29.6.06

Muffins de painço (millet)

Painço?!!! Mas isso não é comida de passarinho? Aparentemente, painço não é só para as aves. O aspecto dos grãos lembra a quinoa, mas ele é um pouco mais amarelinho. Adorei esta receita do Allrecipes e acho que irei utilizá-la como base para meus futuros muffins integrais, a consistência deles não é fofa, mas, por mais estranho que pareça, lembra um pouco o bolo de fubá, meio quebradiço. Apesar de ser adoçado somente com mel, eles são doces na medida certa, o painço (encontrado em lojas que vendem produtos orgânicos/naturebas) dá um crocantezinho muito agradável aos bolinhos. Coloquei passas para dar uma incrementada e não teria pudores em adicionar castanhas, nozes, ou pedacinhos de maçã no futuro.

Muffins de painço (millet)

2 1/4 x de farinha de trigo integral
1/3 x de painço
1 c. chá de fermente em pó
1 c. chá de bicarbonato de sódio
1 c. chá de sal
1 x de coalhada (vendido ao lado dos potinhos de iogurte natural)
1 ovo ligeiramente batido
1/2 x de passas ou nozes (opcional)
1/2 x de óleo
1/2 x de mel

Preaqueça o forno à 200 C. Unte 16 formas de muffin.
Misture a farinha integral, o painço, o fermento, o bicarbonato e o sal. Em outro recipiente, misture a coalhada, o ovo, o óleo e o mel. Junte esta mistura aos ingredientes secos. Mexa até que fique homogêneo.
Distribua a massa nas forminhas e asse por cerca de 15 min ou até que um palito inserido no meio de um muffin saía limpo.

*************************

Millet muffin from the allrecipes website. Very, very yummy!

21.6.06

Creme de banana com leite de coco e creme de manga

Receita da revista Cuisine et vins de France. Bem gostosinha, apesar de ter achado que a combinação de banana, limão e leite de coco não ficou assim tão boa, ficou meio azeda, mas como o limão não pode ser suprimido porque é ele que impede que a banana oxide, talvez eu diminua a quantidade para 1 ou 2 c. sopa de suco ou faça o creme só com leite de coco. Não consegui fazer as faixinhas de cores com os cremes, o creme de banana/coco estava mais mole e quando coloquei o creme de manga ele afundou. Usei ágar-ágar para apressar a endurecimento, mas a receita original (que coloco embaixo) leva gelatina, não coloquei a clara e por isso a receita que deveria dar para 4 pessoas, deu apenas para 2.

Creme de banana com leite de coco e creme de manga

 
1 banana
1 manga
100ml de leite de coco
3 c. sopa de açúcar
suco de meio limão
3 folhas de gelatina
1 clara de ovo (se utilizar o ágar-ágar no lugar da gelatina, talvez não seja possível adicionar a clara porque o creme endurece rápido)
1 pitada de sal
4 morangos para decorar

Prepare o coulis (creme) de manga. Amoleça 2 folhas de gelatina em água fria. Descasque a manga e corte-a em pedaços. Coloque-os em uma panela com 100ml de água e cozinhe por 5 minutos. Adicione a gelatina escorrida, misture e deixe esfriar. Coloque duas colheres de açúcar e bata no mixer ou no liquidificador. Leve à geladeira.

 
Prepare o creme de banana. Amoleça a última folha de gelatina em um pouco da água fria. Aqueça o leite de coco, retire do fogo e adicione a folha de gelatina escorrida. Descasque e corte a banana em rodelas e bata no liquidificador com o leite de coco, o suco de limão e o açúcar restante. Coloque na geladeira.


Bata a clara em neve bem firme com uma pitada de sal e incorpore ao creme de banana frio. Em 4 taças, intercale camadas de creme de banana e creme de manga. Deixe na geladeira por pelo menos 2 horas. Decore com um morango e sirva.

****************************


Recipe from the magazine Cuisine et vins de France. Quite good, but I found the banana-coconut milk-lemon cream a little sour, next time I will use 1-2 tbsps. lemon juice or make the cream only with coconut milk. I used agar agar and couldn't make beautiful layers because the mango cream was a bit heavier than the banana-coconut cream.

 
Mango, banana and coconut milk cream

 
1 banana
1 mango
100ml coconut milk
3 tbsps sugar
juice of half a lemon
3 gelatin sheets
1 egg white
1 pinch of salt
4 strawberries

Prepare mango coulis. Soak 2 gelatin sheets in water. Peel and cut the mango into smal chunks. Put them in a sauce pan with 100ml water and cook for 5 minutes. Stir in drained gelatin and let it cool. Add 2 tbsps sugar and mix until smooth. Let it chill in the fridge for a while.

