Receita que a Madalena Saifi colocou no Forum do Cybercook. Uma forma diferente de preparar bacalhau, ficou gostoso.
Torta de bacalhau "Daboana"
Purê:
2 kg de batatas cozidas e espremidas
2 c. sopa de manteiga derretida ou amolecida
1 lata de creme de leite
sal e noz moscada a gosto
Faça um purê batendo tudo no processador (eu apenas misturei bem os ingredientes) até obter uma massa lisa e homogênea.
Recheio:
1/2 kg de bacalhau (demolhado e desfiado)
Refogar alho e 2 cebolas em 5 ou 6 c sopa de azeite. Junte 1/2 kg de tomates picados sem peles e sem sementes. Adicione 1 lata de ervilhas, 1/2 x de azeitonas picadas (usei verdes), 3 c. sopa de catchup (não usei), cheiro verde, coentro, manjericão e alecrim a gosto (coloquei só um pouco das duas últimas ervas, pois elas são mais fortes).
Junte o bacalhau e deixe ferver. Acrescente pimenta do reino e orégano a gosto. Retire do fogo e junte 1 vidro de palmito picado.
Montagem:
Unte um pirex com manteiga e coloque metade do purê de batatas, o refogado de bacalhau e o restante do purê. Cubra com papel alumínio e leve para assar, quando estiver quase pronto (bem aquecido), retire o papel alumínio e coloque fatias de ovos cozidos, azeitonas e rodelas de palmito para decorar. Cubra com mussarela em fatias ou ralada (polvilhei queijo parmesão ralado) e leve ao forno novamente para derreter e dourar.
Se quiser, é possível substituir o bacalhau pelo camarão, mas a Madalena recomenda que se refogue o camarão em um pouco de azeite antes de acrescentar ao refogado, pois ele solta muito líquido. Se colocar o camarão diretamente no refogado, será necessário adicionar um pouco de farinha ou maisena para engrossá-lo.