucepan over medium-high heat for 30 minutes, until fork tender. When done, puree the cassava in a blender or food processor, adding the coconut milk and 1 cup milk to get a smooth paste. Set aside.
Meanwhile, heat dende oil in a large, heavy saucepan over medium heat. Add the onion and cook 3 minutes. Add garlic, tomatoes, red bell pepper, and cook another 8 minutes. Add chives an
d parsley, season with salt. Stir in the pureed cassava, cook stirring until the mixture is hot. Add the shrimp and wait until they are cooked through (don't overcook). Taste and add more salt if necessary. Finally, stir in chopped cilantro. Remove from the heat, and serve hot with white rice.


Cassava plant




Cassava root


5.2.06

Bolo cremoso de laranja

Esta receita é de uma revista Claudia Cozinha de dois ou três anos atrás, achei que ela deveria ser boa assim que a vi pela primeira vez, mas só a preparei hoje.

Nos últimos dias temos tido um pouco de azar aqui em casa, devem ser gremlins "aquáticos", primeiro a placa dianteira do carro sumiu durante uma chuva terrível (só percebemos uma semana depois, quando deixamos o carro em um estacionamento e notamos que o valete procurava o número na traseira do carro), depois um cano de casa trincou e está vazando... Sem falar que estamos fazendo uma cisterna para resolver nosso problema de falta de água e as obras vão a passos de tartaruga...

Decidi fazer o bolo para melhorar o humor geral e lá estava eu colocando a massa na assadeira quando esta cai no chão, não notei que ela estava bem na beirinha da pia... Devem ser meus óculos novos... Ainda bem que sobrou massa suficiente para assar, o resultado valeu a pena, o bolo é super fofo, imaginava algo mais "cremoso", minha menor assadeira ainda era grande e o bolo ficou fino, talvez isso tenha feito alguma diferença. A parte debaixo é úmida devido ao suco de laranja e a parte de cima tem uma camada deliciosa com gosto de calda de açúcar. Fiz metade da receita e usei apenas frutas cristalizadas. A ser refeita!


Bolo cremoso de laranja

Bolo
1 x de manteiga à temperatura ambiente
1 x de açúcar
6 ovos
2 x farinha de trigo
3 c. chá de fermento em pó
1 c. chá de bicarbonato de sódio
1 x iogurte
1 c. sopa de casca de laranja ralada
1/2 x de frutas cristalizadas
1/2 x. de passas brancas

Calda de laranja
2 1/2 x de suco de laranja
1/4 x açúcar

Calda de açúcar
1 3/4 x de açúcar
1 de água quente

Acessórios: 8 forminhas com capacidade para 1/2 x ou 1 forma alta de 18x10 cm untadas e polvilhadas com farinha. (Minha assadeira era maior e a massa ficou mais baixa)

Preparo

Bolo
Bata a manteiga com o açúcar até ficar branca. Junte as gemas e continue batendo até obter um creme leve.
Á parte, peneire a farinha e o fermento e junte à massa.
Acrescente o bicarbonato e o iogurte. Misture bem e adicione a casa de laranja, as frutas e a passa.
À parte, bata as claras em neve e a junte à massa, misturando delicadamente. Ponha na forma e asse no forno em temperatura média por uma hora ou até que, enfiando um palito, este saia limpo. Retire do forno.

Calda de laranja
Misture bem o suco com o açúcar. Faça furos no bolo com uma faca ou garfo e banhe-o com o suco. Deixe esfriar, cubra com filme plástico e leve à geladeira até o dia seguinte. (Obviamente não aguentei esperar e fiz o bolo de manhã e o comi à noite!).

Calda de açúcar
Ponha o açúcar numa panela pequena e leve ao fogo quando caramelar, adicione a água quente e deixe ferver sem mexer até virar um caramelo não muito grosso.
Retire o bolo da geladeria, desenforme sobre um prato e banhe-o com a calda. Enfeite com gomos de laranja.

**************************************

Despite the fact that i dropped some of the batter on the floor, this cake was pretty much succesfull! I knew it must be good when i first read the recipe in a Brazilian cooking magazine called "Claudia Cozinha", but somehow i had forgotten it until today. The cake isn't exactly "creamy", but it is moist underneath. REALLY delicious! I used a large baking pan, so the cake was a little thin. I didn't add the raisins.