 
Prepare banana cream. Soak the last gelatin sheet in a little water. Heat the coconut milk in a small saucepan, remove from the heat and add the drained gelatin sheet. Peel and slice the banana. Blend coconut milk, banana, remaining sugar and lemon juice. Let the mixture chill in the fridge.


Beat egg white until very stiff with a pinch of salt, combine it with the banana-coconut cream. Pour the creams into four glasses making layers and leave them in the fridge for 2 hours before serving. Garnish with a strawberry.



15.6.06

Gelatina de leite de coco e ágar-ágar

Outra gelatina deliciosa com ágar-ágar! A combinação de frutas com o leite de coco fica muito boa, leve e refrescante! Receita que encontrei no blog Gourmandises, mas já tinha visto uma receita parecida no blog da Reinefeuille.

Gelatina de leite de coco e agar-agar

400ml de leite de coco
300ml de água
70g de açúcar
2 c. sopa de agar-agar
frutas a sua escolha (usei meia manga e 1 kiwi) picadas

Aqueça o leite de coco, a água e açúcar em uma panela, quando começar a ferver, adicione o ágar-ágar. Cozinhar por um minuto mexendo sempre. (Eu não consegui dissolver o ágar-ágar completamente então bati com o mixer portátil, você pode usar o liquidificador ou passar a mistura por uma peneira.) Despejar em uma assadeira ou pirex de 30x30cm (eu usei forminhas de muffins). Distribuir as frutas sobre a gelatina e levar à geladeira por cerca de 2 horas. Cortar em quadrados e servir geladinho.


********************************

Another refreshing, light and delicious gelatin recipe! The fruit and coconut milk combination is fantastic! I've really loved it. I've found the recipe on Gourmandises, but you can find another version of it here.

Coconut milk and fruit gelatin

400ml coconut milk
300ml de water
70g sugar
2 tbsps agar agar
fruits of your choice, chopped (I used half a mango and kiwi)

Heat coconut milk, water and sugar in a small saucepan, when it starts to boil, add the agar agar. Simmer, stiring for about a minute. (If you be unable to dissolve the agar agar completely, use the mixer, blender or sift the liquid through a sieve). Pour in a 30x30cm pan (I used my muffin pans). Distribute the fruits evenly over the mixture and let it chill in the fridge for about 2 hours before cutting into squares and serving.


13.6.06

Frango ao estilo marroquino com tomates, açafrão e mel


Este frango é um poema! Adoro receitas nas quais o frango é cozido lentamente em um molho cheio de sabores e aromas, desta vez adorei o emprego da água de flores de laranjeira no prato. Como sempre, ótima receita da Valentina!

 
Frango ao estilo marroquino com tomates, açafrão e mel

8 pedaços de frango ( 1.7kg), com pele – não use peito nesta receita mas pedaços que tenham osso
Sal e pimenta-do-reino moída na hora
Azeite de oliva
1 cebola grande picada grosseiramente
3 dentes de alho esmagados
2 ½ colheres de canela em pó
1 ½ colher de chá de gengibre em pó (usei um pedacinho de gengibre picadinho)
800g de tomates picados grosseiramente
275ml de caldo de frango
½ colher de chá de estigmas de açafrão
5 colheres de sopa de mel
1 colher de chá de água de laranjeira
25g de amêndoas tostadas em lascas
Um maço pequeno de coentro

Pegue os pedaços de frango e ponha-os numa vasilha. Tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora. Coloque o óleo numa panela e refogue os pedaços de frango até que fiquem bem moreninhos.Retire do fogo e reserve-os. Ponha a cebola na mesma panela em que o frango foi refogado, e mexa até que fique dourada. Jogue a canela, o alho e o gengibre, mexendo sem parar por 1 minuto. Acrescente os tomates, misturando tudo bem, e abaixe o fogo, cozinhando por 5 minutos aproximadamente. Só dê uma mexida de vez em quando.

Enquanto isso ferva o caldo de frango e jogue o açafrão para que se dissolva. Derrame o caldo sobre a mistura na panela e deixe ferver. Assim que ferver ponha os pedaços de frango em cima, derramando também o caldo do frango que tenha se acumulado. Baixe o fogo deixando tudo no ponto de fervura, tampe a panela e deixe cozinhar por aproximadamente 30 minutos – até que o frango esteja bem cozido. Cheque após 25 minutos.

Quando o frango estiver pronto, retire da panela e reserve. Deixe que o molho na panela ferva até que praticamente se reduza a um creme. Não deve ficar aguado. Acrescente o mel e continue a cozinhar até que a consistência fique como a de uma geléia. A esta altura acrescente a água de flor de laranjeira e ponha os pedaços de frango de volta na panela para esquentar.

