21.7.10

Maminha assada com manteiga de mostarda à l'ancienne


Fiz esta receita duas vezes e os resultados foram diferentes em cada uma delas. Na primeira vez, a carne ficou muito macia, na segunda, um pouco mais dura, talvez por uma diferença no corte e  na espessura da peça que comprei. (Recomendo uma peça mais para grossa do que para fina). Bem, cozinhar é assim mesmo, sujeito a variações de temperatura, pressão e humor da cozinheira.

O que posso dizer é que gostei muito dessa forma de preparar maminha. A combinação de sabores é deliciosa. Receita daqui.


Carne assada com manteiga de mostarda à l'ancienne

1 kg de maminha bovina (peça inteira)
3 colheres de sopa de manteiga de lata
2 colheres de sopa bem generosas de mostarda dijon à l'ancienne
pimenta moída a gosto
sal grosso a gosto

Preparo: 

Escolha uma peça de maminha que tenha pouca gordura (mas precisa ter um pouquinho). Misture a manteiga já amolecida em temperatura ambiente à mostarda até formar um creme. Besunte toda a peça de carne com esta manteiga de mostarda e depois polvilhe com pimenta e sal. Forre uma assadeira com papel manteiga untado ou com papel alumínio deixando sobrar um bom pedaço ainda, suficiente para cobrir a carne. Deite a carne sobre o papel com a parte da gordura voltada para baixo e cubra com a outra parte de papel. Leve ao forno pré-aquecido em temperatura alta por 30 minutos. Retire do forno, regue a carne com o caldo que se formou na assadeira e volte a carne ao forno médio, agora descoberta, e deixe por mais 30 minutos. Acompanhe o cozimento, quando a carne estiver bem douradinha e o caldo mais encorpado desligue e sirva acompanhado de arroz ou risotto. 


6 comentários:

Figos & Funghis disse...

Oi Karen, tudo bem?
Adorei ver minha receita aqui no Kafka na praia. Este foi um dos primeiros blogs que eu descobri quando iniciei minhas aventuras no universo blogueiro.
Fico muito feliz que a receita tenha dado certo e que você tenha aprovado.
Bjinhos

Karen disse...

Oi, Fabiana! A receita é muito boa, dê meus parabéns para sua mãe e obrigada pela visita! Beijos!

Ana disse...

Essa meu marido ia gostar, ele adora uma carne!
Ana

Karen disse...

Ana, acho que é uma pedida para o seu marido, fica muito boa!

Quéroul disse...

hum... dá uma vontade.
eu nunca faço carnes (ou peixes, ou frangos) temperados com coisas além de sal, sou meio ruim de tempero.
mas mui me interessei pela manteiguinha + mostardinha.
tá tão bonito o prato.

beijão

(e eu fui na agência lá do banco ex-N.-agora-B. a vida fica realmente difícil quando eles resolvem as mudanças pra você e nem avisam. diz que arrumou, mas vai saber qual a próxima surpresa financeira, né? :/)

Karen disse...

Quéroul, a combinação é muito boa, experimente e não vai se arrepender!

Banco é mesmo uma chatice por si só, quando exigem que você apareça por lá então...