6.8.10

Bala de banana

Não sei se é bem uma bala, acho que é mais um doce de banana cortado em pedaços pequenos. 

Banana aqui é um problema, os cachos que recebo quando faço encomenda de produtos orgânicos são sempre enormes, as bananas vêm meio verdes, mas amadurecem todas de uma vez. Eu como uma, duas, o O. não come nenhuma in natura. Aí é uma corrida contra o tempo. Asso algumas bananans inteiras para a sobremesa, empano outras, faço bolo, gasto duas ou três em cada operação e ainda sobram várias. Da última vez, resolvi fazer algo novo. Queria fazer uma bala parecida com uma que comia na infância. Ela era escura, quadrada e vinha embrulhada em um papel vermelho. Era vendida nos baleiros dos bares. 

Usei esta receita, mas as balas não ficaram iguais às da minha infância. Elas não ficaram escuras por causa do suco de limão. O suco também escondeu um pouco da doçura natural da banana. Por outro lado, deu para cortar sem problemas e a consistência ficou firme  e macia, nem puxa-puxa, nem dura que nem pedra. E alguns de meus doces de banana já ficaram assim... 

A receita original leva gelatina vermelha sem sabor para dar uma corzinha, mas não usei. Se repetir a receita, não vou colocar o suco de limão, quero balas bem pretinhas. A parte mais chata do processo é ficar mexendo a panela e fugir dos respingos quentes de doce. Fiz 1/3 da receita, usei umas 10 bananas.


Bala de banana

1 x de chá de suco de limão
3 envelopes de gelatina em pó, sem sabor na cor vermelha (não usei)
2 quilos e 400 gramas de banana caturra (usei nanica)
1 quilo de açúcar refinado (usei demerara)

Lavar as bananas, retirar as cascas, pesar e amassar com um garfo. Colocar a massa na panela com o açúcar, o caldo de limão e deixar aquecer. Despejar a gelatina aos poucos e ir mexendo até dissolver completamente. Mexer o doce do começo até o fim do processo. O ponto pode ser tirado na água, devendo estar firme e não grudando nas mãos. Despejar em tabuleiro untado levemente com margarina e deixar para cortar no dia seguinte. Passar os pedacinhos no açúcar refinado (usei cristal orgânico) e deixar secar por três dias, em tabuleiro.

12 comentários:

Quéroul disse...

ai, eu amava aquelas bananinhas compradas na feira e embaladas no papel celofane.
mas só fui descobrir isso já adolescente. eu fui uma criança bem chatonilda, que achava doce de banana meio blé.

tsc tsc. estive erradas por um bom tempinho da vida.

=*

aline naomi disse...

Hmmmmmmm, parece bommm!!

E eu gosto do bombom de banana que vem na caixa de bombons da Garoto! :)

Ana disse...

Meu pai adora esses doces de banana! A gente chamava de "bananinha", eu sempre achei doce demais...
Karen, vc pode congelar bananas, eh a melhor coisa q ha!!
Descasque, coloque em zipbags e manda p/ o freezer. Duram por uns bons meses e quando vc quiser fazer bolo/muffin de banana eh so deixar uns 10 minutinhos em temperatura ambiente q elas descongelam.
Bananas maduras sao otimas p/ congelar, eu sempre tenho bananas congeladas em casa. Uso p/ fazer bolo de banana, p/ bater com iogurte e frutas (smoothies, vitaminas), e agora no calor eu coloco elas congeladas mesmo picadas em pedacos menores no liquidificador e bato ate virar sorvete! Eh sorvete instantaneo, muuito bom! E se quiser de chocolate eh so colocar achocolatado (nescau, quick), ou entao cacau em po e acucar. Fica bom demais!
As vezes eu bato a banana congelada com morangos congelados e outras frutas (geralmente frutas vermelhas, ou pessegos) e faco sorvete de frutas! awesome!
Eu adoro congelar bananas!! rs!
Beijos!
Ana

Karen disse...

Quéroul, sabe que eu nem de banana gostava. Isso é algo bem recente! Ainda bem que a gente tem chance de mudar de opinião, né?

Aline, eu também!

Ana, eu também acho a bala meio doce, hoje em dia nem como doces cobertos com açúcar, fiz mais pelo O.
Prefiro um doce que é feito sem açúcar, qualquer dia vou ver se consigo fazer em casa.
Adorei a idéia de congelar a banana! Já tinha lido algo sobre isso, mas sempre fiquei em dúvida, elas não ficam escuras?

Ana disse...

Nao ficam escuras nao Karen! Mas descasque elas primeiro. Da tbem p/ congelar inteiras e com a casca, e ai sim a casca fica preta em algumas horas de freezer - reacao enzimatica (mas por dentro elas continuam boas).
So q congelando ja descascadas eh bem mais pratico na hora de usar! As bananas nao escurecem nao, e continuarao no ponto de maduras de quando vc as congelar.
Ana

Valentina disse...

Karen, não sei se devo falar desta receita pra minha mãe pois meu pão é louco por este doce.

ameixa seca disse...

Também não como banana ao natural, não gosto. Mas adoro em bolos e doces. Bala nunca provei, parece óptimo :)

AndreaDomingas disse...

Ah,aquelas balinhas de banana enroladas em papel eram o máximo! Gostei da receita, mas como vocè disse, faltou aquela cor escura. Quem sabe não colocando o limão, ou pelo menos diminuindo a quantidade?

Vou salvar esta receita, porque tenho sempre bananas maduras em casa e vivo experimentando coisas novas com elas. O meu último post foi também sobre isso.

Bjs

Karen disse...

Ana, vou experimentar da próxima vez! Muito obrigada pelas dicas, assim resolvo um de meus sufocos culinários! rs

Val, se sua mãe gostar de fazer doces, é uma boa opção!

Ameixa seca, não é bem uma bala, é mais um doce mesmo, mas é bom!

Andrea, se fizer de novo, não vou adicionar suco de limão e talvez diminua a qtt de açúcar.

Anônimo disse...

Será que dá certo com gelatina comum?
Estou com vontade de fazer, mas no fim de mundo em que moro não é fácil encontrar gelatina sem sabor . =( rs
Obrigada!
Vah

Karen disse...

Oi, Vah! Você quer dizer aquelas gelatinas com sabor? Acho que deve funcionar com a consistência, mas deve ficar com a cor e o sabor da gelatina que você usar.

Unknown disse...

Eu também adorava essa bala.Se chamava Banika