19.6.07

Bolo de maracujá, papoula e amêndoas

Foi a Maria Helena do blog Caleidoscópio que me passou esta receita, na época eu a tinha confundido com a Maria Helena do Conversas de Comadre e nossa troca de e-mails foi um pouco estranha, felizmente, eu logo fui convencida de meu erro. rs
Bolo gostoso, estava para assá-lo há séculos, mas foi ver tantos bolos feitos com maracujá que me animou! (Veja aqui e aqui). Eu só fiquei em dúvida sobre as amêndoas, acabei não perguntado se elas iam picadas ou moídas, acabei moendo e usando a farinha. (Depois você me esclarece isso, Maria Helena?)

Bolo de maracujá, papoula e amêndoas

Ingredientes: Massa
6 colheres de sopa de sementes de papoula
1/4 xíc. de leite
180g de manteiga em temperatura ambiente
1 xic. de açúcar
3 ovos inteiros
2 xic. de farinha de trigo
1/2 xic de amêndoa
1/2 xic de suco ed maracujá (1/4 de suco concentrado, 1/4 de água)
1 colher de sopa de fermento em pó

Calda
1/2 xic. de açúcar
2/3 xic. de suco de maracujá (usei a fruta, para dar o efeito bonito das sementinhas)
1/3 xic. de água

Preparo:
Preaquecer o forno em temperatura média. Deixar as sementes de papoula de molho no leite por 20 minutos. Na batedeira, bater manteiga e açúcar até obter um creme fofo, adicionaros ovos um a um. Acrescentar farinha, amêndoas, suco de maracujá e leite com papoula. Acrescentar fermento, misturando à mão. Assar por cerca de 35 minutos, em forma de buraco central com 22,5 cm de diâmetro. Desenformar após cinco minutinhos e cobrir com a calda, feita com a mistura dos ingredientes, sem precisar ir ao fogo.


10 comentários:

Patricia Scarpin disse...

Karen, essa receita está no livrão de receitas Claudia Cozinha que comprei e há tempos quero fazê-la: só não fiz ainda justamente porque lá não há a explicação de como devem ser as amêndoas.

Ficou muito bonito!

Akemi disse...

Adorei o bolo por dentro, fica muito lindo mesmo! Acho que vou encomendar mais polpa aqui! ;-)

Valentina disse...

Que del'icia! tenho uma receita parecida.sempre um sucesso.

Agdah disse...

Ai, quem me dera achar maracujá por aqui...

Cláudia A. disse...

Este bolo está apetitosíssimo. Maravilhoso mesmo. Já anotei a receita.

Karen disse...

Patrícia, essa é uma dúvida cruel, usei a farinha, mas também não tinha certeza de como elas deveriam estar!

Akemi, dá para fazer usando o suco concentrado, tipo maguary.

Valentina, é verdade!

Agdah, nem um suquinho?

Claúdia, ele é bem gostoso, as sementes dão um crocantezinho...

Maria Helena disse...

Ei, que legal, vc fez a receita que te passei!!! Fiquei toda toda aqui... ;)

Eu fiz com as amêndoas quebradinhas, com pedaços de tamanhos variados, mas imagino que moída deve ter ficado jóia tb. Eu adoro esse bolo, adoro a combinação e acho que a quantidade de maracujá é na medida certa. Deu até vontade, vendo suas fotos!

Minha banca foi um desastre mesmo, meu orientador tem uma postura bem diferente do resto e "esqueceu" de me avisar esse detalhe. Mas eu sobrevivo! E defendo, se Deus quiser!

Cris disse...

As sementes de papoula deram um toque especial!

Karen disse...

Maria Helena, acho que fiz quase como você, apesar de ter moído as amêndoas, elas ainda tinham alguns pedacinhos grandes. Obrigada pela receita!

Orientador que não está do seu lado é a pior coisa que pode existir! Mas vai dar tudo certo! Vou torcer por você!

Cris, fica bonito, não é?

Carla Ventura disse...

Sou apaixonada por coisas com maracujá! Esse bolo deve ser uma delícia!