Creamy orange Cake

Ingredients

Cake
1 cup butter at room temperature
1 cup sugar
6 eggs
2 cups ap flour
3 teaspoons baking powder
1 teaspoon baking soda
1 cup yoghurt
1 tablespoon grated orange zest
1/2 cup diced mixed candied fruits
1/2 cup golden raisins

Orange syrup
2 1/2 cups orange juice
1/4 cup sugar

Combine sugar and orange juice in small bowl. Whisk until sugar dissolves.
Caramel sauce
1 3/4 cup sugar
1 cup boiling water


Directions

Heat the oven to 300C. Grease and lightly flour 8 muffin pans (1/2 cup capacity) or one 18x10cm baking pan.

Cake
Beat butter and sugar until creamy. Add egg yolks and beat until fully incorporated. Sift together flour and baking powder and add to egg mixture.
Add baking soda and yoghurt. Beat and stir in orange zest, candied fruits and raisins.
Beat egg whites until stiff and fold carefully into batter.
Scrape the batter into tghe pan and spread evenly. Bake until thoothpick inserted in the center comes out clean, about 1 hour.
Place pan with cake on rack. Using slender wooden skewer, poke holes all over top of cake. Spoon syrup over cake, allowing syrup to be absorbed. Cool cake completely, cover and refrigerate until the next day.

The next day, prepare
caramel sauce:
In a small skillet, melt sugar stirring constantly. When sugar is golden brown, very slowly and carefully stir in the boiling water. Cook until lumps have melted and the syrup is smooth.
Invert the cake pan over a plate. Pour syrup evenly over the cake.

2.2.06

Curry de frango


Dá para ver que aqui em casa temos "fases" de comida, passamos a das mangas e agora estamos na de frango. Uma versão simplificada de uma receita de um livro japonês que trouxe da casa da minha mãe. Não tinha o chutney de manga (o meu acabou!), mas fiz sem e ficou muito bom!

Curry de frango

Para duas pessoas:


2 coxas e 2 sobrecoxas de frango sem pele (eu as desossei, mas você pode apenas fazer um corte no sentido do comprimento deixando o osso exposto para cozinhar melhor)
1 c. sopa de curry
1 dente de alho picado
1/2 cebola picadinha
1 pedaço pequeno de gengibre picadinho
1 tomate grande sem pele e sem sementes picado
1/4 de cubo de caldo de galinha dissolvido em 1/4 x. de água (coloque mais caldo se preferir mais salgado, mas lembre-se de que a carne de frango foi temperada)
2 c. sopa de óleo
um pouco de sal
1 c. chá de chutney de manga
1/2 copo de iogurte natural

 
Preparo:

Tempere a carne com metade do curry e um pouco de sal.
Aqueça o óleo em uma panela e doure os pedaços de frango dos dois lados. Adicione a cebola e o alho, misture com cuidado. Adicione o gengibre, o tomate, o chutney, o resto do curry e o caldo de galinha. Misture e deixe cozinhar em fogo baixo com a panela tampada por cerca de 20-30 minutos ou até que a carne fique macia. Coloque algumas colheradas do iogurte sobre o curry e sirva com arroz.



***********************************************


This is a really good curry, the original recipe is from a japanese cookbook i brought from my mother's home.


Chicken Curry

2 chicken thighs and 2 drumsticks, no bone , no skin
1 tablespoon curry powder
1 clove garlic, minced
1/2 onion, chopped
1 teaspoon ginger, minced
1 big tomato, peeled and seeded, chopped
1/4 cup chicken stock
2 tablespoons cooking oil
salt to taste
1 teaspoon mango chutney
1/2 cup yoghurt

Sprinkle chicken with a little salt and half curry powder.
Heat oil in a pan. Add chicken, browning on both sides. Add garlic, onion, ginger, tomato, mango chutney, remaining curry powder and chicken stock. Mix gently, cover and simmer over low heat for about 20-30 minutes or until tender. Taste, and add salt as needed.
Serve with rice and a 2-3 tablespoons yoghurt.