29.6.06

Muffins de painço (millet)

Painço?!!! Mas isso não é comida de passarinho? Aparentemente, painço não é só para as aves. O aspecto dos grãos lembra a quinoa, mas ele é um pouco mais amarelinho. Adorei esta receita do Allrecipes e acho que irei utilizá-la como base para meus futuros muffins integrais, a consistência deles não é fofa, mas, por mais estranho que pareça, lembra um pouco o bolo de fubá, meio quebradiço. Apesar de ser adoçado somente com mel, eles são doces na medida certa, o painço (encontrado em lojas que vendem produtos orgânicos/naturebas) dá um crocantezinho muito agradável aos bolinhos. Coloquei passas para dar uma incrementada e não teria pudores em adicionar castanhas, nozes, ou pedacinhos de maçã no futuro.

Muffins de painço (millet)

2 1/4 x de farinha de trigo integral
1/3 x de painço
1 c. chá de fermente em pó
1 c. chá de bicarbonato de sódio
1 c. chá de sal
1 x de coalhada (vendido ao lado dos potinhos de iogurte natural)
1 ovo ligeiramente batido
1/2 x de passas ou nozes (opcional)
1/2 x de óleo
1/2 x de mel

Preaqueça o forno à 200 C. Unte 16 formas de muffin.
Misture a farinha integral, o painço, o fermento, o bicarbonato e o sal. Em outro recipiente, misture a coalhada, o ovo, o óleo e o mel. Junte esta mistura aos ingredientes secos. Mexa até que fique homogêneo.
Distribua a massa nas forminhas e asse por cerca de 15 min ou até que um palito inserido no meio de um muffin saía limpo.

*************************

Millet muffin from the allrecipes website. Very, very yummy!

9 comentários:

Valentina disse...

Oi karen, menina, estou vendo que estas mesmo sendo adepta dos graos. Muito interessante esta receita. E 'otima para cafe da manha pois ja te da uma quota diaria de fibras,ne?!?

Karen disse...

Fomos convertidos aos grãos! Adorei esta receita e quero repeti-las várias vezes!

Anônimo disse...

Estão amorosos, coisa linda !

Karen disse...

Renata, são gostosinhos!

Ana disse...

Estao lindos Karen! Amei a receita e vou fazer assim q voltar p/ casa!! Yummm!!! Adooooro muffins!
Ana

Ana disse...

Oi Karen!
Eu de novo comentando nos muffins... Fiz ontem os muffins de painco e foram aprovados aqui em casa!
Eu fiz meia receita, com receio de nao gostarem, mas foi ao contrario. Achei eles otimos como base e certamente mais ingredientes devem ser adicionados a ele, pois achei bem basico mesmo. Adorei o crocantezinho do millet, muuuito bom, e o Matheus gostou por ser de mel, ele adora honey! hehe!
Vou postar a foto dos meus no blog esses dias, mas queria vir aqui contar p/ vc, pois ate meu marido disse q adorou! Acho q estamos ficando mais "healthy" por aqui tbem! hehe!
Beijos!
Ana

Karen disse...

Ana, que bom que gostou! É bom mesmo não é? Sempre que faço acrescento algo, passas, nozes, etc. Adoro esse negócio de usar só o mel para adoçar.

Anônimo disse...

Karen! Me ajuda por favor!!!! onde posso encontrar o painço???
eu sei que vc jã deu a dica, que se acha em casas de produtos naturais... mas todas as casas que fui não encontrei o grãozinho maravilhoso!!!
Onde realmente posso encontrá-los???
beijos

Karen disse...

Oi, Anônimo! Faz tempo que não vejo painço a venda, talvez a procura não seja muito grande...
Não sei onde você mora, mas em Campinas há uma loja que vende grãos diferentes chamada Mater Orgânica onde acho que ele poderia ser encontrado. Outro dia vi uma colega blogueira de SP publicar uma receita com painço/millet, a Nina do Gourmandise , experimente perguntar onde foi que ela o encontrou.