1.11.08

Bolo de batata a Jore

Passeando aleatoreamente pelos blogs de culinária eu me deparei com esta receita da Cozinha da Tia e ela me pareceu tão apetitosa e simples que acabei por prepará-la aqui em casa. As batatas ficaram deliciosas. Usei menos batatas, o suficiente para duas pessoas, e ajustei os demais ingredientes, por isso, acho que o "bolo" não ficou muito alto. (Também tive um "branco" e só lembrei do sal na última camada... rs)

Bolo de batata a Jore

8 batatas médias
30 g de manteiga
2 c sopa de azeite
1 dente de alho esmigalhado
1/2 c chá de pimenta moída na hora (pimenta verde, rosa, branca, preta...)
200g de pão integral bem picado
200g de parmesão ralado
sal
orégano

Unte uma forma de fundo removível com manteiga. Descasque as batatas e corte em rodelas finas. Misture o pão com o queijo, se possível, passe pelo liquidificador para diminuir os pedacinhos de pão (como usei pão duro, deu para ralar no ralador manual).
Numa frigideira, derreta a manteiga com o azeite em fogo baixo, acrescente o alho e a pimenta. Desligue o fogo assim que o alho dourar.
Na forma, comece com uma camada de batatas, coloque um pouco de sal sobre as batatas, pincele-as com a mistura de manteiga, salpique com a mistura de pão e queijo, regue com um pouco de azeite e um pouco de orégano. Faça novamente a camada de batatas e vá alternando, terminando com o queijo e orégano.
Deixe assar no forno (cerca de 200C) por 1 hora, ou até que as batatas fiquem macias.

8 comentários:

laila radice disse...

ai karen q dleicia...adorei essas batatas...fiquei pensando em salpicar tomilho fresco...hummm bjs

Raquel Valentini disse...

Oi Karen! Nossa, ficou bonita heim?! É, realmente esse bolo faz milagres com as batatas!! Fiquei feliz pois é a primeira vez que alguém fez uma receita que fiz (que eu fiquei sabendo) =D Coisa de principiante, eheheh! Bom domingo!!!

Letrícia disse...

Que apresentação esperta para as batatinhas do dia-a-dia!

Ana disse...

Que interessante, parece o metodo de gratinado de layer as rodelas de batatas. Nao fica seco por nao ir liquido algum Karen?
Beijos!
Ana

Axly disse...

Fiquei curiosa!
Deve ser muuuito gostoso...
Kisss^^

Romy Almeida disse...

que delicia... essa receita. além de simples, deve ser uma delicia... adorei.
Bjokas***

Karen disse...

Laila, ervas devem dar um toque bastante especial à receita, gostei da idéia!

Raquel, ótima receita, uma das melhores com batatas que preparei nos últimos tempos! Obrigada!

Letrícia, não é mesmo?

Ana, eu também fiquei preocupada com isso, mas as batatas ficaram super macias, dá um belo acommpanhamento.

Axly e Romy, vale a pena, recomendo mesmo!

Valeria disse...

Karen!!!Adorei ...Menina ,Ganhei um montão de batatas e estou procurando tudo que é receita por que maridão não é muito chegado em batatas.Obrigada . Bjs