Os almoços de família são as ocasiões nas quais posso testar receitas e repetir aquelas que já se consagraram. Hoje, testei duas, uma mousse de camarão, de que não gostei muito, por isso não irei passar sua receita, e uma torta de maçã, cuja receita alguém havia pedido no fórum do cybercook. Ela é deliciosa, eu a recomendo a todos. Sua massa derrete na boca. Ressalvas: apesar de estar escrito que ela não iria grudar na forma, a minha grudou um pouco, usei aveia em flocos finos, porque era a única que tinha, também acho que a quantidade de maisena poderia ser diminuída, quando eu a assei, as maçãs nunca “borbulharam”, talvez pela “liga” da maisena, mas isso é apenas um detalhe... Basta olhar para essa fatia de torta com uma bola de sorvete de creme para ter boas lembranças...
Crispy de maçã da Annie - Apple Pie
Massa:
100g de manteiga em temperatura ambiente
50g de açúcar de confeiteiro
1 gema
150g de farinha de trigo
Bata muito bem o açúcar e a manteiga na batedeira ate ficar leve. Adicione a gema e bata um pouco mais. Adicione a farinha de trigo MISTURANDO ate incorporar tudo.
Embrulhe a massa no papel-filme e ponha na geladeira por 30 minutos. Abra a massa numa superfície enfarinhada e abra com o rolo deixando-a com um formato redondo. Não precisa untar a forma removível. Forre a assadeira e coloque na geladeira por mais 20 min. Depois deste tempo de volta à geladeira, pré-asse a massa colocando-a num forno com 180C por 15-20 minutos.
Recheio:
6-8 maças sem casca sem caroço cortadas em pedaços
suco de meio limão + água
1 colher(sopa) de manteiga
¼ xícara de açúcar
½ colher(chá) de canela em pó
¼ de colher(chá ) de noz moscada em pó
¼ de colher(chá) de gengibre em pó
2 colheres(sopa) de Maisena
Misture o suco do meio limão com um pouco de água pra não escurecer. Coloque as maças no fogo com a manteiga e deixe por uns 5 minutos pra murchar um pouco. Elas devem ficar macias mas no centro do pedaço da maça fica um pouco crocante.
Em seguida adicione o açúcar e mexa bem.
Adicione a Maizena diluída com um pouco de água + sal + canela + gengibre + noz moscada.
Mexa a panela e quando a Maizena começar a ligar toda a mistura, desligue o fogo e reserve. Deixe esfriar antes de rechear a massa.
Cobertura: (farofa)
1 xícara(chá) de farinha de trigo
1/4 xícara(chá) de açúcar mascavo
1/4 xícara de aveia em flocos (flocos grandes)
1/2 colher(chá) de sal
1/3 colher(chá) de canela
130g de manteiga
Bata os 5 primeiros ingredientes na batedeira para triturar e misturar bem. Adicione a manteiga e bata mais um pouco. Está pronto.
Montagem:
Com o recheio frio, bote na massa pré-assada. Note que fica bastante maçã, mas é assim mesmo, pois ainda ela murcha quando for ao forno.
Ponha a farofa por cima do recheio. Não deixe a farofa muito arenosa você amassa um pouco pra que fiquem em grãos maiores tipo empolada. Certifique que a farofa cubra totalmente as maças. Não amasse, espalhe a farofa gentilmente.
Num forno pré-aquecido de 180C coloque a torta por 25-30 minutos. Quando o recheio borbulhar é um sinal de que está boa.
Fui presenteada com coisas relacionadas à cozinha, um de meus novos prazeres... Minha sogra voltou da França com uma provisão de queijos (chèvre, brie e camembert) e um “Petit Larousse de la Cuisine”, quelle joie! Minha mãe me deu uma assadeira de muffins, fazia tempo que queria uma...