9.4.07

Pão estilo "Outback" da Cinara

"É para vender?"

Esta foi a pergunta que O. fez ao ver a assadeira repleta de pães. Claro que não! Serão congelados e saboreados nos cafés da manhã das próximas semanas!


Como sempre, fiz pães pequenos, eles cresceram muito e ficaram macios. Como a Cinara, usei a máquina de pão para amassar. A massa estava meio grudenta, mas fui untando as mãos com óleo e fazendo bolinhas na hora de moldar. Como sempre, nada muito artístico. A receita é muito boa, não usei corante, mas o pão fica escurinho por causa do cacau, aliás, talvez da próxima vez adicione menos cacau, acho que fui generosa demais e eles ficaram meio "chocolatey". Também não passei a massa no fubá, só o espalhei na assadeira para não grudar e omiti o glúten, pois como usei farinha própria para pão, achei desnecessário. Dêem uma olhada no post da Cinara e nas dicas que ela dá!

Pão Australiano (tipo Aussie Bread do Outback)

1 1/4 xícara de água morna
Corante alimentício marrom (opcional)
2 colheres (sopa) de margarina
1/2 xícara de melado
1 1/2 xícara de farinha de trigo
1 xícara de farinha de trigo integral
1 xícara de farinha de centeio
2 colheres (sopa) de chocolate em pó

3 colheres (sopa) de açúcar mascavo
1 colher (chá) de sal
1 colher (sopa) de glúten
1 1/2 colher (chá) de fermento biológico seco
Fubá para polvilhar

Na máquina de pão, misture 60 gotas de corante marrom à água morna, e em seguida acrescente todos os demais ingredientes (menos o fubá), na ordem acima. Ligue no ciclo "amassar". Quando o ciclo terminar, remova a massa e separe-a em 6 partes iguais.
Modele 6 pãezinhos de cerca de 12cm de comprimento e 5cm de largura. Polvilhe uma superfície com fubá. Umedeça as mãos, passe-as levemente sobre os pãezinhos e passe-os no fubá. Coloque-os em uma assadeira, cubra com um pano e deixe crescer até dobrar de tamanho (cerca de uma hora).
Pré-aqueça o forno a 180 graus centígrados. Leve os pãezinhos crescidos ao forno e asse por 35 a 40 minutos, ou até dourar. Tire do forno e deixe-os esfriar por 15 minutos.

11 comentários:

Anônimo disse...

Karen, muito coincidentemente eu também postei essa receita da Cinara hoje no meu blog, e só agora vi que vc também o fez...isso é que é receita boa, viaja várias cozinhas!
Um abraço!!!

www.mangiachetefabene.wordpress.com

Gláucia disse...

Bah, sai para o feriado de Páscoa e fiquei desatualizada! Quantos posts novos!
Adorei que tem receita com quinoa. Vou tentar.
Boa semana pra vc.

Karen disse...

Verena, é verdade, essa receita é muito boa!

Gláucia, bem, então há bastante coisa para ver pelos blogs! Ótima semana para você também!

Akemi disse...

Esta receita da Cinara está na minha mira! Parecem bem fofinhos mesmo! Mas não vou dispensar o fubá! rsss
Já estou virando folclore com essa estória de fubá! rsss

Eli disse...

Esse pão está passeando por muitas cozinhas. Ficaram tão bonitos Karen! Ah eu adorei os posts sobre sua viagem. :)

Ana disse...

Legal voce fazer tbem Karen!
Como eh famoso esse pao, nao?! Todos gostam!
Ana

Karen disse...

Akemi, bem que imaginei...rs

Obrigada, Eliana! Os pão ficaram bons mesmo!

Ana, pois é!

Carol Emboava disse...

Nunca me acerto em fazer pães... eu como o dos outros mesmo! rs!

Cinara disse...

Karen, adorei o formato dos seus pãezinhos australianos! Fico feliz que você tenha gostado da receita, e adorei a dica de moldar as bolinhas com as mãos untadas com óleo! ;o) Beijão!

Cláudia A. disse...

Oi Karen, não sou boa na confecção de pães mas este eu vou me aventurar a fazer. O Pedro, meu filho, é fissurado neste pão. Um beijo.

Karen disse...

Carol, eu também não fazia, mas de pois de comprar a máquina, deixo ela fazer o serviço pesado...

Cinara, obrigada pela receita! Os pães sairam bem leves, gostei!

Claúdia, eu também sou, nunca deixo de atacar o pãozinho no restaurante...rs