Na hora de servir jogue coentro picado por cima e lascas de amêndoas tostadas.Sirva acompanhado com arroz, ou couscous ou mesmo pão tipo pão sírio.


12.6.06

Galettes vietnamitas de batatas doces

Vi esta receita no blog francês Gourmandises que, por sua vez, copiou a receita do site Marmiton. Feita e aprovada! As galettes são leves e ligeiramente adocicadas, se puder fazer um molho ao estilo vietnamita (eu não tenho uma receita, mas se não me engano leva pimenta, shoyu, molho de peixe, cebolinhas, gengibre, etc) deve ficar melhor ainda!

Galettes vietanamitas de batatas doces

- 500 g de batatas doces cruas raladas no ralador grosso
- 2 dentes de alho picados
- um pouco de cebolinha e uma cebola das pequeninas picadas
- 200 g de farinha
- 50 g de Maïzena
- 1 c. café de sal
- 2 ovos batidos
- 250 ml de leite de coco
- pimenta
- uma porção camarões crus limpos (eu usei aqueles pequenos)

Misturar as batatas doces raladas com 2 dentes de alho, a cebolinha e a cebola picados previamente refogados rapidamente em um pouco de óleo. Reserve.
Em uma tigela, misture 200 g de farinha e 50 g de Maïzena, 1 c. café de sal. Faça uma depressão e despeje os ovos batidos, misture bem e coloque o leite de coco. Misture até que a massa fique homogênea e sem grumos. Tempere com pimenta e adicione os camarões. Adicione a mistura de batatas doces e combine bem.
Frite despejando colheradas da massa em uma frigideira com uma pouco de óleo, achate as galettes com a ajuda de uma espátula. Coloque pelo menos 2 camarões em cada galette. Espero dourar de um lado, vire e doure o outro lado.
Sirva com um molho apimentado ou arroz e um molho bem temperado.

************************

I saw this recipe on the French blog Gourmandises (The recipe is from Marmiton, a French website). Delicious! The dumplings are light, slightly sweet and could be even better if I had a vietnamese dipping sauce on the side (unfortunately I don't have a tested recipe, but I know that it isn't difficult to prepare if you have all the ingredients).

Vietnamese sweet potatoes dumplings

- 500 g peeled and grated sweet potatoes
- 2 cloves garlic, chopped
- some chopped chives and 1 small onion, chopped
- 200 g flour
- 50 g cornstarch
- 1/4 tsp salt
- 2 beaten eggs
- 250 ml coconut milk
- pepper
- some cleaned medium shrimps (I've used small ones)

Sautee garlic, chives and onion in a skillet with a little oil. Remove from heat. Combine onion mixture with the sweet potatoes. Reserve.
In a bowl, combine flour, cornstarch and salt, make a pit and add eggs. Stir well. Add coconut milk and stir until smooth. Season with pepper and add shrimps.
Heat a skillet with little oil, and make little dumplings with the aid of a tablespoon. Each dumpling should have at least 2 shrimps. Brown one side, turn and brown the other side.
Serve with a vietnamese dipping sauce.


11.6.06

Hummus com azeitonas verdes

Outra receita do blog Fatfree Vegan. Adoro hummus e todas as variações são bem-vindas! Esta daqui é gostosa, as azeitonas dão um gostinho diferente à pasta de grão de bicos.

Hummus de azeitonas verdes

(Para cerca de 4 x.)
3 dentes de alho grandes
2 latas (ou 3 x) de grãos de bico cozidos e escorridos
suco de um limão
1/2 x de azeitonas verdes recheadas com pimentão (os meus não eram)
1 c. sopa de tahini (experimente colocar mais uma colher)
1/4 c. chá de sumac (tempero feito com a semente do sumac utilizado na culinária árabe)
1/8 c. chá de pimenta de caiena (eu não usei)
sal a gosto
5-6 azeitonas 
 
Pique o alho no processador de alimentos. Adicione os grãos de bico e o suco de limão. Bata. Se precisar adicionar mais líquido para facilitar o movimento, adicione uma ou duas colheres de sopa do líquido em que grão de bico foi cozido, água ou caldo de legumes. Adicione as azeitonas, o tahini e os temperos. Bata bem. (Este não é um hummus cremoso, mas todos os ingredientes devem estar bem distribuídos) Prove e adicione sal se necessário. Bata bem, adicione as azeitonas restantes e use a função "pulsar" algumas vezes apenas para picar as azeitonas. Sirva com crackers, pão sírio ou legumes em pedaços.

************************

Another good Fatfree Vegan recipe. I love hummus and this is a nice version of it.

8.6.06

Inarizushi

Inarizushi é basicamente um "saquinho" de tofu frito (abura ague, vendido em lojas de produtos japoneses) enchido com arroz agridoce misturado com os ingredientes de sua preferência. Fazia muito tempo que não comia este prato e foi a primeira vez que o preparei sozinha. Acho que cheguei perto do sabor dos que minha mãe costuma preparar, só modifiquei um pouco alguns ingredientes: usei arroz cateto integral (vendido na seção de produtos naturais ou orgânicos) e somente cenouras e vagens misturados ao arroz, (você também pode adicionar uma omelete picada em tirinhas). O arroz cateto integral não é tão grudento quanto o arroz comum para culinária japonesa, mas quebra o galho.


Inarizushi

Para o recheio e saquinhos
6 abura agues pequenos (como os meus) ou 3 grandes cortados ao meio
1/2 cenoura
cerca de 10 vagens

Ferva os abura agues em água quente por alguns minutos para retirar o excesso de óleo como indicado na embalagem, escorra e reserve.
Pique a cenoura em cubinhos e as vagens.
Coloque o abura ague e os legumes em uma panela junto com 2 x de água, 2-3 c. sopa de açúcar, 2 c. sopa de shoyu, 1 café de bem cheia de hondashi. (Verifique o sabor, eu gosto do molho mais adocicado). Leve ao fogo por cerca de 20 min. Escorra e separe os abura agues dos legumes.

Preparo do arroz
1 x arroz cateto integral ou arroz próprio para culinária japonesa (você também pode fazer uma mistura substituindo parte do arroz, cerca de 1/4 por quinoa)
2 x água (coloque menos água se usar arroz normal para culinária japonesa, o arroz integral leva mais tempo para cozinhar)

Lave o arroz, adicione a água e leve ao fogo. Quando começar a ferver, cozinhe em fogo baixo com a panela semi-tampada, tampe depois que parte da água tiver sido absorvida pelo arroz e desligue quando ela tiver sido completamente absorvida. Tampe e espere alguns minutos antes de adicionar o tempero.

Tempero do arroz
1 1/2 c. sopa de açúcar (coloque mais açúcar caso prefira mais doce)
3 c. sopa de vinagre de arroz ou álcool
1 c. sopa de mirin (saquê liquoso vendido em lojas de produtos japoneses)

Despeje sobre o arroz ainda quente e misture. Adicione os legumes reservados, misture. Abra os abura agues cozidos com cuidado com os dedos e recheie cada um deles com uma porção de arroz com legumes.



5.6.06

Fatias de tâmaras e nozes

Receita hiper simples e muito saborosa de doce do blog Fatfree Vegan, fiquei muito surpresa e encantada com o resultado. A receita dá para um rolinho de doce, da próxima vez vou dobrá-la, a massa de tâmaras é meio grudenta, mas depois de ficar no freezer fica mais fácil cortar. Uma boa opção para quem estiver evitando o açúcar, mas precisa de algo para adoçar a vida.


Fatias de tâmaras e nozes

1 x tâmaras sem caroços
1/2-3/4 x de leite de soja (ou leite comum, ou água)
1/2 x de nozes
1/4 x amêndoas
1/2 c. sopa de cardamomo em pó (não usei, acho o sabor muito forte)
1 pitada de sal
1 c. sopa de sementes de gergelim (opcional)

Pique as tâmaras grosseiramente. (Use o processador)
Pique as nozes grosseiramente com uma faca. Triture as amêndoas até obter um pó grosseiro. (Use o processador outra vez).
Coloque as tâmaras e o leite de soja em uma panela, deixe ferver, diminua o fogo e cozinhe mexendo sempre até que as tâmaras se desfaçam e a mistura engrosse e se desprenda das laterais da panela. Se começar a ficar muito seco antes das tâmaras se desfazerem, adicione mais leite de soja (cerca de 1/4 x).
Desligue o fogo, adicione as nozes, o cardamomo, sal e misture bem. Deixe esfriar até ficar à temperatura ambiente.
Envolva a massa de tâmaras em filma plástico e forme um cilindro, descarte o filme e passe-o pela amêndoa triturada até que fique totalmente coberto.
Coloque no freezer enrolado em outra folha de filme plástico por uma hora ou mais, na hora de servir, corte em fatias e salpique com as sementes de gergelim se quiser. (Eu deixei o doce no freezer de um dia para o outro, acho que dá para fazer vários rolinhos e deixá-los armazenados)

***********************

Surprisingly good and easy Date-nut slices from Fatfree Vegan.